A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toni, Kelly Cristina Wilhelm de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19225
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19225
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
id UNB_7e2d5153f96bd7f6650eb84d7e7a23fa
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19225
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relaçãoEducação corporativaInteligência organizacionalGestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.Aponta a educação corporativa como uma alternativa para suprir as organizações dos instrumentos necessários para desenvolver e aprimorar a inteligência individual e organizacional. Sob tal premissa, busca investigar como essa conexão ocorre entre a inteligência organizacional e a educação corporativa, visando avaliar a capacidade da organização em obter novos conhecimentos, aprender e incorporar novas competências às práticas de negócio. Propõe uma metodologia para análise da relação entre as duas abordagens em um contexto institucional. Identifica as suas principais teorias e tenta realizar as respectivas convergências. Define um conjunto de elementos comuns e aderentes à inteligência organizacional e educação corporativa, e utiliza o mesmo como instrumento para examinar a ligação procedente/emergente. Esses elementos correspondem à aquisição de conhecimentos (Captura), à interação e troca de conhecimentos (Compartilhamento), à visão ou significado compartilhado (Significado) e à cultura de aprendizado (Cultura). A coleta dos dados foi aplicada e analisada quantitativamente no âmbito do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac Goiás. O resultado consolidado de aderência entre a inteligência organizacional e a educação corporativa na instituição, mostrou uma média geral, como sendo de grau forte (79%). A análise de correlação demonstrou que existe uma correspondência ou reciprocidade entre os elementos aplicados e que são comuns às abordagens pesquisadas no ambiente.Points corporate education as an alternative to meet the organizations the necessary tools to develop and improve individual and organizational intelligence. Under such a premise, investigates how this connection occurs between organizational intelligence and corporate education, to evaluate the organization's ability to gain new knowledge, learn new skills and incorporate business practices. It proposes a methodology for relationship analysis between the two approaches in an institutional context. Identifies its main theories and tries to perform their convergences. Defines a set of common elements and adhering to organizational intelligence and corporate education, and uses this as a tool to examine the coming / emerging bond. These elements correspond to knowledge acquisition (Capture), the interaction and knowledge sharing (sharing), the shared vision or meaning (Meaning) and learning culture (Culture). Data collection was applied and analyzed quantitatively under the National Commercial Training Service – Senac Goiás. The consolidated results of adhesion between the organizational intelligence and corporate education in the institution, showed an overall average, as strong degree (79%). Correlation analysis showed that there is a match or reciprocity between the applied and elements that are common to approaches surveyed in the environment.Alvares, Lillian Maria Araújo de RezendeToni, Kelly Cristina Wilhelm de2016-01-22T11:29:10Z2016-01-22T11:29:10Z2016-01-222015-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTONI, Kelly Cristina Wilhelm de. A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional: uma proposta de metodologia para análise da relação. 2015. xiii, 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19225http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19225A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/19225Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relação
title A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relação
spellingShingle A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relação
Toni, Kelly Cristina Wilhelm de
Educação corporativa
Inteligência organizacional
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
title_short A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relação
title_full A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relação
title_fullStr A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relação
title_full_unstemmed A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relação
title_sort A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional : uma proposta de metodologia para análise da relação
author Toni, Kelly Cristina Wilhelm de
author_facet Toni, Kelly Cristina Wilhelm de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
dc.contributor.author.fl_str_mv Toni, Kelly Cristina Wilhelm de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação corporativa
Inteligência organizacional
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
topic Educação corporativa
Inteligência organizacional
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-02
2016-01-22T11:29:10Z
2016-01-22T11:29:10Z
2016-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TONI, Kelly Cristina Wilhelm de. A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional: uma proposta de metodologia para análise da relação. 2015. xiii, 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19225
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19225
identifier_str_mv TONI, Kelly Cristina Wilhelm de. A educação corporativa sob a perspectiva da inteligência organizacional: uma proposta de metodologia para análise da relação. 2015. xiii, 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19225
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508350893719552