Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Elias Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16654
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
id UNB_ce917d02c1b6b18b28599c1cf5eafcca
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16654
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativistaLíngua portuguesa - preposiçõesEducação básicaGramática gerativa - língua portuguesaSintaxeLíngua portuguesa - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.O objeto de estudo desta dissertação são as preposições da língua portuguesa e o ensino dessa classe de palavras na Educação Básica. A proposta é discutir como essa classe de palavras é tratada pela tradição gramatical e como ela é repassada aos estudantes da educação básica, a fim de, em seguida, desenvolver uma proposta didática alternativa. Para tanto, baseamo-nos nos pressupostos da Gramática Gerativa, cujo precursor é Noam Chomsky. Partimos da ideia de que a classe das preposições se divide em dois tipos: lexicais e funcionais. Estas apresentam função estritamente sintática, e funcionam como marcadoras de Caso; aquelas são capazes de selecionar semanticamente seus argumentos e a eles atribuir Caso e papel temático. Acreditamos que a contribuição gerativista é importante para o ensino de língua portuguesa, visto que preposições lexicais encabeçam estruturas sintaticamente diferentes daquelas que são iniciadas por preposições funcionais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation focuses on the grammatical category of prepositions in Portuguese and the formal process of teaching them in the middle and high school. The proposal is to discuss how this category of words is treated by the traditional grammarians and how this knowledge is taught to students, in order to develop an alternative didactic proposal for teaching that content. To reach this objective, we rely on the assumptions of Generative Grammar, whose precursor is Noam Chomsky. We argue that the class of prepositions is divided into two types: lexical and functional. The latter present purely a syntactic function, they are case markers; and they are able to semantically select their arguments and to assign Case and thematic roles to them. We believe that this notion is important in the educacional process of teaching Portuguese, because lexical prepositions allow for structures syntactically different from those that are initiated by functional prepositions.Naves, Rozana ReigotaSantana, Elias Gomes2014-10-29T16:06:04Z2014-10-29T16:06:04Z2014-10-292014-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Elias Gomes. Ensino de preposições na educação básica: uma abordagem gerativista. 2014. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16654A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/16654Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista
title Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista
spellingShingle Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista
Santana, Elias Gomes
Língua portuguesa - preposições
Educação básica
Gramática gerativa - língua portuguesa
Sintaxe
Língua portuguesa - estudo e ensino
title_short Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista
title_full Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista
title_fullStr Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista
title_full_unstemmed Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista
title_sort Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista
author Santana, Elias Gomes
author_facet Santana, Elias Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Naves, Rozana Reigota
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Elias Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - preposições
Educação básica
Gramática gerativa - língua portuguesa
Sintaxe
Língua portuguesa - estudo e ensino
topic Língua portuguesa - preposições
Educação básica
Gramática gerativa - língua portuguesa
Sintaxe
Língua portuguesa - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-29T16:06:04Z
2014-10-29T16:06:04Z
2014-10-29
2014-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Elias Gomes. Ensino de preposições na educação básica: uma abordagem gerativista. 2014. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16654
identifier_str_mv SANTANA, Elias Gomes. Ensino de preposições na educação básica: uma abordagem gerativista. 2014. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508222411702272