Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Lucas Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18824
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2014.
id UNB_7f885d11fff60dbcdbb32166ed3000d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18824
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamentalGenética - estudo e ensinoBiologia celular - estudo e ensinoPensamentoCrianças e filosofiaEnsino fundamentalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2014.Este trabalho visou à produção de uma unidade didática para o ensino de Biologia da Célula e Genética nas séries finais do Ensino Fundamental. É composto por um diálogo intitulado Clara e as Ciências da Natureza, com três capítulos e um manual do professor modelado no Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Os capítulos tratam da aprendizagem de alguns conceitos da Biologia da Célula e Genética utilizando habilidades de pensamento. De maneira análoga aos trabalhos de Lipman, o objetivo foi o de despertar a curiosidade e desenvolver o raciocínio crítico dos leitores. No diálogo, os personagens são desenvolvidos de forma a mostrar aos leitores como o pensamento reflexivo pode fazer diferença significativa no pensamento e na ação das crianças. O produto educativo apresenta inovações com relação ao Programa de Filosofia para Crianças pois os personagens iniciam suas investigações com as concepções alternativas encontradas na literatura de ensino e aprendizagem de Biologia da Célula e Genética para só depois fazerem a passagem para o conhecimento consensual científico. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study was aimed at the production of a cell biology and genetics teaching unit to 8th to 9th middle school students. The unit is composed of a story in dialogue form, named Clara and Natural Sciences, with three chapters and a teachers’ manual. The unit is modeled on Matthew Lipman’s Philosophy for Children program, each chapter presents some concepts from cell biology and genetics which are developed along with some thinking skills. In a way analogous to Lipman’s work, the main objective of the story was to the stimulate readers’ curiosity and develop critical thinking capabilities. The characters are constructed in such a way to show the reader the ways in which reflective thought may make a difference on children’s thinking and action. The educational product shown here innovates with reference to the Philosophy for Children program for the inquiry begins with some misconceptions found on the research literature of children’s learning cell biology and genetics; the fictional children progressively move from misconceptions to consensual scientific knowledge.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteFerreira, Louise Brandes MouraRibeiro, Alice MeloAlencar, Lucas Almeida2015-11-30T13:03:27Z2015-11-30T13:03:27Z2015-11-302014-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALENCAR, Lucas Almeida. Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2014. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18824A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/18824Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental
title Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental
Alencar, Lucas Almeida
Genética - estudo e ensino
Biologia celular - estudo e ensino
Pensamento
Crianças e filosofia
Ensino fundamental
title_short Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental
title_full Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental
title_sort Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental
author Alencar, Lucas Almeida
author_facet Alencar, Lucas Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Louise Brandes Moura
Ribeiro, Alice Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Lucas Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Genética - estudo e ensino
Biologia celular - estudo e ensino
Pensamento
Crianças e filosofia
Ensino fundamental
topic Genética - estudo e ensino
Biologia celular - estudo e ensino
Pensamento
Crianças e filosofia
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-14
2015-11-30T13:03:27Z
2015-11-30T13:03:27Z
2015-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, Lucas Almeida. Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2014. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18824
identifier_str_mv ALENCAR, Lucas Almeida. Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2014. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580849130733568