Imagem e território como ponto de partida para uma Educação Ambiental dialógico-problematizadora
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24722 |
Resumo: | Este artigo discute o uso da imagem em uma abordagem dialógicoproblematizadora de ensino, com base em Paulo Freire, e como esta estratégia foi aplicada no desenvolvimento do material didático Probio-Educação Ambiental (Probio-EA). Probio- EA foi produzido durante 2005 e entregue em janeiro de 2006 ao Probio/MMA. Este material consiste de dois conjuntos de portifólios contendo 45 lâminas com fotos na frente e texto no verso, além de um livro de professor e um jogo de tabuleiro. Os doisconjuntos de portifólios atuam de forma pareada, o primeiro conjunto referindo-se aos conflitos socioambientais, e o segundo se referindo às ações positivas, que estão em curso como resolução concreta de cada um dos conflitos apresentados no portifólio anterior. A abordagem dialógico- problematizadora foi implementada pela codificação dos conflitos socioambientais. A codificação foi realizada mediante a apresentação de situações reais de conflito e suas soluções, a partir de uma ou mais imagens, associadas a um pequeno texto descritivo. Assim, a codificação tem por objetivo articular os aspectos denotativos e conotativos da imagem. O processo de descodificação leva os indivíduos a interpretar a realidade codificada, revelando o que está escondido nas imagens do cotidiano e permitindo a compreensão dos conflitos socioambientais apoiados por conhecimentos científicos e tecnológicos. O processo de descodificação na abordagem dialógico-problematizadora estimula a interpretação e compreensão das situações apresentadas, aumentando a racionalidade das práticas sociais na esfera pública. O uso de pintura artística para compor um elemento educativo funcional de jogo de tabuleiro integrante do Probio-EA é analisado. Igualmente, o papel dos mapas e os conceitos científicos, tais como biomas e bacias de drenagem associados aos mapas, também são comentados. Finalmente, a estratégia conjunta de codificação-descodificação no Probio- EA vai ao encontro dos desafios contemporâneos para a Política Nacional de Educação Ambiental, especialmente na busca por justiça social e o fortalecimento da democracia. |
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A abordagem dialógico- problematizadora foi implementada pela codificação dos conflitos socioambientais. A codificação foi realizada mediante a apresentação de situações reais de conflito e suas soluções, a partir de uma ou mais imagens, associadas a um pequeno texto descritivo. Assim, a codificação tem por objetivo articular os aspectos denotativos e conotativos da imagem. O processo de descodificação leva os indivíduos a interpretar a realidade codificada, revelando o que está escondido nas imagens do cotidiano e permitindo a compreensão dos conflitos socioambientais apoiados por conhecimentos científicos e tecnológicos. O processo de descodificação na abordagem dialógico-problematizadora estimula a interpretação e compreensão das situações apresentadas, aumentando a racionalidade das práticas sociais na esfera pública. O uso de pintura artística para compor um elemento educativo funcional de jogo de tabuleiro integrante do Probio-EA é analisado. Igualmente, o papel dos mapas e os conceitos científicos, tais como biomas e bacias de drenagem associados aos mapas, também são comentados. Finalmente, a estratégia conjunta de codificação-descodificação no Probio- EA vai ao encontro dos desafios contemporâneos para a Política Nacional de Educação Ambiental, especialmente na busca por justiça social e o fortalecimento da democracia.This paper discusses the use of the image in a dialogical problem-posing educational approach, based on Paulo Freire, and how this was applied in the development of the didactic material Probio-Environmental Education (Probio-EA). Probio-EA was produced during 2005 and delivered in January 2006 to Probio/MMA. This material consists of two sets of portfolios containing 45 slides with pictures on the front and text on the back, plus a teacher book and a board game. The two sets of portfolios act as a matched material; the first set refers to the socio-environmental conflicts and the second one refers to the positive actions which are in motion as concrete resolution of each conflicts presented in the former portfolio. The dialogical problem-posing educational approach was implemented by the codification of the socio-environmental conflicts. The codification was held by the presentation of real situations of conflict an their solutions, from one or more images, linked to a small descriptive text. So, the codification aims to articulate denotative and connotative aspects of signs. The decoding process leads individuals to interpret the encoded reality, once it helps revealing what is hidden in their daily images and it promotes a better understanding of the socio-environmental conflicts supported by scientific and technological literacy. The decoding process by dialogical problem-posing approach stimulates the interpretation and understanding of the conflicts situations, increasing rationality of the social practices in public sphere. The use of artistic painting to compose a functional educational element of the board game part of Probio-EA is also analyzed. Also, the role of maps and the scientific concepts such as biomes and drainage basin associated to maps are commented. Finally, this joint coding-decoding strategy in Probio-EA can meet the contemporary challenges to the Brazilian National Environmental Education Policy, especially in the search for social justice and the strengthening of the democracy.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília2017-10-05T14:53:37Z2017-10-05T14:53:37Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAITO, Carlos Hiroo et al. Imagem e território como ponto de partida para uma Educação Ambiental dialógico-problematizadora. Espaço e Geografia, Brasília, v. 15, n. 2, p. 491-516, 2012. Disponível em: <http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/196/153>. Acesso em: 10 jul. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24722Espaço & Geografia está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: <http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/196/153>. Acesso em: 10 jul. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessSaito, Carlos HirooLunardi, Diana GonçalvesPorto, Claudia BeltrameGermanos, ErikaSaito, Ivete TeresinhaBarbosa, Ronaldo Gomesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-17T01:19:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/24722Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-17T01:19:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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