Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16654 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014. |
id |
UNB_ce917d02c1b6b18b28599c1cf5eafcca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/16654 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativistaLíngua portuguesa - preposiçõesEducação básicaGramática gerativa - língua portuguesaSintaxeLíngua portuguesa - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.O objeto de estudo desta dissertação são as preposições da língua portuguesa e o ensino dessa classe de palavras na Educação Básica. A proposta é discutir como essa classe de palavras é tratada pela tradição gramatical e como ela é repassada aos estudantes da educação básica, a fim de, em seguida, desenvolver uma proposta didática alternativa. Para tanto, baseamo-nos nos pressupostos da Gramática Gerativa, cujo precursor é Noam Chomsky. Partimos da ideia de que a classe das preposições se divide em dois tipos: lexicais e funcionais. Estas apresentam função estritamente sintática, e funcionam como marcadoras de Caso; aquelas são capazes de selecionar semanticamente seus argumentos e a eles atribuir Caso e papel temático. Acreditamos que a contribuição gerativista é importante para o ensino de língua portuguesa, visto que preposições lexicais encabeçam estruturas sintaticamente diferentes daquelas que são iniciadas por preposições funcionais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation focuses on the grammatical category of prepositions in Portuguese and the formal process of teaching them in the middle and high school. The proposal is to discuss how this category of words is treated by the traditional grammarians and how this knowledge is taught to students, in order to develop an alternative didactic proposal for teaching that content. To reach this objective, we rely on the assumptions of Generative Grammar, whose precursor is Noam Chomsky. We argue that the class of prepositions is divided into two types: lexical and functional. The latter present purely a syntactic function, they are case markers; and they are able to semantically select their arguments and to assign Case and thematic roles to them. We believe that this notion is important in the educacional process of teaching Portuguese, because lexical prepositions allow for structures syntactically different from those that are initiated by functional prepositions.Naves, Rozana ReigotaSantana, Elias Gomes2014-10-29T16:06:04Z2014-10-29T16:06:04Z2014-10-292014-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Elias Gomes. Ensino de preposições na educação básica: uma abordagem gerativista. 2014. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16654A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/16654Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista |
title |
Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista |
spellingShingle |
Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista Santana, Elias Gomes Língua portuguesa - preposições Educação básica Gramática gerativa - língua portuguesa Sintaxe Língua portuguesa - estudo e ensino |
title_short |
Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista |
title_full |
Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista |
title_fullStr |
Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista |
title_full_unstemmed |
Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista |
title_sort |
Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista |
author |
Santana, Elias Gomes |
author_facet |
Santana, Elias Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Naves, Rozana Reigota |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Elias Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - preposições Educação básica Gramática gerativa - língua portuguesa Sintaxe Língua portuguesa - estudo e ensino |
topic |
Língua portuguesa - preposições Educação básica Gramática gerativa - língua portuguesa Sintaxe Língua portuguesa - estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-29T16:06:04Z 2014-10-29T16:06:04Z 2014-10-29 2014-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, Elias Gomes. Ensino de preposições na educação básica: uma abordagem gerativista. 2014. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16654 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Elias Gomes. Ensino de preposições na educação básica: uma abordagem gerativista. 2014. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508222411702272 |