Atendimento educacional especializado na Educação Física : experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Otacilio Alves dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38496
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
id UNB_7b02c4c4c77a2c4a52efe7573670c003
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38496
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Atendimento educacional especializado na Educação Física : experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autistaEducação físicaEnsino especialInclusão escolarAprendizagemTranstornos do espectro autistaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.O estudo parte das inquietações do próprio educador durante a atuação profissional. O objeto de estudo é a mediação em torno do processo ensino-aprendizagem, de maneira a esclarecer as dificuldades vividas pelos educadores e educandos e contribuir para ampliar as alternativas de compreensão e de solução para o desafio de promover a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Utiliza a flexibilização educacional para descrever o processo dinâmico que envolve o educador e o educando, possibilitando a criação de experiências sociais significativas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e do desenvolvimento na educação especial com ênfase em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Toma como referencial teórico os conceitos de Ciclo de Mediação, Experiência de Aprendizagens Mediada, por meio da teoria de Feuerstein (2014). Esses conceitos permitem analisar e observar problemas na situação educativa e com isso possibilita criar estratégias para possíveis soluções. É uma Pesquisa Pedagógica exploratória de caráter qualitativo realizada em um Centro de Ensino Especial no contexto do Atendimento Educacional Especializado Complementar no componente Educação Física com um grupo de 05 alunos do ensino especial sendo 02 alunos focais com diagnóstico de TEA. Como objetivo buscou-se compreender a mediação docente, as possibilidades de adaptação das atividades e por fim recorreu-se a uma Teoria adicional complementar, a saber, o conceito de jogo da Terapia psicomotora de Vecchiato (2003), a fim de enriquecer a análise do processo de construção de experiências de aprendizagem no âmbito do Atendimento complementar da Educação Física para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que diante dos conceitos expostos o educador deve pensar e criar novas formas para a prática pedagógica para com isso efetivar a aprendizagem e a inclusão.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)The study starts from the educator's own concerns during professional performance. The object of study is the mediation around the teaching-learning process, in order to clarify the difficulties experienced by educators and students and contribute to expand the alternatives of understanding and solution to the challenge of promoting learning and human development. It uses educational flexibility to describe the dynamic process involving the educator and the student, enabling the creation of meaningful social experiences that contribute to the success of learning and development in special education with an emphasis on students with Autistic Spectrum Disorder (ASD). It takes as a theoretical reference the concepts of Mediation Cycle, Mediated Learning Experience, through the theories Feuerstein (2014) and the game concept of Psychomotor Therapy by Vecchaiato (2003). These concepts make it possible to analyze and observe problems in the educational situation and thereby make it possible to create strategies for possible solutions. It is a qualitative exploratory Pedagogical Research carried out in a Special Education Center in the context of Complementary Specialized Educational Assistance in the Physical Education component with a group of 05 special education students, 02 focal students diagnosed with ASD. As an objective, we sought to understand teaching mediation, the possibilities for adapting activities, and finally, an additional complementary theory was used based on the analysis of the process of building learning experiences within the scope of complementary Physical Education for children with Autistic Spectrum Disorder. It is concluded that in view of the exposed concepts, the educator must think and create new forms for the pedagogical practice in order to effect learning and inclusion.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaRezende, Alexandre Luiz Gonçalves deReis, Otacilio Alves dos2020-06-30T14:13:53Z2020-06-30T14:13:53Z2020-06-302020-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Otacilio Alves dos. Atendimento educacional especializado na Educação Física: experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista. 2020. 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) -- Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38496A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:33:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/38496Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:33:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento educacional especializado na Educação Física : experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista
title Atendimento educacional especializado na Educação Física : experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista
spellingShingle Atendimento educacional especializado na Educação Física : experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista
Reis, Otacilio Alves dos
Educação física
Ensino especial
Inclusão escolar
Aprendizagem
Transtornos do espectro autista
title_short Atendimento educacional especializado na Educação Física : experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista
title_full Atendimento educacional especializado na Educação Física : experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista
title_fullStr Atendimento educacional especializado na Educação Física : experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado na Educação Física : experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista
title_sort Atendimento educacional especializado na Educação Física : experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista
author Reis, Otacilio Alves dos
author_facet Reis, Otacilio Alves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Otacilio Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino especial
Inclusão escolar
Aprendizagem
Transtornos do espectro autista
topic Educação física
Ensino especial
Inclusão escolar
Aprendizagem
Transtornos do espectro autista
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30T14:13:53Z
2020-06-30T14:13:53Z
2020-06-30
2020-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Otacilio Alves dos. Atendimento educacional especializado na Educação Física: experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista. 2020. 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) -- Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38496
identifier_str_mv REIS, Otacilio Alves dos. Atendimento educacional especializado na Educação Física: experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista. 2020. 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) -- Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508214119563264