Práticas pedagógicas e fortalecimento da identidade da juventude camponesa : reflexões sobre as contribuições do programa Residência Agrária Jovem da UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adriana Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38727
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
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spelling Práticas pedagógicas e fortalecimento da identidade da juventude camponesa : reflexões sobre as contribuições do programa Residência Agrária Jovem da UnBEducação do campoResidência Agrária Jovem (RAJ)ProtagonismoJuventudeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.Esta pesquisa tem como objetivo explicitar as experiências do RAJ, Programa Residência Agrária Jovem - UnB (2015-2017), projeto intitulado “Educação do Campo e Juventude Rural: formação profissional e social a partir das matrizes formativas, associativas, cooperativas, artísticas, culturais e da comunicação no campo”, sendo a Faculdade da Universidade de Brasília em Planaltina (FUP) a proponente. O curso foi realizado em parceria com movimentos sociais do campo do Distrito Federal e Entorno, e organizações das comunidades tradicionais do território quilombola Kalunga de Cavalcante/GO, para atender ao seu público, jovens entre 15 e 29 anos que estavam cursando ou já houvessem concluído o Ensino Médio. A formação ocorreu nos tempos formativos da Pedagogia da Alternância (Tempo Universidade e Tempo Comunidade), em que se articula teoria e prática, apresentando a importância dos espaços formativos para além da sala de aula, inserida na realidade dos sujeitos, em suas comunidades e em seus territórios, possibilitando a atuação da universidade como mediadora das ações protagonizadas pelos jovens por meio dos projetos de intervenções no campo cultural, político e social. O locus da pesquisa foi o Núcleo Territorial de Planaltina, e os três sujeitos participantes são de duas áreas de Reforma Agrária, que seguem o percurso formativo graduando-se na Licenciatura em Educação do Campo. Expomos reflexões sobre as práticas pedagógicas utilizadas com base nos processos formativos da Educação do Campo, que visam a uma formação humana em amplas dimensões e que contribuíram com o fortalecimento das identidades da juventude camponesa. A abordagem utilizada é a teoria do conhecimento do materialismo histórico dialético, pela diversidade de ações promovidas. Foram utilizadas as técnicas do método qualitativo, como entrevistas semiestruturadas, roda de conversa, análises documentais e das falas dos jovens. Para fazer este registro e compreender a complexidade das dimensões formativas e educativas, são apresentadas algumas ações formativas para a juventude camponesa que antecederam o RAJ no Distrito Federal e Entorno, como a Especialização em Residência Agrária. A construção e implementação do Residência Agrária Jovem foi conduzida coletivamente com o protagonismo dos sujeitos em formação. Como referencial teórico, ancoramo-nos em Molina (2012), Caldart (2010), Fernandes (2008), Molina e Sá (2011), Pistrak (2009), Vásquez (2007), entre outros.This research aims to explain the experiences of the Young Agrarian Residence Program - UnB (2015 - 2017), project entitled: “Education of the Countryside and Rural Youth: professional and social formation from the formative, associative, cooperative, artistic- cultural matrices and communication in the field ”, affectionately called RAJ, being the Faculty of the University of Brasília in Planaltina - FUP proposing, the course was carried out in partnership with social movements from the countryside of the Federal District and Surroundings, and organizations from the traditional communities of the quilombola territory (Kalunga) from Cavalcante/GO, to serve its audience, young people between 15 and 29 years old who were studying or had already completed high school. The training took place in the formative times of Pedagogy in Alternation, University Time and Community Time, in which it articulates theory and practice, presenting the importance of formative spaces, beyond the classroom, inserted in the reality of the subjects, in their communities and in their territories, making it possible for the university to act as a mediator of actions carried out by young people, through intervention projects in the cultural, political and social fields. The locus of the research took place in the Territorial Nucleus of Planaltina. And the three participating subjects are from two areas of Agrarian Reform, who follow the formative path by graduating from the Rural Education Degree. We expose reflections on the pedagogical practices used, based on the formative processes of Rural Education that aim at a broad human formation, and that contributed to the strengthening of the identities of the peasant youth. The approach used is the theory of knowledge of historical dialectical materialism, due to the diversity of actions promoted. The techniques of the qualitative method were used, such as semi-structured interviews, conversation circles, documentary analyzes and the speeches of the young people. In order to make this record and understand the complexity of the formative and educational dimensions, some training actions are presented for peasant youth that preceded the RAJ in the Federal District and Surroundings, the Residência Agrária Especialização. The construction and implementation of the Youth Residency conducted collectively with the protagonism of the subjects in training. As a theoretical reference we are anchored in: Molina (2012), Caldart (2010), Fernandes (2008), Molina and Sá (2011), Pistrak (2009) Vásquez (2007) among others.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMolina, Mônica CastagnaSouza, Adriana Fernandes2020-07-02T10:17:39Z2020-07-02T10:17:39Z2020-07-022019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Adriana Fernandes. Práticas pedagógicas e fortalecimento da identidade da juventude camponesa: reflexões sobre as contribuições do programa Residência Agrária Jovem da UnB. 2019. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38727A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:49:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/38727Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:49:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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