Identificação da aptidão da infraestrutura de transporte : o caso dos terminais ferroviários de carga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Rogério Lezino Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8058
Resumo: Os terminais ferroviários de carga são pontos de acesso entre uma região e o sistema de transporte ferroviário. O arranjo da sua infraestrutura física é essencial para que o transbordo de mercadorias se realize com eficiência e corrobore para competitividade internacional dos produtos de exportação. Embora o modo ferroviário possua melhor eficiência energética que outros modos de transporte, no Brasil, ele ainda é pouco desenvolvido. Com a retomada de investimentos no setor ferroviário, torna-se imprescindível reconhecer as necessidades dos produtos a serem transportados por meio das ferrovias, com ênfase nos pontos de acesso ao referido sistema. Sob esse aspecto, esta dissertação tem como principal objetivo desenvolver uma metodologia para a identificação da aptidão dos terminais ferroviários de carga, fundamentada na Teoria Decisional utilizada em estudos da psicologia vocacional voltados à escolha, bem como no sistema de avaliação da aptidão agrícola de terras. A estrutura da pesquisa, centrada em aspectos multidisciplinares aplicáveis ao transporte, permitiu sobrepor informações sobre a infraestrutura de transporte ferroviária, o potencial produtivo e a aptidão agrícola de terras da área de estudo da Ferrovia Norte-Sul. Como resultado, foi possível sinalizar diretrizes relativas ao tipo de terminal apropriado para o transporte dos produtos da região estudada. Assim, confirmou-se a importância da proposta por comprovar a viabilidade da metodologia. Dessa maneira, constatou-se, por meio da metodologia proposta, que é possível identificar a aptidão de um terminal ferroviário de carga flexível, por meio de abordagens multidisciplinares, para atender o dinamismo produtivo das áreas onde serão implantados esses terminais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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