O feedback da avaliação no processo de inclusão, ensino e aprendizagem da matemática de estudantes com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49344 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
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O feedback da avaliação no processo de inclusão, ensino e aprendizagem da matemática de estudantes com transtorno do espectro autistaTranstorno do Espectro AutistaAprendizagemMatemática - estudo e ensinoAvaliação educacionalDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.Diante da necessidade de romper com uma avaliação de caráter classificatório, excludente e meritocrático, a pesquisa proposta justifica-se sob uma perspectiva de avaliação formativa, que pode utilizar o feedback para apontar caminhos que, por meio do diálogo, promovam um processo reflexivo em prol da melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática, buscando uma abordagem inclusiva. Nesse contexto, o presente estudo, aparentemente seminal em âmbito local, aborda o tema do feedback no contexto da Matemática e autismo, com o objetivo de analisar em que medida o feedback utilizado nas estratégias de avaliação por uma professora de uma Sala de Recursos Generalista (SRG) e por uma professora de Sala de Aula Regular (SAR) do 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Distrito Federal brasileiro pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A dissertação, estruturada no formato Multipaper, teve o objetivo geral subsidiado se pelos objetivos de cada artigo: (i) identificar continuidades e rupturas nas normativas das práticas avaliativas brasileiras entre os séculos XVI e XXI, bem como investigar o papel do feedback nesse contexto; (ii) identificar a literatura brasileira que aborda especificamente o feedback no contexto do processo de ensino e aprendizagem da Matemática e a inclusão de estudantes com TEA no período de 2012 a 2021; (iii) analisar a percepção de duas professoras sobre avaliação e feedback nesse contexto; (iv) caracterizar as práticas de feedback dessas duas professoras para um mesmo estudante com TEA na SAR e SRG. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho exploratório, utilizando como estratégia o estudo de caso. Quanto aos procedimentos e instrumentos utilizados para alcançar o objetivo geral da dissertação, e de acordo com as especificidades de cada artigo, foram empregadas revisão bibliográfica e sistemática, pesquisa historiográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com as professoras desses dois espaços, além de pesquisa de campo com observação na sala de aula regular e nos atendimentos na sala de recurso. A pesquisa evidenciou escassez de estudos sobre feedback na literatura brasileira, principalmente envolvendo TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou se, nas normativas nacionais e locais, uma ênfase à importância e ao uso da avaliação formativa e do feedback, como medida de ruptura com práticas avaliativas e de feedback não formais presentes em documentos da educação jesuítica e comeniana. Esse enfoque também emergiu nas práticas pesquisadas, uma vez que a percepção das professoras sinaliza a avaliação como indissociável do processo pedagógico. Elas enfatizaram a importância de ser flexível, adaptável, contínua, processual, dialógica e centrada em aspectos qualitativos, evitando qualquer caráter punitivo e classificatório. O feedback é valorizado em uma dimensão afetiva, com ênfase motivacional, que ressignifica erros em oportunidades de aprendizado e promove o protagonismo estudantil, além de servir como recurso para reorganização do trabalho pedagógico. Evidenciam-se, assim, rupturas com a exclusão branda dos estudantes com TEA. Os desafios identificados incluem indícios de práticas avaliativas espontâneas e equívocos quanto às funções da avaliação, ao rigor e aos instrumentos referentes à avaliação formativa, provavelmente decorrentes de lacunas na formação docente, do elevado número de estudantes por turma, da alta rotatividade de professores e de lacunas quanto a estratégias de feed up e feed forward. Apesar das práticas caracterizarem se por uma elevada ênfase em feedbacks avaliativos de aprovação, com foco na pessoa do estudante em detrimento de serem descritivos nos níveis da tarefa e do processo, e em fomento à regulação, explorando as causas e natureza do erro de forma dialogante e indicando caminhos para avançar, observa-se a ausência de feedbacks punitivos, a disposição para a reflexão crítica e proativa, a valorização do protagonismo estudantil e a percepção de que todos podem aprender. Esses aspectos emergem como pontos fortes no processo de ensino e aprendizagem e inclusão do estudante com TEA. Isso sugere um movimento promissor em direção a uma cultura de feedback mais interativa, reflexiva e de ruptura com práticas unidirecionais, classificatórias e excludentes. No entanto, o estudo conclui ressaltando a necessidade de aprofundar a discussão sobre características, variáveis e elementos importantes na estruturação de feedback formativo, tanto em diretrizes avaliativas locais quanto na formação docente. Isso é crucial para superar os obstáculos à efetivação de uma prática avaliativa na perspectiva da educação Matemática inclusiva. Como contribuição para o contexto, atendendo ao requisito de produto educacional, ao longo do Mestrado foram publicados três artigos e dois capítulos de livros com os resultados parciais do estudo, abordando a temática do feedback.Faced with the need to break away from a classificatory and exclusionary and meritocratic evaluation, the proposed research is justified from a formative assessment perspective, which can benefit from feedback to point out paths that, through dialogue, promote a reflective process towards the improvement of teaching and learning mathematics, seeking an inclusive approach. In this context, the present study, apparently seminal at a local level, addresses the theme of feedback in the context of mathematics and autism, aiming to analyze to what extent the feedback used in assessment strategies by a teacher in a Generalist Resource Room (GRR) and by a teacher in a Regular Classroom (RC) of the 1st year of Elementary School in a Brazilian Federal District public school. This can contribute to the teaching-learning process of mathematics and the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). This master thesis, structured in the Multipaper format, has its overarching objective informed by the objectives of each article: (i) to identify continuities and ruptures in the norms of Brazilian evaluative practices between the 16th and 21st centuries, as well as to investigate the role of feedback in this context; (ii) to identify Brazilian literature specifically addressing feedback in the context of the teaching-learning process of mathematics and the inclusion of students with ASD from 2012 to 2021; (iii) to analyze the perception of two teachers on evaluation and feedback topics in this context; (iv) to characterize the feedback practices of these two teachers for the same student with ASD in the RC and GRR. This is a qualitative research with an exploratory approach, based on a case study strategy. Regarding the procedures and instruments used to achieve the overall objective of the master thesis, and according to the specifics of each article, the following information media have been employed: bibliographic and systematic review, historiographic research, documentary research, semistructured interviews with the teachers in these two spaces, as well as field research with observation in the regular classroom and in the resource room sessions. The research reveales a scarcity of studies on feedback in the Brazilian literature, especially involving ASD in the early years of Elementary School. It has been observed, in both national and local regulations, an emphasis on the importance and use of formative assessment and feedback, as a measure to break away from non-formal evaluative practices and feedback found in Jesuit and Comenian education documents. This focus also appears in the researched practices as the perception indicated assessment of the teachers as inseparable from the pedagogical process. They emphasized the importance of being flexible and adaptable and continuous and procedural and dialogical and centered on qualitative aspects, avoiding any punitive and classificatory character. Feedback is graded in an affective dimension, with motivational emphasis, which redefines errors as learning opportunities and promotes student protagonism, serving as a resource for reorganizing pedagogical work. Thus, ruptures with the mild exclusion of students with ASD are evident. The challenges identified include signs of spontaneous evaluative practices and misconceptions regarding the functions of assessment, rigor, and instruments related to formative assessment, likely resulting from gaps in teacher training, high student-to-teacher ratios, high teacher turnover, and gaps in both feed-up and feed-forward strategies. Despite the practices being characterized by a high emphasis on approval-focused evaluative feedback, focusing on the student as a person at the expense of being descriptive at both the task and process levels, and on fostering regulation, exploring both the causes and nature of mistakes in a dialogical manner and indicating paths for advancement, the absence of punitive feedback, the willingness for critical and proactive reflection, the appreciation of student protagonism, and the perception that everyone can learn are observed. These aspects emerge as strengths in the teaching-learning process and inclusion of students with ASD. This suggests a promising movement towards a more interactive and reflective culture of feedback, breaking away from unidirectional, classificatory and exclusionary practices. However, the study concludes by highlighting the need to deepen the discussion about characteristics, variables, and important elements in structuring formative feedback, both in local assessment guidelines and in teacher training. This is crucial for overcoming obstacles to the implementation of evaluative practice from the perspective of inclusive mathematics education. As a contribution to the context, meeting the requirement for an educational product, throughout the Master's program, three articles and two book chapters have been published with partial results of the study, addressing the theme of feedback.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalMoreira, Geraldo EustáquioCruz, Francerly Cardoso da2024-07-30T18:56:05Z2024-07-30T18:56:05Z2024-07-302024-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, Francerly Cardoso da. O feedback da avaliação no processo de inclusão, ensino e aprendizagem da matemática de estudantes com transtorno do espectro autista. 2024. 261 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-30T18:56:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/49344Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-30T18:56:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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