Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes : continuidade, utopia, resistência e revolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Deise Ramos da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21981
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.21981
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
id UNB_7e370061af1b180feb0f702092df30b4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21981
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes : continuidade, utopia, resistência e revoluçãoPolitical senses assigned to school education for teachers beginners : continuity, utopia, resistance and revolutionProfessores - formaçãoEscolas - BrasilEducação escolarDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.Esta pesquisa é financiada pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Está vinculada à pesquisa Aprendendo a Profissão: professores em início de carreira, as dificuldades e descobertas do trabalho pedagógico no cotidiano escolar, do GEPFAPe – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos, fomentada pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela FAP-DF – Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Para esta investigação, propomos nos debruçar sobre o professor iniciante na carreira, enfocando um estudo sobre sentido político atribuído à escola. Nosso olhar se estende para a formação política e pedagógica, para as indagações a respeito da defesa de um projeto educacional, bem como a função defendida para a instituição escolar como parte de uma concepção de escola, profissão e trabalho. Para entender o sujeito com que estamos lidando, e a fase profissional em que se encontra, aderimos como base os três primeiros anos correspondentes à fase inicial, estagio de sobrevivências e descobertas da profissão. Entendemos que essas dificuldades e descobertas compõe o sentido da escola, e claro, o sentido do trabalho para o docente. Partindo dos conceitos que justificam a relevância e realização dessa pesquisa, assumimos como premissa de estudo a seguinte reflexão: a defesa de um projeto de educação passa por um posicionamento que tem interferências e mediações nos sentidos atribuídos à escola. Nosso objetivo, então, é o de investigar o projeto político que os professores iniciantes acreditam e defendem para a educação escolar. Para desenvolver nosso trabalho, utilizamos dos recursos metodológicos da revisão literária, da aplicação de questionários e entrevistas com professores iniciantes na carreira, na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Chegamos, então, a empiria de sentidos subjetivos-objetivos revelados como Tradicional Humanista, Construtivista, Otimista, Reflexivo, Insurgente, Crítico e Interventivo. Estes sentidos tornam-se o que chamamos de significado-sentido, que se dividem em constituintes e constituídos de três projetos de escola: 1) Escola para a Adaptação Social, que atribui como função a formação do homem como indivíduo, com papéis sociais distintos, contribuindo para uma sociedade progressivista; 2) Escola para a Reconstrução ou Reforma Social, fundamentada na formação do indivíduo cidadão que faça leituras críticas para a transformação da sociedade; e 3) Escola para a Mudança ou Revolução Social, que possui como perspectiva de escola problematizar e transformar as relações de produção e reprodução social, política e econômica, e para a emancipação da classe trabalhadora. A partir desses resultados, vamos percebendo que o fator de maior dificuldade da aprendizagem da docência não está ligado ao lidar com o conhecimento. São as condições de trabalho e as veemências em que a atividade coletiva acontece, e a ausência de um programa que acompanhe e auxilie o professor em instâncias pedagógicas, psicológicas e burocráticas, que intensificam o início da carreira. Independente ao projeto de escola que o professor defenda e trabalhe, tomamos por posição a luta para que o professor tenha uma formação que o aproprie dos fenômenos que inferem e constituem o sentido político da escola.Esta pesquisa foi financiada pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.This research is funded by CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. It is linked to research Learning Profession: early career teachers, the difficulties and findings of pedagogical work in school life, the GEPFAPe – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos, fomented by CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela FAP-DF – Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. In this investigation, we look back on the beginning teacher in his career, focusing on a study of political meaning assigned to school. Our gaze extends to the political and pedagogical training, for questions about the defense of an educational project, and the function set to the school institution as part of a school of design, profession and work. To understand the subject we are dealing with, and professional stage you are in, adhere based on the first three years corresponding to the initial phase, survivals of stage and profession discoveries. We understand the difficulties and findings make sense of the school, and the meaning of work for the teacher. Based on the concepts that justify the relevance and this research, we assume as study premise the following reflection: the defense of an education project goes through a positioning that has interference and mediations in the meanings attributed to the school. Our goal is to investigate the political project that beginning teachers believe and advocate for school education. To develop our work, we use the methodological features of the literature review, the use of questionnaires and interviews with beginning teachers in career, in the Secretaria de Educação do Distrito Federal. We arrived empiricism of subjective-objective way revealed as Traditional Humanistic, Constructivist, Optimistic, Reflective, Insurgent, critic and Interventive. These senses become what we call meaning-sense, which are divided into constituent and constituted three school projects: 1) School for Social Adaptation, which attributes the function of formation of man as an individual, with distinct social roles, contributing to a progressivist society; 2) School for Reconstruction and Social Reform, based on the formation of the individual citizen to make critical readings for the transformation of society; and 3) School for Change or Social Revolution, which has as a school perspective problematize and transform the relations of production and social reproduction, political and economic, and the emancipation of the working class. From these results, we realize that the main difficulty of teaching learning is not connected to dealing with knowledge. Are the working conditions and veemências in which collective activity takes place, and the absence of a program that monitors and assists the teacher in pedagogical, psychological and bureaucratic bodies, which enhance the start of his career. Regardless the school project that Professor defend and work, we take a position to fight for the teacher to have a training that appropriates the phenomena that emerge from and are the political direction of the school.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daRocha, Deise Ramos da2016-12-20T12:16:06Z2016-12-20T12:16:06Z2016-12-202016-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Deise Ramos da. Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes: continuidade, utopia, resistência e revolução. 2016. 210 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21981http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.21981A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:21:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/21981Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:21:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes : continuidade, utopia, resistência e revolução
Political senses assigned to school education for teachers beginners : continuity, utopia, resistance and revolution
title Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes : continuidade, utopia, resistência e revolução
spellingShingle Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes : continuidade, utopia, resistência e revolução
Rocha, Deise Ramos da
Professores - formação
Escolas - Brasil
Educação escolar
title_short Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes : continuidade, utopia, resistência e revolução
title_full Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes : continuidade, utopia, resistência e revolução
title_fullStr Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes : continuidade, utopia, resistência e revolução
title_full_unstemmed Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes : continuidade, utopia, resistência e revolução
title_sort Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes : continuidade, utopia, resistência e revolução
author Rocha, Deise Ramos da
author_facet Rocha, Deise Ramos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Deise Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Escolas - Brasil
Educação escolar
topic Professores - formação
Escolas - Brasil
Educação escolar
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20T12:16:06Z
2016-12-20T12:16:06Z
2016-12-20
2016-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Deise Ramos da. Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes: continuidade, utopia, resistência e revolução. 2016. 210 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21981
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.21981
identifier_str_mv ROCHA, Deise Ramos da. Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes: continuidade, utopia, resistência e revolução. 2016. 210 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21981
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.21981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508229481201664