Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
DOI: | 10.26843/v1.n2.2008.595.p |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/595 |
Resumo: | ResumoO objetivo deste artigo é refletir sobre a inclusão social e questões de acessibilidade, relacionandoas às políticas públicas e às pessoas com deficiência visual, incluindo nesse prisma a cegueira e a baixa visão, na prática de tarefas diárias. A inclusão social mobiliza a participação de pessoas com deficiência nas diferentes situações do cotidiano. A habilitação ou reabilitação facilita a aprendizagem das tarefas diárias e contribui para que a tecnologia assistiva ou ajudas técnicas sejam utilizadas. A construção de conhecimentos, a acessibilidade dos ambientes, e a aquisição de ajudas técnicas facilitam a prática das tarefas diá - rias e maximizam a independência e autonomia no cotidiano. Contudo, ainda há muitas barreiras para atingir o ideário da inclusão social.Palavras-chaves: Inclusão social; Acessibilidade; Políticas públicas; Deficiência visual.Abstract The objective of this article is to think about social inclusion and accessibility matters, related to public policies and persons with visual impair - ment, including blindness and low vision, and the practice of daily activities. The social inclusion makes viable the participation of people with some kind of deficiency in different situations of our everyday life. The habilitation or rehabilitation facilitates the development of daily living activities and contributes with assistive technology and/or technical help. The knowledge construction, the environmental accessibility, and the acquisition of technical helps allows to easier practice of daily routine tasks, minimizing the dependence and maximizing the independence of everyday auto - nomy. Nevertheless, there are still a lot of barriers to be broken to achieve the ideal social inclusion.Key words: Social inclusion; Accessibility; Public polices ; Visual impairment. |
id |
UNICID_d02aa7d34c225dd38d24fb450ce5d80b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/595 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
spelling |
Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visualInclusão socialAcessibilidadePolíticas públicasDeficiência visual.ResumoO objetivo deste artigo é refletir sobre a inclusão social e questões de acessibilidade, relacionandoas às políticas públicas e às pessoas com deficiência visual, incluindo nesse prisma a cegueira e a baixa visão, na prática de tarefas diárias. A inclusão social mobiliza a participação de pessoas com deficiência nas diferentes situações do cotidiano. A habilitação ou reabilitação facilita a aprendizagem das tarefas diárias e contribui para que a tecnologia assistiva ou ajudas técnicas sejam utilizadas. A construção de conhecimentos, a acessibilidade dos ambientes, e a aquisição de ajudas técnicas facilitam a prática das tarefas diá - rias e maximizam a independência e autonomia no cotidiano. Contudo, ainda há muitas barreiras para atingir o ideário da inclusão social.Palavras-chaves: Inclusão social; Acessibilidade; Políticas públicas; Deficiência visual.Abstract The objective of this article is to think about social inclusion and accessibility matters, related to public policies and persons with visual impair - ment, including blindness and low vision, and the practice of daily activities. The social inclusion makes viable the participation of people with some kind of deficiency in different situations of our everyday life. The habilitation or rehabilitation facilitates the development of daily living activities and contributes with assistive technology and/or technical help. The knowledge construction, the environmental accessibility, and the acquisition of technical helps allows to easier practice of daily routine tasks, minimizing the dependence and maximizing the independence of everyday auto - nomy. Nevertheless, there are still a lot of barriers to be broken to achieve the ideal social inclusion.Key words: Social inclusion; Accessibility; Public polices ; Visual impairment.Universidade Cidade de São Paulo2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59510.26843/v1.n2.2008.595.p%pRevista @mbienteeducação; v. 1 n. 2 (2008): jul/dez 20081982-863210.26843/ae.v1.n2.2008reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/595/559Copyright (c) 2018 Sônia Maria Chadi de Paula Arrudainfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Sônia Maria Chadi de Paula2018-07-04T11:32:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/595Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T11:32:56Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual |
title |
Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual |
spellingShingle |
Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula Inclusão social Acessibilidade Políticas públicas Deficiência visual. Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula Inclusão social Acessibilidade Políticas públicas Deficiência visual. |
title_short |
Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual |
title_full |
Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual |
title_fullStr |
Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual |
title_sort |
Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual |
author |
Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula |
author_facet |
Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão social Acessibilidade Políticas públicas Deficiência visual. |
topic |
Inclusão social Acessibilidade Políticas públicas Deficiência visual. |
description |
ResumoO objetivo deste artigo é refletir sobre a inclusão social e questões de acessibilidade, relacionandoas às políticas públicas e às pessoas com deficiência visual, incluindo nesse prisma a cegueira e a baixa visão, na prática de tarefas diárias. A inclusão social mobiliza a participação de pessoas com deficiência nas diferentes situações do cotidiano. A habilitação ou reabilitação facilita a aprendizagem das tarefas diárias e contribui para que a tecnologia assistiva ou ajudas técnicas sejam utilizadas. A construção de conhecimentos, a acessibilidade dos ambientes, e a aquisição de ajudas técnicas facilitam a prática das tarefas diá - rias e maximizam a independência e autonomia no cotidiano. Contudo, ainda há muitas barreiras para atingir o ideário da inclusão social.Palavras-chaves: Inclusão social; Acessibilidade; Políticas públicas; Deficiência visual.Abstract The objective of this article is to think about social inclusion and accessibility matters, related to public policies and persons with visual impair - ment, including blindness and low vision, and the practice of daily activities. The social inclusion makes viable the participation of people with some kind of deficiency in different situations of our everyday life. The habilitation or rehabilitation facilitates the development of daily living activities and contributes with assistive technology and/or technical help. The knowledge construction, the environmental accessibility, and the acquisition of technical helps allows to easier practice of daily routine tasks, minimizing the dependence and maximizing the independence of everyday auto - nomy. Nevertheless, there are still a lot of barriers to be broken to achieve the ideal social inclusion.Key words: Social inclusion; Accessibility; Public polices ; Visual impairment. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/595 10.26843/v1.n2.2008.595.p%p |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/595 |
identifier_str_mv |
10.26843/v1.n2.2008.595.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/595/559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Sônia Maria Chadi de Paula Arruda info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Sônia Maria Chadi de Paula Arruda |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 1 n. 2 (2008): jul/dez 2008 1982-8632 10.26843/ae.v1.n2.2008 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822180461950009344 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26843/v1.n2.2008.595.p |