Educação profissional no PNE 2014-2024 : contexto de aprovação e monitoramento da meta 11

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fasolo, Camila Porto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Castioni, Remi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39664
https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4946
Resumo: O Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024 prevê, como Meta 11, triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio e que, pelo menos, 50% da expansão da oferta seja no segmento público. No entanto, além de a proposta original do plano prever a duplicação das matrículas no período, o ano de 2013, estabelecido como Linha de Base do PNE, apresentou expressivo aumento de matrículas decorrentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, o que levou a um aumento de 76% entre a meta proposta e a aprovação, de fato, da meta. O presente trabalho analisa o contexto de definição da meta 11 pelo Congresso Nacional, e o posicionamento apresentado pelo MEC frente à alteração realizada pelo Parlamento.
id UNB_7780c40f967632d72b6c4bf3adfbeb64
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39664
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação profissional no PNE 2014-2024 : contexto de aprovação e monitoramento da meta 11Professional education in PNE 2014-2024 : context of approval and monitoring of goal 11Educación profesional en el PNE 2014-2024 : contexto de aprobación y monitoreo de la meta 11Éducation professionnelle dans PNE 2014-2024: contexte d'approbation et le suivi de l'objectif 11Ensino profissionalPlano Nacional de Educação (Brasil)MonitoramentoO Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024 prevê, como Meta 11, triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio e que, pelo menos, 50% da expansão da oferta seja no segmento público. No entanto, além de a proposta original do plano prever a duplicação das matrículas no período, o ano de 2013, estabelecido como Linha de Base do PNE, apresentou expressivo aumento de matrículas decorrentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, o que levou a um aumento de 76% entre a meta proposta e a aprovação, de fato, da meta. O presente trabalho analisa o contexto de definição da meta 11 pelo Congresso Nacional, e o posicionamento apresentado pelo MEC frente à alteração realizada pelo Parlamento.The National Education Plan: PNE 2014-2024 predicts, as Goal 11, to triple enrollment in technical secondary education and that at least 50% of the expansion of the offer will be in the public segment. However, in addition to the original proposal of the plan to provide for the doubling of enrollments in the period, the year 2013, established as PNE Baseline, showed a significant increase in enrollments due to the National Program of Access to Technical Education and Employment –Pronatec, which caused a 76% increase between the proposed target and the target approved. On the other hand, The present paper analyzes the context of definition of goal 11 by the National Congress, and the position presented by the MEC regarding the amendment made by Parliament.El Plan Nacional de Educación: PNE 2014-2024 establece como meta 11, el triple de la matrícula de la enseñanza técnica de nivel medio y que al menos el 50% de expansión de la oferta es en el sector público. Sin embargo, además de la propuesta original del plan prevé la duplicación del período de inscripción, el año de 2013, establecido como línea de base PNE, mostró un aumento significativo en la matrícula como resultado del Programa Nacional de Acceso a la Educación Técnica y Empleo - Pronatec, lo que condujo a un aumento del 76% entre la meta propuesta y la aprobada. En este trabajo se analiza la definición del contexto del objetivo 11 por el Congreso Nacional, y la posición presentada por el MEC en contra de los cambios realizados por el Parlamento.Le Plan national d'éducation: PNE 2014-2024 prévoit que la cible 11, triple l'inscription de l'enseignement technique de niveau intermédiaire et qu'au moins 50% de l'expansion de l'offre est dans le secteur public. Cependant, en plus de la proposition initiale de plan prévoit le doublement de la période d'inscription, l'année 2013, établi comme PNE Baseline, montré une augmentation significative des effectifs résultant du Programme national pour l'accès à l'enseignement technique et de l'emploi – Pronatec, ce qui a entraîné une augmentation de 76% entre l'objectif proposé et approuvé. Cependant, à Cet article analyse la définition du contexte de la cible 11 par le Congrès national, et la position présentée par la MEC contre les modifications apportées par le Parlement.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)2020-11-26T17:55:29Z2020-11-26T17:55:29Z2017-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFASOLO, Camila Porto; CASTIONI, Remi. Educação profissional no PNE 2014-2024: contexto de aprovação e monitoramento da meta 11. Linhas Críticas, v. 22, n. 49, p. 577-597, set./dez. 2016/jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4946. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4946. Acesso em: 26 nov. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39664https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4946Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos autores, em 17 de novembro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.info:eu-repo/semantics/openAccessFasolo, Camila PortoCastioni, Remiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:15:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/39664Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:15:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional no PNE 2014-2024 : contexto de aprovação e monitoramento da meta 11
Professional education in PNE 2014-2024 : context of approval and monitoring of goal 11
Educación profesional en el PNE 2014-2024 : contexto de aprobación y monitoreo de la meta 11
Éducation professionnelle dans PNE 2014-2024: contexte d'approbation et le suivi de l'objectif 11
title Educação profissional no PNE 2014-2024 : contexto de aprovação e monitoramento da meta 11
spellingShingle Educação profissional no PNE 2014-2024 : contexto de aprovação e monitoramento da meta 11
Fasolo, Camila Porto
Ensino profissional
Plano Nacional de Educação (Brasil)
Monitoramento
title_short Educação profissional no PNE 2014-2024 : contexto de aprovação e monitoramento da meta 11
title_full Educação profissional no PNE 2014-2024 : contexto de aprovação e monitoramento da meta 11
title_fullStr Educação profissional no PNE 2014-2024 : contexto de aprovação e monitoramento da meta 11
title_full_unstemmed Educação profissional no PNE 2014-2024 : contexto de aprovação e monitoramento da meta 11
title_sort Educação profissional no PNE 2014-2024 : contexto de aprovação e monitoramento da meta 11
author Fasolo, Camila Porto
author_facet Fasolo, Camila Porto
Castioni, Remi
author_role author
author2 Castioni, Remi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fasolo, Camila Porto
Castioni, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Plano Nacional de Educação (Brasil)
Monitoramento
topic Ensino profissional
Plano Nacional de Educação (Brasil)
Monitoramento
description O Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024 prevê, como Meta 11, triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio e que, pelo menos, 50% da expansão da oferta seja no segmento público. No entanto, além de a proposta original do plano prever a duplicação das matrículas no período, o ano de 2013, estabelecido como Linha de Base do PNE, apresentou expressivo aumento de matrículas decorrentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, o que levou a um aumento de 76% entre a meta proposta e a aprovação, de fato, da meta. O presente trabalho analisa o contexto de definição da meta 11 pelo Congresso Nacional, e o posicionamento apresentado pelo MEC frente à alteração realizada pelo Parlamento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-27
2020-11-26T17:55:29Z
2020-11-26T17:55:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FASOLO, Camila Porto; CASTIONI, Remi. Educação profissional no PNE 2014-2024: contexto de aprovação e monitoramento da meta 11. Linhas Críticas, v. 22, n. 49, p. 577-597, set./dez. 2016/jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4946. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4946. Acesso em: 26 nov. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39664
https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4946
identifier_str_mv FASOLO, Camila Porto; CASTIONI, Remi. Educação profissional no PNE 2014-2024: contexto de aprovação e monitoramento da meta 11. Linhas Críticas, v. 22, n. 49, p. 577-597, set./dez. 2016/jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4946. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4946. Acesso em: 26 nov. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39664
https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508369655889920