Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Suéle Marques
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8142
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2010.
id UNB_80d5273f03c44b6d9a1d25aef0be3f00
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8142
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educaçãoProfessores de educação físicaEducação físicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2010.Este estudo tem como objetivo investigar se há e quais são os elementos de mídia-educação e, em caso afirmativo, como estariam sendo desenvolvidos nos cursos de educação continuada voltados para professores de Educação Física do Distrito Federal. Diante do cenário atual onde, as novas tecnologias estão cada vez mais presentes, torna-se relevante uma investigação sobre os referidos cursos para que possa ser evidenciada a necessidade de reformulação de alguns aspectos para que os mesmos consigam aproximar as novas tecnologias do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, que consistiu na investigação dos seguintes cursos de formação continuada: “Os paradigmas da Educação Física e suas implicações no processo ensino-aprendizagem” e “Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC”, ambos ofertados pela Secretaria de Educação do Distrito Federal por meio da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) em parceria com a pós-graduação (lato sensu) em Educação Física Escolar da Universidade de Brasília (UNB). Como instrumentos foram realizadas observações, aplicação de questionários, grupo focal e entrevista semi-estruturada. Os resultados apontaram a utilização das novas tecnologias nos cursos pesquisados, mas em apenas um curso aconteceram discussões mais aprofundadas sobre aspectos de mídia-educação. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study has as purpose to investigate if there are media education elements and, if it is positive, how it would be developed in the continuing education courses oriented to the Physical Education teachers of the Federal District. In face of the current scenery where new technologies are increasingly present, it is relevant an investigation about referred courses, in order to evidence the reformulation needs of any aspects in the way they can be closer to the new teaching-learning process technologies. It is a qualitative research of descriptive-exploratory nature which is consisted of investigating the following continuing formation courses: “The paradigms of the Physical Education and its implications in the teaching-learning process” and “Education technologies: teaching and learning with the Information and Communication Technologies (ICT)”, both offered by the Education Department of Federal District by means of the Improvement School of the Education Professionals (EAPE) in a partnership with the Post-Graduation (specialization) in the Scholar Physical Education of the University of Brasilia (UNB). As instruments were performed observations, application of questionnaires, focus group and semi-structured interviews. The results conducted to the use of new technologies in the researched courses, but only in a course there were deeper discussions on the aspects media education.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaFeres Neto, AlfredoFagundes, Suéle Marques2011-05-31T15:33:18Z2011-05-31T15:33:18Z2011-05-312010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFAGUNDES, Suéle Marques. Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8142info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:33:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/8142Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:33:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação
title Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação
spellingShingle Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação
Fagundes, Suéle Marques
Professores de educação física
Educação física
title_short Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação
title_full Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação
title_fullStr Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação
title_full_unstemmed Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação
title_sort Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação
author Fagundes, Suéle Marques
author_facet Fagundes, Suéle Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feres Neto, Alfredo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Suéle Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de educação física
Educação física
topic Professores de educação física
Educação física
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-05-31T15:33:18Z
2011-05-31T15:33:18Z
2011-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FAGUNDES, Suéle Marques. Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8142
identifier_str_mv FAGUNDES, Suéle Marques. Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580887008444416