Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos : análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mundim, Juliana Viégas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28569
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400004
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa que apontam como uma abordagem de tema sociocientífico no ensino de ciências propicia aos alunos relacionarem conhecimento científico com situações de sua vivência. A experiência foi desenvolvida em aulas de ciências naturais de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. A abordagem temática visou explorar relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e foi desenvolvida seguindo orientações de adoção de situação de estudo e de temas geradores recomendadas na literatura de ensino de ciências. A análise dos dados sugere que estudantes que não estabeleciam vínculos entre conhecimento científico e o seu contexto de vida, passaram a perceber tal articulação após a introdução de um tema sociocientífico. Além disso, observou-se um maior interesse e participação dos alunos durante as aulas, acompanhados de uma maior compreensão do conteúdo científico explorado.
id UNB_813e872d1e5da545fb1eb49537019e65
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28569
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos : análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinarTeaching science in elementary school through social-scientific themes : analysis of a pedagogical practice towards overcoming disciplinary educationCiências (Ensino fundamental)Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)Este artigo apresenta resultados de pesquisa que apontam como uma abordagem de tema sociocientífico no ensino de ciências propicia aos alunos relacionarem conhecimento científico com situações de sua vivência. A experiência foi desenvolvida em aulas de ciências naturais de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. A abordagem temática visou explorar relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e foi desenvolvida seguindo orientações de adoção de situação de estudo e de temas geradores recomendadas na literatura de ensino de ciências. A análise dos dados sugere que estudantes que não estabeleciam vínculos entre conhecimento científico e o seu contexto de vida, passaram a perceber tal articulação após a introdução de um tema sociocientífico. Além disso, observou-se um maior interesse e participação dos alunos durante as aulas, acompanhados de uma maior compreensão do conteúdo científico explorado.This article presents research results which demonstrate how a socio-scientific thematic approach to science education provides students with a chance to relate scientific knowledge with everyday life. The lessons were conducted in natural science subjects in 8th grade group of a Distrito Federal public elementary school. The aim of the thematic approach was exploring STS (ScienceTechnology-Society) relationships. The lessons were carried out according to perspectives in the science education literature about study situations and generating themes. The analysis of the data suggests that students who did not establish connections between scientific knowledge and their living context began to realize that such connections existed after the introduction of a socio-scientific theme. Besides, a greater interest and participation of students during classes was noted; and a better understanding developed of the scientific content explored.Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-07T05:01:02Z2017-12-07T05:01:02Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMUNDIM, Juliana Viégas; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 18, n. 4, p. 787-802, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000400004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28569https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400004Ciência & Educação (Bauru) - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000400004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMundim, Juliana ViégasSantos, Wildson Luiz Pereira dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-18T15:35:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/28569Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-18T15:35:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos : análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
Teaching science in elementary school through social-scientific themes : analysis of a pedagogical practice towards overcoming disciplinary education
title Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos : análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
spellingShingle Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos : análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
Mundim, Juliana Viégas
Ciências (Ensino fundamental)
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
title_short Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos : análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
title_full Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos : análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
title_fullStr Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos : análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
title_full_unstemmed Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos : análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
title_sort Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos : análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
author Mundim, Juliana Viégas
author_facet Mundim, Juliana Viégas
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
author_role author
author2 Santos, Wildson Luiz Pereira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mundim, Juliana Viégas
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências (Ensino fundamental)
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
topic Ciências (Ensino fundamental)
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa que apontam como uma abordagem de tema sociocientífico no ensino de ciências propicia aos alunos relacionarem conhecimento científico com situações de sua vivência. A experiência foi desenvolvida em aulas de ciências naturais de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. A abordagem temática visou explorar relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e foi desenvolvida seguindo orientações de adoção de situação de estudo e de temas geradores recomendadas na literatura de ensino de ciências. A análise dos dados sugere que estudantes que não estabeleciam vínculos entre conhecimento científico e o seu contexto de vida, passaram a perceber tal articulação após a introdução de um tema sociocientífico. Além disso, observou-se um maior interesse e participação dos alunos durante as aulas, acompanhados de uma maior compreensão do conteúdo científico explorado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-12-07T05:01:02Z
2017-12-07T05:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUNDIM, Juliana Viégas; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 18, n. 4, p. 787-802, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000400004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28569
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400004
identifier_str_mv MUNDIM, Juliana Viégas; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 18, n. 4, p. 787-802, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000400004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28569
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508249753321472