Mar aberto : Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Victor Hugo Leite de Aquino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39413
Resumo: SOARES, Victor Hugo Leite de Aquino. Mar aberto: Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
id UNB_79f293672d2e4c4d7f0c4a302f1976e0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39413
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mar aberto : Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatroTeatro negro brasileiroDiáspora África-BrasilRacismoImagemSOARES, Victor Hugo Leite de Aquino. Mar aberto: Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.A presente dissertação trata de imagens de sujeitos negros nos contextos da Diáspora Negra, dialoga com esses contextos a partir da apresentação, análise das imagens produzidas no Audiovisual e no Teatro. Mar Aberto: Diáspora Negra e(m) Imagens no Audiovisual e no Teatro está dividido em 3 capítulos. O capítulo 1, Diáspora e Apagamento: Dispositivo de racialidade, Epistemicídio e a perda da imagem atravessando trajetórias negras, analisa e apresenta as noções de Epistemicídio e Dispositivo de Racialidade, a partir do pensamento da filósofa Sueli Carneiro, que a autora desenvolve a partir de noções de Michel Foucault e Boaventura de Sousa Santos; em diálogos com a experiência da perda da imagem trazida pela historiadora Beatriz Nascimento no documentário Orí (1989) com direção de Raquel Gerber. Apresentamos diversos modos como essas noções operam na imagem de sujeitos negros a partir da análise de alguns exemplos no Audiovisual e no Teatro, investigando práticas de blackface e outras formas de estigmatização, estereotipia e exclusão da imagem de negras e negros nesses modos de expressão. O capítulo 2, Diáspora e Existência: Estratégias de Agenciamento da Imagem do Negro, nos apresenta modos de elaboração de discursos de si sobre si engendrados por atrizes/atores negras/os em Diáspora. Elencamos dentre as diversas existentes, três estratégias de agenciamento da imagem de sujeitos negros: O Trabalho com os Estereótipos, O Trabalho com os Cânones e os Clássicos e A Autoralidade: nós por nós, elaborando e agenciando as nossas imagens. O capítulo 3, Diáspora e Afronte: Imagens em movimento de afeto e resistência, tece uma análise de um modo de agenciamento da imagem do negro, o doc-ficção Afronte (2017), no qual o autor desse trabalho participa como ator e em que predomina a estratégia da autoralidade apresentada no capítulo 2, essa parte percorre um processo de subjetivação em latência em diálogos com a composição da personagem VH no filme.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Matsumoto, Roberta Kumasakavictor.leite2@gmail.comSoares, Victor Hugo Leite de Aquino2020-08-24T17:19:07Z2020-08-24T17:19:07Z2020-08-242019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Victor Hugo Leite de Aquino. Mar aberto: Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39413A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:38:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/39413Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:38:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mar aberto : Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro
title Mar aberto : Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro
spellingShingle Mar aberto : Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro
Soares, Victor Hugo Leite de Aquino
Teatro negro brasileiro
Diáspora África-Brasil
Racismo
Imagem
title_short Mar aberto : Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro
title_full Mar aberto : Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro
title_fullStr Mar aberto : Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro
title_full_unstemmed Mar aberto : Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro
title_sort Mar aberto : Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro
author Soares, Victor Hugo Leite de Aquino
author_facet Soares, Victor Hugo Leite de Aquino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matsumoto, Roberta Kumasaka
victor.leite2@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Victor Hugo Leite de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro negro brasileiro
Diáspora África-Brasil
Racismo
Imagem
topic Teatro negro brasileiro
Diáspora África-Brasil
Racismo
Imagem
description SOARES, Victor Hugo Leite de Aquino. Mar aberto: Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
2020-08-24T17:19:07Z
2020-08-24T17:19:07Z
2020-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Victor Hugo Leite de Aquino. Mar aberto: Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39413
identifier_str_mv SOARES, Victor Hugo Leite de Aquino. Mar aberto: Diáspora Negra e(m) imagens no audiovisual e no teatro. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508376946638848