A criança e a escola : práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Tayanne da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19810
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19810
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2015.
id UNB_786b310f7e86812e0a5d2a49a013c616
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19810
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A criança e a escola : práticas corporais em tempos e espaços institucionalizadosInfânciaPráticas corporais - criançasEscolas - exercícios e jogosEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2015.O objetivo deste estudo é identificar e analisar práticas corporais de crianças, considerando os tempos e espaços escolares em uma escola pública do Distrito Federal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com elementos da abordagem qualitativa com 27 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, dentre elas, 20 meninos e 07 meninas. As técnicas utilizadas compreenderam observação participante, produções de desenhos e conversas com as crianças. Evidenciou-se, por meio das observações e dos desenhos, que as crianças brincam o tempo todo. Desta forma, o momento da recreação no parque e na quadra de esportes é considerado tempos e espaços de referência para esse brincar autorizado e livre. Atitudes de submissão e resistência das crianças foram percebidas, porém a rotina revelou uma série de ações que ocorreram em paralelo e seriam invisíveis e inaudíveis para quem pretende ver somente a dimensão opressora da realidade. Os próprios corpos se revelaram menos dóceis do que imaginávamos e as crianças circulam, autorizadas ou não, pelo espaço escolar. Concluiu-se que as crianças requerem um tempo e um espaço onde as práticas corporais ganhem centralidade no processo escolar.The goal of this study was to identify and assess children's bodily practices in a public school of the Federal District. For this purpose, a field research was carried out with elements of a qualitative approach. We assessed a first grade of elementary school with 27 children-twenty boys and seven girls. The techniques used were participant observation, production of drawings, and conversations with the children. Through the observations and drawings, it was possible to note that children play all the time and regard the moment of recreation, the park, and the sports court as reference time and spaces for allowed and free playfulness. Submission and resistance attitudes were noticed in the children; however, the routine revealed a series of actions that occurred concomitantly and would be invisible and inaudible to those who want to see only the oppressive dimension of reality. Their own bodies were less docile than we imagined and the children—authorized or not—moved around the school space. It is concluded that children require time and space in which bodily practices gain centrality within the school process.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaWiggers, Ingrid DittrichFreitas, Tayanne da Costa2016-03-30T12:43:52Z2016-03-30T12:43:52Z2016-03-302015-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Tayanne da Costa. A criança e a escola: práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados. 2015. xv, 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19810http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19810A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:11:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/19810Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:11:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança e a escola : práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados
title A criança e a escola : práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados
spellingShingle A criança e a escola : práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados
Freitas, Tayanne da Costa
Infância
Práticas corporais - crianças
Escolas - exercícios e jogos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
title_short A criança e a escola : práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados
title_full A criança e a escola : práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados
title_fullStr A criança e a escola : práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados
title_full_unstemmed A criança e a escola : práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados
title_sort A criança e a escola : práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados
author Freitas, Tayanne da Costa
author_facet Freitas, Tayanne da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wiggers, Ingrid Dittrich
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Tayanne da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Práticas corporais - crianças
Escolas - exercícios e jogos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
topic Infância
Práticas corporais - crianças
Escolas - exercícios e jogos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-22
2016-03-30T12:43:52Z
2016-03-30T12:43:52Z
2016-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Tayanne da Costa. A criança e a escola: práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados. 2015. xv, 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19810
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19810
identifier_str_mv FREITAS, Tayanne da Costa. A criança e a escola: práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados. 2015. xv, 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19810
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508331120721920