Ações e intenções do PNE (2014-2024): a gestão democrática na educação profissional
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1229 |
Resumo: | O presente artigo objetiva investigar no Plano Nacional de Educação (2014 a 2024) metas e estratégias que enfatizem a educação profissional – EP e os aspectos condizentes com a gestão democrática – GD, de modo que possibilite analisar as ações e intenções do PNE vigente. O texto baseia-se em análise documental e revisão bibliográfica. Para tanto, realizou-se análise do PNE (2014-2024), consistindo na leitura e análise detalhada das metas 10, 11 e 19, face tratarem sobre objeto do estudo. A partir dessa investigação, pode-se inferir que o governo, no que tange a EP, prioriza políticas educacionais marcadas por aspectos antagônicos. Percebe-se também a existência de intenções capazes de estruturar os principais pilares da GD, do mesmo modo, notase certa neutralidade do governo federal quanto a sua materialização. Conclui-se, portanto, que as metas analisadas se mostram desafiadoras e legítimas, entretanto, não garantem a superação dos interesses do mercado, apontando para uma perspectiva diferenciada, desde que haja o engajamento da sociedade civil na criação e implementação das políticas públicas. |
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Percebe-se também a existência de intenções capazes de estruturar os principais pilares da GD, do mesmo modo, notase certa neutralidade do governo federal quanto a sua materialização. Conclui-se, portanto, que as metas analisadas se mostram desafiadoras e legítimas, entretanto, não garantem a superação dos interesses do mercado, apontando para uma perspectiva diferenciada, desde que haja o engajamento da sociedade civil na criação e implementação das políticas públicas.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - CentralColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação ProfissionalPlano Nacional de EducaçãoEducação profissionalGestão democráticaAções e intenções do PNE (2014-2024): a gestão democrática na educação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3Magalhães, Ricardo RodriguesMagalhães, Caroline Stephanie Campos ArimateiaTavares, Andrezza M. 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