Autoavaliação : uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patrícia Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Germana Henriques Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31620
Resumo: Trata-se de analisar a inserção de conceitos cognitivos e metacognitivos no ensino de Tradução e, de analisar a questão da autoavaliação dos aprendizes. Por meio da apreciação das abordagens propostas por Adriana Pagano, Célia Magalhães e Fábio Alves (POSLIN/UFMG) e Álvaro Echeverri, professor da Universidade de Montreal – Canadá, intenta-se compreender o uso da autoavaliação pelos tradutores em formação. Ao realizar a análise de ALVES, MAGALHÃES e PAGANO (2003), bem como a de ECHEVERRI (2008), percebe-se que ambas tocam pontos análogos, de onde se pode concluir que a autoavaliação se faz necessária para o sucesso da prática, processo e produto tradutório, bem como para o processo de ensino-aprendizagem de Tradução, sendo um fator discutido nas abordagens apresentadas, ainda que se necessite de um maior aprofundamento.
id UNB_836ccb8cd812dade87c40996d57c7203
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31620
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Autoavaliação : uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de traduçãoSelf-assessment : a constant on cognitive and metacognitive approaches in translation trainingTradução e interpretação - estudo e ensinoCogniçãoTrata-se de analisar a inserção de conceitos cognitivos e metacognitivos no ensino de Tradução e, de analisar a questão da autoavaliação dos aprendizes. Por meio da apreciação das abordagens propostas por Adriana Pagano, Célia Magalhães e Fábio Alves (POSLIN/UFMG) e Álvaro Echeverri, professor da Universidade de Montreal – Canadá, intenta-se compreender o uso da autoavaliação pelos tradutores em formação. Ao realizar a análise de ALVES, MAGALHÃES e PAGANO (2003), bem como a de ECHEVERRI (2008), percebe-se que ambas tocam pontos análogos, de onde se pode concluir que a autoavaliação se faz necessária para o sucesso da prática, processo e produto tradutório, bem como para o processo de ensino-aprendizagem de Tradução, sendo um fator discutido nas abordagens apresentadas, ainda que se necessite de um maior aprofundamento.This paper aims to analyze the presence of cognitive and metacognitive concepts on translation training and to analyze students’ self-assessment. By means of the assessment of the approaches proposed by Adriana Pagano, Celia Magalhães and Fabio Alves, Professors at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), and Álvaro Echeverri, Professor at the University of Montreal, Canada, we will seek to understand the use of self-assessment by translators in training. While analyzing ALVES, MAGALHÃES and PAGANO (2003) and ECHEVERRI (2008), we noticed that both methods have similar points, for this reason, we can conclude that self-assessment is necessary for successful practice, process and translational product, as well as the learning-teaching process in translation training, which is a factor debated in both presented approaches. Although, learning-teaching process in translation training still requires further studies.Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) - Universidade de Brasília (UnB)2018-04-11T12:25:18Z2018-04-11T12:25:18Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Patrícia Rodrigues; SOUSA, Germana Henriques Pereira de. Autoavaliação: uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução. Belas Infiéis, Brasília, v. 4, n. 2, p. 97-114, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/16496/11757>. Acesso em: 10 abr. 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31620Belas Infiéis - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/16496/11757. Acesso em: 10 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Patrícia RodriguesSousa, Germana Henriques Pereira deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/31620Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoavaliação : uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução
Self-assessment : a constant on cognitive and metacognitive approaches in translation training
title Autoavaliação : uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução
spellingShingle Autoavaliação : uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução
Costa, Patrícia Rodrigues
Tradução e interpretação - estudo e ensino
Cognição
title_short Autoavaliação : uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução
title_full Autoavaliação : uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução
title_fullStr Autoavaliação : uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução
title_full_unstemmed Autoavaliação : uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução
title_sort Autoavaliação : uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução
author Costa, Patrícia Rodrigues
author_facet Costa, Patrícia Rodrigues
Sousa, Germana Henriques Pereira de
author_role author
author2 Sousa, Germana Henriques Pereira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patrícia Rodrigues
Sousa, Germana Henriques Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Tradução e interpretação - estudo e ensino
Cognição
topic Tradução e interpretação - estudo e ensino
Cognição
description Trata-se de analisar a inserção de conceitos cognitivos e metacognitivos no ensino de Tradução e, de analisar a questão da autoavaliação dos aprendizes. Por meio da apreciação das abordagens propostas por Adriana Pagano, Célia Magalhães e Fábio Alves (POSLIN/UFMG) e Álvaro Echeverri, professor da Universidade de Montreal – Canadá, intenta-se compreender o uso da autoavaliação pelos tradutores em formação. Ao realizar a análise de ALVES, MAGALHÃES e PAGANO (2003), bem como a de ECHEVERRI (2008), percebe-se que ambas tocam pontos análogos, de onde se pode concluir que a autoavaliação se faz necessária para o sucesso da prática, processo e produto tradutório, bem como para o processo de ensino-aprendizagem de Tradução, sendo um fator discutido nas abordagens apresentadas, ainda que se necessite de um maior aprofundamento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-04-11T12:25:18Z
2018-04-11T12:25:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Patrícia Rodrigues; SOUSA, Germana Henriques Pereira de. Autoavaliação: uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução. Belas Infiéis, Brasília, v. 4, n. 2, p. 97-114, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/16496/11757>. Acesso em: 10 abr. 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31620
identifier_str_mv COSTA, Patrícia Rodrigues; SOUSA, Germana Henriques Pereira de. Autoavaliação: uma constante nas abordagens cognitiva e metacognitiva no ensino de tradução. Belas Infiéis, Brasília, v. 4, n. 2, p. 97-114, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/16496/11757>. Acesso em: 10 abr. 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) - Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) - Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580704678903808