Experimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Suzana de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9037
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biologicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2010.
id UNB_d64443cd8fb366994b19bad19f7aa77c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9037
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Experimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicasCiências - estudo e ensinoCiência - experiências - biologiaPrática de ensino - química experimental - físicaDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biologicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2010.Este trabalho tem por objetivo investigar a importância do uso das atividades experimentais em contexto e condições reais do ensino de ciências no nível fundamental II. A perspectiva foi pensar tal prática como uma abordagem de ensino que se condiciona mais à natureza epistemológica do conhecimento do que a fatores contextuais e institucionais. A partir da reflexão na ação, emergiu as concepções acerca da natureza da ciência e do ensino experimental, destacando-se em relação às atividades experimentais, o papel que desempenham, as contribuições no processo de ensino-aprendizagem, os desafios a serem enfrentados e os equívocos relacionados. Apresenta-se uma alternativa, contrapondo-se ao tipo de atividade antes utilizada, agora baseada na problematização, com intuito de tornar as atividades dialógicas na perspectiva de Paulo Freire. Foram propostas atividades problematizadas, abordando os temas água e ar para estudantes do 6º ano do ensino fundamental II, com metodologia que instigou a busca de soluções através das ações, das reflexões e do diálogo. Esta proposta promoveu a participação dos alunos propondo explicações para os fenômenos estudados, permitiu a modificação e/ou reelaboração de ideias e pontos de vistas e estabeleceu conexões entre os saberes cotidianos e científicos. Desta forma, transformou-se o contexto de sala de aula em palco de aprendizagens para alunos e professora, em que todos foram igualmente sujeitos no processo. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of the present study was to investigate the importance of using experimental activities in the context and real situations of science teaching in Junior High School. The perspective was to think of such practice as a teaching approach that is more conditioned to the epistemological aspect of knowledge than to the contextual and institutional aspects. Ideas about the nature of science and experimental education emerged from the results of the research study, especially regarding experimental activities and their role, contributions to the teaching and learning process, the challenges that must be faced, and related misconceptions. An activity opposite to the type of activity previously used was presented. This alternative was based on questioning with the intention of producing activities in the dialogue-related perspective of Paulo Freire. Activities with the problem format, which addressed the subjects of water and air, were proposed to 6th grade students. This method instigated the students to search for solutions through actions, discussions and dialogue and also instigated their participation in proposing explanations for the studied phenomena, allowing the modification and/or re-elaboration of ideas and points of view and the establishment of connections between everyday and scientific knowledge. Therefore, the classroom context was modified into a stage for the learning of students and teachers, who were equals in this process.Baptista, Joice de AguiarGuedes, Suzana de Souza2011-07-13T20:37:16Z2011-07-13T20:37:16Z2011-07-132010-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUEDES, Suzana de Souza. Experimentação no ensino de ciências: atividades problematizadas e interação dialógicas. 2010. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9037info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/9037Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicas
title Experimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicas
spellingShingle Experimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicas
Guedes, Suzana de Souza
Ciências - estudo e ensino
Ciência - experiências - biologia
Prática de ensino - química experimental - física
title_short Experimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicas
title_full Experimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicas
title_fullStr Experimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicas
title_full_unstemmed Experimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicas
title_sort Experimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicas
author Guedes, Suzana de Souza
author_facet Guedes, Suzana de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Joice de Aguiar
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Suzana de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - estudo e ensino
Ciência - experiências - biologia
Prática de ensino - química experimental - física
topic Ciências - estudo e ensino
Ciência - experiências - biologia
Prática de ensino - química experimental - física
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biologicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-29
2011-07-13T20:37:16Z
2011-07-13T20:37:16Z
2011-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUEDES, Suzana de Souza. Experimentação no ensino de ciências: atividades problematizadas e interação dialógicas. 2010. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9037
identifier_str_mv GUEDES, Suzana de Souza. Experimentação no ensino de ciências: atividades problematizadas e interação dialógicas. 2010. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580921178390528