Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/595
Resumo: ResumoO objetivo deste artigo é refletir sobre a inclusão social e questões de acessibilidade, relacionandoas às políticas públicas e às pessoas com deficiência visual, incluindo nesse prisma a cegueira e a baixa visão, na prática de tarefas diárias. A inclusão social mobiliza a participação de pessoas com deficiência nas diferentes situações do cotidiano. A habilitação ou reabilitação facilita a aprendizagem das tarefas diárias e contribui para que a tecnologia assistiva ou ajudas técnicas sejam utilizadas. A construção de conhecimentos, a acessibilidade dos ambientes, e a aquisição de ajudas técnicas facilitam a prática das tarefas diá - rias e maximizam a independência e autonomia no cotidiano. Contudo, ainda há muitas barreiras para atingir o ideário da inclusão social.Palavras-chaves: Inclusão social; Acessibilidade; Políticas públicas; Deficiência visual.Abstract The objective of this article is to think about social inclusion and accessibility matters, related to public policies and persons with visual impair - ment, including blindness and low vision, and the practice of daily activities. The social inclusion makes viable the participation of people with some kind of deficiency in different situations of our everyday life. The habilitation or rehabilitation facilitates the development of daily living activities and contributes with assistive technology and/or technical help. The knowledge construction, the environmental accessibility, and the acquisition of technical helps allows to easier practice of daily routine tasks, minimizing the dependence and maximizing the independence of everyday auto - nomy. Nevertheless, there are still a lot of barriers to be broken to achieve the ideal social inclusion.Key words: Social inclusion; Accessibility; Public polices ; Visual impairment.
id UNICID_d02aa7d34c225dd38d24fb450ce5d80b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/595
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visualInclusão socialAcessibilidadePolíticas públicasDeficiência visual.ResumoO objetivo deste artigo é refletir sobre a inclusão social e questões de acessibilidade, relacionandoas às políticas públicas e às pessoas com deficiência visual, incluindo nesse prisma a cegueira e a baixa visão, na prática de tarefas diárias. A inclusão social mobiliza a participação de pessoas com deficiência nas diferentes situações do cotidiano. A habilitação ou reabilitação facilita a aprendizagem das tarefas diárias e contribui para que a tecnologia assistiva ou ajudas técnicas sejam utilizadas. A construção de conhecimentos, a acessibilidade dos ambientes, e a aquisição de ajudas técnicas facilitam a prática das tarefas diá - rias e maximizam a independência e autonomia no cotidiano. Contudo, ainda há muitas barreiras para atingir o ideário da inclusão social.Palavras-chaves: Inclusão social; Acessibilidade; Políticas públicas; Deficiência visual.Abstract The objective of this article is to think about social inclusion and accessibility matters, related to public policies and persons with visual impair - ment, including blindness and low vision, and the practice of daily activities. The social inclusion makes viable the participation of people with some kind of deficiency in different situations of our everyday life. The habilitation or rehabilitation facilitates the development of daily living activities and contributes with assistive technology and/or technical help. The knowledge construction, the environmental accessibility, and the acquisition of technical helps allows to easier practice of daily routine tasks, minimizing the dependence and maximizing the independence of everyday auto - nomy. Nevertheless, there are still a lot of barriers to be broken to achieve the ideal social inclusion.Key words: Social inclusion; Accessibility; Public polices ; Visual impairment.Universidade Cidade de São Paulo2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59510.26843/v1.n2.2008.595.p%pRevista @mbienteeducação; v. 1 n. 2 (2008): jul/dez 20081982-863210.26843/ae.v1.n2.2008reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/595/559Copyright (c) 2018 Sônia Maria Chadi de Paula Arrudainfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Sônia Maria Chadi de Paula2018-07-04T11:32:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/595Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T11:32:56Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual
title Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual
spellingShingle Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual
Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula
Inclusão social
Acessibilidade
Políticas públicas
Deficiência visual.
title_short Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual
title_full Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual
title_fullStr Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual
title_sort Acessibilidade no cotidiano de pessoas com deficiência visual
author Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula
author_facet Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Sônia Maria Chadi de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social
Acessibilidade
Políticas públicas
Deficiência visual.
topic Inclusão social
Acessibilidade
Políticas públicas
Deficiência visual.
description ResumoO objetivo deste artigo é refletir sobre a inclusão social e questões de acessibilidade, relacionandoas às políticas públicas e às pessoas com deficiência visual, incluindo nesse prisma a cegueira e a baixa visão, na prática de tarefas diárias. A inclusão social mobiliza a participação de pessoas com deficiência nas diferentes situações do cotidiano. A habilitação ou reabilitação facilita a aprendizagem das tarefas diárias e contribui para que a tecnologia assistiva ou ajudas técnicas sejam utilizadas. A construção de conhecimentos, a acessibilidade dos ambientes, e a aquisição de ajudas técnicas facilitam a prática das tarefas diá - rias e maximizam a independência e autonomia no cotidiano. Contudo, ainda há muitas barreiras para atingir o ideário da inclusão social.Palavras-chaves: Inclusão social; Acessibilidade; Políticas públicas; Deficiência visual.Abstract The objective of this article is to think about social inclusion and accessibility matters, related to public policies and persons with visual impair - ment, including blindness and low vision, and the practice of daily activities. The social inclusion makes viable the participation of people with some kind of deficiency in different situations of our everyday life. The habilitation or rehabilitation facilitates the development of daily living activities and contributes with assistive technology and/or technical help. The knowledge construction, the environmental accessibility, and the acquisition of technical helps allows to easier practice of daily routine tasks, minimizing the dependence and maximizing the independence of everyday auto - nomy. Nevertheless, there are still a lot of barriers to be broken to achieve the ideal social inclusion.Key words: Social inclusion; Accessibility; Public polices ; Visual impairment.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/595
10.26843/v1.n2.2008.595.p%p
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/595
identifier_str_mv 10.26843/v1.n2.2008.595.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/595/559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Sônia Maria Chadi de Paula Arruda
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Sônia Maria Chadi de Paula Arruda
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 1 n. 2 (2008): jul/dez 2008
1982-8632
10.26843/ae.v1.n2.2008
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141948768256