Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ottoni, Maria Aparecida Rezende
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1999
Resumo: Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.
id UNB_8050024b3636549f3cb73aa8329c7ecb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1999
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva críticaDiscursoDiscurso humorísticoGêneros do humorRepresentações identitáriasAnálise do discurso - críticaTese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.Esta tese é o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola brasileira, com turmas de 7ª série, e complementada em uma escola portuguesa, com turmas do 8º ano. As suas bases teóricas são: a Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki e Fairclough, 1999; Fairclough, 2003), a Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994) e os estudos e teorias sobre o humor (Raskin, 1985a e b, 1987a e b; Attardo e Raskin, 1991; Travaglia, 1989/90, 1990; Possenti, 1998). Como metodologia de coleta de dados, adota-se a Etnografia Crítica, e, para a análise, a Análise de Discurso Crítica. Nesta pesquisa, investigam-se quais são os gêneros do humor (GHs) incluídos em livros didáticos de Língua Portuguesa (LDLPs) e nas aulas desse conteúdo; e como são abordados. Além disso, são feitas duas intervenções na prática de sala de aula, no Brasil, por meio da elaboração e desenvolvimento, em conjunto com as turmas e professoras, de duas propostas de leitura de GHs: a Proposta Piloto e a Proposta Final. Seu corpus é constituído de diferentes dados, como: a) os GHs presentes em dois LDLPs, adotados na escola brasileira; b) respostas a questionários aplicados aos/às alunos/as e às professoras brasileiros/as; c) entrevistas semi-estruturadas com professoras e alunos/as brasileiros/as e portugueses/as; d) GHs utilizados nas duas propostas; e) respostas orais e escritas e comentários em geral sobre os GHs analisados com os/as alunos/as; f) avaliações oral e escrita do trabalho desenvolvido em campo, feitas pelos/as participantes da pesquisa; g) registros em diário e notas de campo. Os resultados deste trabalho mostram que tem ocorrido uma mudança quanto à inserção dos GHs nos LDLPs em função da demanda oriunda da publicação dos PCN (Brasil, 1997, 1998), mas ainda há, nesse material, um foco na abordagem do humor apenas como pretexto para estudo gramatical. As intervenções feitas demonstram como o investimento no trabalho com GHs, numa perspectiva crítica, pode trazer muitas contribuições não só para a formação de leitores/as críticos/as, capazes de questionar o que está posto nos textos e no mundo, e de tentar produzir mudanças; como para o resgate da leitura como prazer e para a tomada de consciência das diferentes identidades representadas nos textos. __________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis is the result of a research performed in a Brazillian school, with 7th grade classes, and complemented in a Portuguese school, with 8th grade classes. Its theoretical bases are: Critical Discourse Analysis (Chouliaraki and Fairclough, 1999; Fairclough, 2003), Systemic-functional Linguistics (Halliday, 1994) and the studies and theories about humor (Raskin, 1985a and b, 1987a and b; Attardo and Raskin, 1991; Travaglia, 1989/90; Possenti, 1998). The methodology used for data collection is Critical Ethnography; and, for the analysis, Critical Discourse Analysis is used. In this research, we investigate the genres of humor (GHs) included in Portuguese language schoolbooks (PLS) and classes, and how they are approached. Besides, two interventions on the Brazilian in-class praxis are performed with the elaboration and development, together with the students and teachers, of two proposals of GH reading: the Pilot Proposal and the Final Proposal. The corpus of the thesis is formed by different data, such as: a) the GHs included in two PLS adopted by Brazilian schools; b) answers to questionnaires applied to the Brazilian students and teachers; c) semi-structured interviews with students and teachers from both Brazil and Portugal; d) GHs used in both proposals; e) oral and written answers and general commentary on the analyzed GHs with the students; f) oral and written texts on the work developed in the field, taken by the participants of the research; g) diary and field notes. The results of this work show that a change with the insertion of the GHs on the PLS has occurred due to the demand derived from the publication of the NCPs (National Curriculum Parameters) (Brazil, 1997, 1998). Nevertheless, this material still maintains an emphasis on humor only as an excuse for grammatical study. The interventions made demonstrate how the investment on the work with GHs in a critical perspective can bring many contributions not only for the education of critical readers, capable of questioning what is established in the texts and in the world and of trying to make changes, but also for the view of reading as pleasure and for the development of awareness of the different identities represented in texts.Leal, Maria Christina DinizOttoni, Maria Aparecida Rezende2009-10-19T15:28:36Z2009-10-19T15:28:36Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOTTONI, Maria Aparecida Rezende. Os gêneros do humorno ensino da língua portuguesa: uma abordagem discursiva crítica. 2007. 399 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1999info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T14:53:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/1999Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T14:53:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva crítica
title Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva crítica
spellingShingle Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva crítica
Ottoni, Maria Aparecida Rezende
Discurso
Discurso humorístico
Gêneros do humor
Representações identitárias
Análise do discurso - crítica
title_short Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva crítica
title_full Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva crítica
title_fullStr Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva crítica
title_full_unstemmed Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva crítica
title_sort Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva crítica
author Ottoni, Maria Aparecida Rezende
author_facet Ottoni, Maria Aparecida Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Maria Christina Diniz
dc.contributor.author.fl_str_mv Ottoni, Maria Aparecida Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Discurso humorístico
Gêneros do humor
Representações identitárias
Análise do discurso - crítica
topic Discurso
Discurso humorístico
Gêneros do humor
Representações identitárias
Análise do discurso - crítica
description Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2009-10-19T15:28:36Z
2009-10-19T15:28:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OTTONI, Maria Aparecida Rezende. Os gêneros do humorno ensino da língua portuguesa: uma abordagem discursiva crítica. 2007. 399 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1999
identifier_str_mv OTTONI, Maria Aparecida Rezende. Os gêneros do humorno ensino da língua portuguesa: uma abordagem discursiva crítica. 2007. 399 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508218399850496