A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Mônica Castagna
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Antunes-Rocha, Maria Isabel, Martins, Maria de Fátima Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36416
https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051
http://orcid.org/0000-0001-9901-9526
http://orcid.org/0000-0002-4044-6723
http://orcid.org/0000-0001-9244-3404
Resumo: Este texto objetiva discutir a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas em Educação do Campo buscando compreender sua contribuição para ampliar e fortalecer os princípios, conceitos e práticas articulados pelo Movimento da Educação do Campo. Os dados foram obtidos no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em trabalhos acadêmicos já publicados. O conjunto da produção indica a presença de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, abordando temáticas que tratam tanto das especificidades da formação docente ofertada por esses cursos aos sujeitos camponeses quanto de questões relacionadas à formação e prática docente como um todo. Para concluir, demonstra-se que esse formato vem contribuindo para o diálogo entre a educação pública sem perder a especificidade demandada pela educação do campo.
id UNB_8098319043738f6b77f2bc83778df071
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36416
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Molina, Mônica CastagnaAntunes-Rocha, Maria IsabelMartins, Maria de Fátima Almeida2020-01-24T10:30:46Z2020-01-24T10:30:46Z2019MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação. v. 24, e240051, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100306. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36416https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051http://orcid.org/0000-0001-9901-9526http://orcid.org/0000-0002-4044-6723http://orcid.org/0000-0001-9244-3404Este texto objetiva discutir a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas em Educação do Campo buscando compreender sua contribuição para ampliar e fortalecer os princípios, conceitos e práticas articulados pelo Movimento da Educação do Campo. Os dados foram obtidos no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em trabalhos acadêmicos já publicados. O conjunto da produção indica a presença de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, abordando temáticas que tratam tanto das especificidades da formação docente ofertada por esses cursos aos sujeitos camponeses quanto de questões relacionadas à formação e prática docente como um todo. Para concluir, demonstra-se que esse formato vem contribuindo para o diálogo entre a educação pública sem perder a especificidade demandada pela educação do campo.This text aims at discussing the production of knowledge in degree courses of Education for Rural Areas, seeking to understand its contribution to expand and strengthen the principles, concepts and practices articulated by the Movement for Education for Rural Areas. Data were obtained from the Dissertation and Thesis Bank of the Coordination of High-level Staff Qualifying (Capes), Research Groups Platform of the National Counsel for Scientific and Technological Development (CNPq) and from published academic papers. The set of production indicates the presence of research carried out in all regions of the country, addressing themes that deal with both the specificities of teacher qualification offered by these courses to rural laborers, as well as issues related to teacher qualification and practice in a generic sense. To conclude, it is demonstrated that this format has been contributing to the dialogue between public education without losing the specificities demanded by the education for rural areas.Este texto tiene como objetivo discutir la producción de conocimiento en materia de los grados en Educación en Áreas Rurales, buscando comprender su contribución para expandir y fortalecer los principios, conceptos y prácticas articulados por el Movimiento de Educación en Áreas Rurales. Los datos se obtuvieron del Banco de Tesis de maestría y doctorado de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Alto Nivel (Capes), la Plataforma de Grupos de Investigación del Consejo Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CNPq) y de trabajos académicos publicados. El conjunto de producción indica la presencia de investigaciones llevadas a cabo en todas las regiones del país, que abordan temas que tratan tanto las especificidades de la formación del profesorado que ofrecen estos cursos a los trabajadores rurales, como también cuestiones relacionadas con la educación y la práctica docente en general. Para concluir, se demuestra que este formato ha contribuido al diálogo entre la educación pública sin perder la especificidad exigida por la educación rural.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação(CC BY) - © 2019 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessA produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campoKnowledge production in the degree course of education for rural areas : challenges and possibilities for strengthening education for rural areasProducción de conocimientos en los grados de educación en áreas rurales : desafíos y posibilidades para fortalecer la educación en áreas ruralesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleProdução do conhecimentoEducação do campoLicenciatura em Educação do CampoEducação e Estadoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ProducaoConhecimentoLicenciatura.pdfapplication/pdf827549http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36416/1/ARTIGO_ProducaoConhecimentoLicenciatura.pdf3e333d640b788decedb5ded645e174b1MD51open access10482/364162023-05-24 20:26:06.26open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36416Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:26:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Knowledge production in the degree course of education for rural areas : challenges and possibilities for strengthening education for rural areas
Producción de conocimientos en los grados de educación en áreas rurales : desafíos y posibilidades para fortalecer la educación en áreas rurales
title A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo
spellingShingle A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo
Molina, Mônica Castagna
Produção do conhecimento
Educação do campo
Licenciatura em Educação do Campo
Educação e Estado
title_short A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo
title_full A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo
title_fullStr A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo
title_full_unstemmed A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo
title_sort A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo
author Molina, Mônica Castagna
author_facet Molina, Mônica Castagna
Antunes-Rocha, Maria Isabel
Martins, Maria de Fátima Almeida
author_role author
author2 Antunes-Rocha, Maria Isabel
Martins, Maria de Fátima Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Mônica Castagna
Antunes-Rocha, Maria Isabel
Martins, Maria de Fátima Almeida
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Produção do conhecimento
Educação do campo
Licenciatura em Educação do Campo
Educação e Estado
topic Produção do conhecimento
Educação do campo
Licenciatura em Educação do Campo
Educação e Estado
description Este texto objetiva discutir a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas em Educação do Campo buscando compreender sua contribuição para ampliar e fortalecer os princípios, conceitos e práticas articulados pelo Movimento da Educação do Campo. Os dados foram obtidos no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em trabalhos acadêmicos já publicados. O conjunto da produção indica a presença de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, abordando temáticas que tratam tanto das especificidades da formação docente ofertada por esses cursos aos sujeitos camponeses quanto de questões relacionadas à formação e prática docente como um todo. Para concluir, demonstra-se que esse formato vem contribuindo para o diálogo entre a educação pública sem perder a especificidade demandada pela educação do campo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação. v. 24, e240051, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100306. Acesso em: 23 jan. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36416
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0001-9901-9526
http://orcid.org/0000-0002-4044-6723
http://orcid.org/0000-0001-9244-3404
identifier_str_mv MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação. v. 24, e240051, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100306. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36416
https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051
http://orcid.org/0000-0001-9901-9526
http://orcid.org/0000-0002-4044-6723
http://orcid.org/0000-0001-9244-3404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36416/1/ARTIGO_ProducaoConhecimentoLicenciatura.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e333d640b788decedb5ded645e174b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573577517105152