Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelo Branco, Georgia Monique Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11976
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012.
id UNB_8176e3ae7183bba3280a12a598c51357
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11976
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunosQuímica - estudo e ensinoEducação ambientalCiência - experiências - ensino médioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012.Esta dissertação resulta de um trabalho que procurou investigar se, ao conduzir atividades de forma problematizadora para o 1º Ano do Ensino Médio, viabilizando o diálogo aluno-aluno e professor-aluno, oportuniza-se uma relação de curiosidade e de comprometimento dos discentes com a aprendizagem. A pesquisa foi fundamentada na Teoria Mediadora de Vigotski e foram elaboradas atividades experimentais problematizadoras como vídeos, debates, aulas expositivas e atividades demonstrativo-investigativas, desenvolvidas a partir de uma perspectiva ambiental com a temática do lixo. Essa temática possibilitou explorar vários conteúdos da Química, como a diferença entre fenômenos químicos e físicos, a exemplificação de material e substância, visualização de processos de separação de materiais, discussão de reações químicas, como a de combustão. Além disso, discutiram-se questões de interesse social, como sustentabilidade e reaproveitamento, cujo desfecho foi a produção de papel reciclado e uma campanha de sensibilização para o não desperdício. A adoção de tais atividades, nas aulas de laboratório, teve como objetivo instigar e dar suporte ao aluno para estimulá-lo a refletir e a participar das atividades e discussões em sala. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e apontam que a condução das atividades de forma problematizadora foi favorável, pois se evidenciou maior participação discente nas aulas, bem como demonstrou sua capacidade de reflexão, argumentação e ressignificação, características da relação dialógica. O material didático elaborado e utilizado nesse trabalho compõe a proposição didática e encontra-se no apêndice dessa dissertação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work results from a study that investigated whether, when conducting problem – based activities with students in the first year of High School, and allowing the dialogue between student-student and student-teacher, there is room for the students´ relationship of curiosity and commitment with learning. This research was based on Vygotsky's Theory of Mediation and problem-based experimental activities were prepared such as videos, debates, lectures and investigative, demonstrative activities, developed from an environmental perspective using trash as the main theme. This topic allowed the investigation of various Chemistry contents, such as the difference between a chemical and physical phenomenon, the exemplification of material and substance, the visualization process of material separation, and the discussion of chemical reactions, such as combustion. In addition, social concern issues such as sustainability and the reuse of materials were discussed and the outcome was the production of recycled paper and a public awareness campaign to prevent waste. The adoption of such activities in lab classes aimed at instigating and giving students support as to encourage them to reflect and participate in activities and classroom discussions. The data was analyzed qualitatively and it shows that the conduct of problem-based activities was favorable, showing greater student participation in the classroom, and demonstrating their capacity for reflection, discussion and redefinition, characteristics of a dialogic relationship. The educational material developed and used in this work comprises the didactic proposition and it is included in the Appendix of this dissertation.Baptista, Joice de AguiarCastelo Branco, Georgia Monique Rodrigues2013-01-29T11:28:52Z2013-01-29T11:28:52Z2013-01-292012-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTELO BRANCO, Georgia Monique Rodrigues. Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora: oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos. 2012. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11976info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/11976Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos
title Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos
spellingShingle Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos
Castelo Branco, Georgia Monique Rodrigues
Química - estudo e ensino
Educação ambiental
Ciência - experiências - ensino médio
title_short Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos
title_full Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos
title_fullStr Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos
title_full_unstemmed Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos
title_sort Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos
author Castelo Branco, Georgia Monique Rodrigues
author_facet Castelo Branco, Georgia Monique Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Joice de Aguiar
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelo Branco, Georgia Monique Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino
Educação ambiental
Ciência - experiências - ensino médio
topic Química - estudo e ensino
Educação ambiental
Ciência - experiências - ensino médio
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-27
2013-01-29T11:28:52Z
2013-01-29T11:28:52Z
2013-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTELO BRANCO, Georgia Monique Rodrigues. Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora: oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos. 2012. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11976
identifier_str_mv CASTELO BRANCO, Georgia Monique Rodrigues. Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora: oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos. 2012. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580843608932352