Sentidos e significados atribuidos à extensão universitária pelo professor iniciante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Nathália Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37027
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
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spelling Sentidos e significados atribuidos à extensão universitária pelo professor inicianteProfessores - formação continuadaExtensão universitáriaFormação inicial de professoresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.Esse trabalho de pesquisa tem como eixo central a formação de professores, e como objeto de estudo, a extensão universitária como espaço formativo na formação inicial e continuada, com potencial de contribuir na atuação e exercício profissional. Como tema de pesquisa indica os sentidos e significados da Extensão Universitária para o Professor Iniciante. Tendo como problema norteador da pesquisa: Quais os sentidos e significados atribuídos pelo professor iniciante à extensão universitária no processo de construção da profissionalidade docente? Como objetivo geral, identificar e analisar os sentidos e significados atribuídos pelo professor iniciante, na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal, à extensão universitária. Para compreensão do objeto dessa pesquisa, elegemos como base epistemológica o materialismo histórico dialético, como forma de compreensão da realidade concreta, das relações sociais, econômicas e políticas, assim como a materialidade das condições históricas de construção do objeto. Essa compreensão perpassou pelos pares dialéticos: objetividade e subjetividade; aparência e essência; abstrato e concreto. Concebendo os processos estruturantes do trabalho docente tomamos a construção da profissionalidade como base, a partir das especificidades que distinguem a função de ser professor, pelas marcas históricas, sociais, políticas, culturais e econômicas. Essa pesquisa contou com três fases elementares: a primeira se constituiu pelo levantamento bibliográfico com a realização do estado do conhecimento, a segunda pela análise documental, referente a formação de professores e a extensão universitária. E por fim, entrevistas semiestruturadas com participantes das ações de extensão, que são professores iniciantes com menos de cinco anos de ingresso na Secretaria de Educação do Distrito Federal. A análise das entrevistas se deu por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2013). Ao realizar a análise das entrevistas chegamos à síntese de sete núcleos de significação: Teoria e Prática; Dimensão Política; Inserção na Docência; Atuação Docente; Extensão Universitária Como Espaço de Formação; Articulação Ensino/Pesquisa e Extensão; O Que é Extensão?. Os resultados refletem o caráter formativo da Extensão Universitária como espaço articulador do ensino e da pesquisa. Para os professores iniciantes a extensão possibilita uma formação que relaciona a tríade universidade, escola e sociedade, permitindo a construção da profissionalidade docente, que perpassa principalmente pelos sentidos e significados do fortalecimento coletivo, da dimensão política e do apoio propiciado pelos grupos de extensão.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research project has as its central axis the training of teachers, and as object of study, the university extension as a training space in initial and continuing training, with potential to contribute to the performance and professional practice. With the research theme indicates the meanings and meanings of the University Extension for the Beginner Professor. Having as guiding research problem: What are the meanings and meanings attributed by the beginning teacher to the university extension in the process of constructing the teaching profession? As a general objective, to identify and analyze the meanings and meanings attributed by the beginning teacher, at the State Department and Education of the Federal District, to university extension. In order to understand the object of this research, we have chosen epistemological historical dialectical materialism as a way of understanding concrete reality, social, economic and political relations, as well as the materiality of the historical conditions of object construction. This understanding permeates dialectical pairs: objectivity and subjectivity; appearance and essence; abstract and concrete. Conceiving the structuring processes of teaching work we take the construction of professionality as a basis, from the specificities that distinguish the function of being a teacher, by the historical, social, political, cultural and economic marks. This research has three elementary phases: the first consists of the bibliographical survey with the realization of the state of knowledge, the second by documentary analysis, referring to teacher training and university extension. Finally, semi-structured interviews with participants of extension actions, who are beginning teachers with less than five years of admission to the Education Department of the Federal District. The analysis of the interviews will take place through the nuclei of signification proposed by Aguiar and Ozella (2013). When conducting the analysis of the interviews we arrive at the synthesis of seven nuclei of meaning: Theory and Practice; Political Dimension; Insertion in Teaching; Teaching Experience; University Extension As a Training Space; Articulation Teaching / Research and Extension; What is Extension ?. The results reflect the formative character of the University Extension as an articulating space of teaching and research. For the beginning teachers the extension allows a formation that relates the triad university, school and society, allowing the construction of the professionalism of the teacher, which runs mainly through the senses and meanings of the collective strengthening, the political dimension and the support provided by the extension groups.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCruz, Shirleide Pereira da SilvaRamos, Nathália Barros2020-03-03T17:08:42Z2020-03-03T17:08:42Z2020-03-032019-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Nathália Barros. Sentidos e significados atribuidos à extensão universitária pelo professor iniciante. 2019. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37027A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:14:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/37027Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:14:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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