Formação de educadores na perspectiva do intelectual coletivo : experiências a partir do complexo de estudos na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44496 |
Resumo: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
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Formação de educadores na perspectiva do intelectual coletivo : experiências a partir do complexo de estudos na licenciatura em educação do campo da Universidade de BrasíliaLicenciatura em Educação do CampoFormação de educadoresIntelectual coletivoTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.A tese intitulada “Formação de educadores na perspectiva do Intelectual Coletivo: experiências a partir do Complexo de Estudos na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília” é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do programa de Pós-Graduação em Educação na mesma universidade. A pesquisa objetivou identificar as contribuições do trabalho com o Sistema de Complexo, com ênfase na utilização do Inventário da Realidade, para a formação de educadores na perspectiva do intelectual coletivo no Curso de Graduação de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, observando as matrizes formativas, partindo do tripé, que constitui o fenômeno que é a própria Educação do Campo: Campo - Educação - Política Pública. Dentro desta perspectiva, há uma reafirmação do modelo de campo para o campesinato brasileiro, a contrapor o modelo de campo que sustenta a economia capitalista. O aporte metodológico foi através do Materialismo Histórico Dialético. Os principais instrumentos de pesquisa foram a entrevista semiestruturada, análise documental e observação com registro em diário de campo. A análise dos conteúdos possibilitou um diálogo do referencial teórico e do levantamento empírico. Diante de todo material analisado, foi possível constatar que a formação dos sujeitos, no curso da Licenciatura em Educação do Campo, avança para as três dimensões que o curso propõe, sendo a docência, a gestão escolar e comunitária, dentro da perspectiva do intelectual coletivo. Esta pesquisa partiu da tese de que os egressos e estudantes da LEdoC vêm se forjando enquanto intelectuais coletivos, e que o Inventário da Realidade, uma práxis pedagógica da sua formação na LEdoCUnB, tem contribuído para essa formação enquanto intelectuais, juntamente com outras matrizes formativas tais como: Auto-organização do estudantes, o Trabalho como Princípio Educativo e análise da Atualidade, com as mudanças significativas no processo organizativo, político, social e cultural de seus territórios. Neste sentido, passamos a olhar para a Educação do Campo como contra-hegemônica que busca a formação humana como instrumento para libertar a classe trabalhadora camponesa das algemas opressoras da estrutura econômica do capitalismo. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu em três etapas: Pesquisa documental das pesquisas realizadas pelos egressos e estudantes Kalunga, entrevista semiestruturada com esses egressos e docentes e análise do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. Os resultados nos mostram que, a partir da experiência da Pedagogia Socialista, mais precisamente a experiência da EscolaComuna, pós-revolução russa, fonte pesquisada, analisada e que inspira as práticas educativas do Movimento Sem-Terra, tem contribuído com a formação dos intelectuais coletivos da classe trabalhadora campesina.The thesis entitled “Training educators from the perspective of the Collective Intellectual: experiences with the Studies Complex in the Degree in Rural Education at the University of Brasília” is the result of a research project developed within the scope of the Graduate Program in Education at the same University of Brasília. University. The research aimed to identify the contributions of the work with the Complex System, with emphasis on the use of the Inventory of Reality, for the formation of educators in the perspective of the collective intellectual in the Graduation Course of Degree in Rural Education of the University of Brasília, observing the formative matrices, starting from the tripod, which constitutes the phenomenon that is Rural Education itself: Field - Education - Public Policy. Within this perspective, there is a reaffirmation of the rural model for the Brazilian peasantry, as opposed to the rural model that sustains the capitalist economy. The methodological contribution was through Dialectical Historical Materialism. The main research instruments were the semi-structured interview, document analysis and observation with a field diary. The analysis of the contents made possible a dialogue between the theoretical framework and the empirical survey. In view of all the material analyzed, it was possible to verify that the formation of the subjects, during the Degree in Rural Education, advances to the three dimensions that the course proposes, being teaching, school and community management, within the perspective of the collective intellectual. This research started from the thesis that LEdoC graduates, and students have been forging themselves as collective intellectuals, and that the Reality Inventory, a pedagogical praxis of their training at LEdoC-UnB, has contributed to this training as intellectuals, along with other matrices. training courses such as: Student self-organization, Work as an Educational Principle, and analysis of the current situation, with significant changes in the organizational, political, social and cultural process of their territories. In this sense, we start to look at Rural Education as a counter-hegemonic that seeks human formation as an instrument to free the peasant working class from the oppressive shackles of the economic structure of capitalism. Data collection for this research took place in three stages: Documentary research of research carried out by Kalunga graduates and students, semi-structured interview with these graduates and professors and analysis of the Pedagogical Political Project of the Degree in Rural Education at the University of Brasília. The results show us that, from the experience of Socialist Pedagogy, more precisely the experience of the Escola-Commune, post-Russian revolution, a researched, analyzed source that inspires the educational practices of the Sem-Terra Movement, has contributed to the formation of the collective intellectuals of the peasant working class.La tesis titulada “Formación de educadores en la perspectiva del Intelectual Colectivo: experiencias con el Complejo de Estudios en la Licenciatura en Educación Rural de la Universidad de Brasilia” es el resultado del proyecto de investigación desarrollado en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación de la la misma Universidad de Brasilia Universidad. La investigación tuvo como objetivo identificar las contribuciones del trabajo con el Sistema Complejo, con énfasis en el uso del Inventario de la Realidad, para la formación de educadores en la perspectiva del intelectual colectivo en el Curso de Graduación de Licenciatura en Educación Rural de la Universidad de Brasilia, observando las matrices formativas, a partir del trípode, que constituye el fenómeno que es la propia Educación Rural: Campo - Educación - Política Pública. En esa perspectiva, hay una reafirmación del modelo rural para el campesinado brasileño, en contraposición al modelo rural que sustenta la economía capitalista. El aporte metodológico fue a través del Materialismo Histórico Dialéctico. Los principales instrumentos de investigación fueron la entrevista semiestructurada, el análisis de documentos y la observación con diario de campo. El análisis de los contenidos posibilitó un diálogo entre el marco teórico y el levantamiento empírico. En vista de todo el material analizado, se pudo constatar que la formación de los sujetos, en el curso de la Licenciatura en Educación Rural, avanza hacia las tres dimensiones que propone el curso, siendo la docencia, la escuela y la gestión comunitaria, dentro de la perspectiva del intelectual colectivo. Esta investigación partió de la tesis de que los egresados y estudiantes de la LEdoC se han ido forjando como intelectuales colectivos, y que el Inventario de la Realidad, praxis pedagógica de su formación en la LEdoC-UnB, ha contribuido a esa formación como intelectuales, junto con otras matrices. cursos de formación como: Autoorganización estudiantil, Trabajo como Principio Educativo y análisis de la situación actual, con cambios significativos en el proceso organizativo, político, social y cultural de sus territorios. En este sentido, partimos de mirar a la Educación Rural como una contrahegemónica que busca la formación humana como instrumento para liberar a la clase obrera campesina de las cadenas opresivas de la estructura económica del capitalismo. La recolección de datos para esta investigación se llevó a cabo en tres etapas: investigación documental de la investigación realizada por graduados y estudiantes de Kalungas, entrevista semiestructurada con estos graduados y profesores y análisis del Proyecto Político Pedagógico de la Licenciatura en Educación Rural en la Universidad de Brasilia. Los resultados nos muestran que, desde la experiencia de la Pedagogía Socialista, más precisamente la experiencia de la Escola-Commune, posrevolución rusa, fuente investigada, analizada, que inspira las prácticas educativas del Movimiento Sem-Terra, ha contribuido a la formación de los intelectuales colectivos de la clase obrera campesina.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMolina, Mônica CastagnaXavier, Pedro Henrique Gomes2022-08-11T18:55:52Z2022-08-11T18:55:52Z2022-08-112022-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfXAVIER, Pedro Henrique Gomes. Formação de educadores na perspectiva do intelectual coletivo: experiências a partir do complexo de estudos na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília. 2022. 259 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44496A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:49:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/44496Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:49:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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