Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Carlos Eduardo Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35160
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
id UNB_79fb5f2d3edbfe60caebaa33a161cf14
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/35160
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Neves, Carlos Eduardo TeixeiraSilva, Alan Ricardo da2019-07-26T20:52:04Z2019-07-26T20:52:04Z2019-07-262019-02-28NEVES, Carlos Eduardo Teixeira. Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta. 2019. xiii, 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35160Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.A pesquisa sobre como as características urbanas, comumente categorizadas nos 5 D’s, influenciam a escolha modal nos deslocamentos cotidianos é recorrente, principalmente em países desenvolvidos. O objetivo principal é que o entendimento dessas relações consiga subsidiar a criação de políticas urbanas que promovam o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a caminhada representa um dos meios de locomoção a serem incentivados, pois é o modo com menor gasto energético e exigência de espaço de circulação. Este estudo buscou então analisar a relação entre a escolha por esse modo e as características do ambiente construído por meio de modelo de regressão espacial. Portanto, foi estabelecido como objetivo secundário a avaliação se a utilização de modelo espacial melhora a representatividade dos resultados quando comparado a um modelo de regressão tradicional. A pesquisa utilizou como base de dados de viagens a pesquisa Origem-Destino de 2007 do município de São Paulo e as características do ambiente construído foram obtidas em ambiente GIS. Após o tratamento e filtragem da amostra, foram consideradas 7.329 viagens. De forma preliminar, foram aplicados testes para diagnosticar as diferentes relações espaciais existentes entre as observações das variáveis. Estimaram-se então quatro modelos Probit, sendo um não espacial e três que consideram os efeitos espaciais de formas distintas. Os resultados indicaram que a inclusão de dependência espacial na escolha (variável dependente) não adiciona ajuste em comparação ao modelo não espacial, mas ocorre um pequeno aumento de ajuste quando são considerados os efeitos espaciais das variáveis independentes. Ademais, os resultados indicam que, para o município de São Paulo, as medidas do ambiente construído mais relacionadas à escolha pelo modo a pé são a entropia e a distância para o centro, variáveis representantes da diversidade de usos e da disponibilidade de destinos, respectivamente.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The research on how the urban characteristics, commonly categorized in the 5 D's, influences the modal choice in daily trips is recurrent, mainly in developed countries. The main objective of this work is that the understanding of these relations subsidize the creation of urban policies that promote sustainable urban development. In this sense, walking represents one of the ways of transportation to be encouraged, since it is the mode with lower energy expenditure and requirement of circulation space. This study aimed the analysis of the relationship between the choice for this mode and the characteristics of the built environment using a spatial regression model, type of regression analysis that includes spatial effects in its design. Therefore, it was established as a secondary objective the evaluation if the use of a spatial perspective improves the model goodness of fit when compared to a traditional regression model. The research used the travel database of the 2007 Origin – Destination survey from São Paulo and the characteristics of the built environment were obtained in a GIS system. After treatment and filtering of the sample, 7,329 trips were considered. Firstly, tests were applied to diagnose the different spatial relationships between the observations of the variables. Four Probit models were applied, one non-spatial and three considering spatial effects in different ways. The results indicated that the inclusion of the spatial dependence in the choice (dependent variable) does not increase the goodness of fit of the model in comparison to the non-spatial model, but the goodness of fit increases when the spatial effects of the independent variables are considered. In addition, the results indicate that, for São Paulo, the measurements of the built environment most related to the choice for walking are the entropy and the distance to downtown, variables representing the diversity of land use and the destination accessibility, respectively.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discretaAnalysis of the relationship between the built environment and the choice for walking using a spatial discrete choice modelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTransportesDesenvolvimento sustentávelTransportes - política públicaLocomoçãoEscolha modalporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2019_CarlosEduardoTeixeiraNeves.pdf2019_CarlosEduardoTeixeiraNeves.pdfapplication/pdf4143351http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35160/1/2019_CarlosEduardoTeixeiraNeves.pdf864c9b9be2482e0cd2d6dedaf822b171MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35160/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/351602024-02-08 14:18:55.062open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-08T17:18:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of the relationship between the built environment and the choice for walking using a spatial discrete choice model
title Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta
spellingShingle Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta
Neves, Carlos Eduardo Teixeira
Transportes
Desenvolvimento sustentável
Transportes - política pública
Locomoção
Escolha modal
title_short Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta
title_full Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta
title_fullStr Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta
title_full_unstemmed Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta
title_sort Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta
author Neves, Carlos Eduardo Teixeira
author_facet Neves, Carlos Eduardo Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Carlos Eduardo Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Alan Ricardo da
contributor_str_mv Silva, Alan Ricardo da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Transportes
Desenvolvimento sustentável
Transportes - política pública
Locomoção
Escolha modal
topic Transportes
Desenvolvimento sustentável
Transportes - política pública
Locomoção
Escolha modal
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T20:52:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-26T20:52:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEVES, Carlos Eduardo Teixeira. Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta. 2019. xiii, 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/35160
identifier_str_mv NEVES, Carlos Eduardo Teixeira. Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta. 2019. xiii, 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35160/1/2019_CarlosEduardoTeixeiraNeves.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35160/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 864c9b9be2482e0cd2d6dedaf822b171
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405413739593728