O protagonismo jovem como agente de transformação social na Associação Articulação de Juventude Camponesa AJC.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Raiana Domingos Bezerra da.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35854
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o protagonismo jovem como agente de transformação social a partir do nosso envolvimento com os movimentos sociais de forma direta com a Associação Articulação de Juventude Camponesa – AJC, afim de compreender a importância do protagonismo a partir de iniciativas lideradas por jovens, nas comunidades campesinas acompanhadas pela associação, afim de refletir sobre o protagonismo enquanto ação educativa e entender os desafios enfrentados pela juventude. Assim, a metodologia para nossa pesquisa foi qualitativa de cunho descritivo procurando nos aproximar do objeto da pesquisa, através da entrevista com jovens protagonistas da AJC, utilizando questionário semiestruturado. Para a fundamentação teórica nos baseamos em Silva (2015), Costa (2006), Souza (2009), Groppo (2017). Acerca do debate sobre a Educação e Juventude do campo trouxemos Silva (2006), (2007), Caldart (2009), Castro (2012), (2009), Freire (2005), Gohn (2010), Arroyo (2007) e outros. Dessa forma, procuramos reconhecer e valorizar as contribuições dos jovens para a sociedade, como também as possibilidades de se fazer educação. Os resultados da pesquisa foram considerados satisfatórios, onde analisamos a importância da contribuição do público jovem na busca por políticas sociais e de direito. Observamos que a juventude ainda sofre para ter credibilidade, mas, suas ações têm dado visibilidade a mobilização incessante principalmente no ramo da educação, resultando na autonomia e no protagonismo jovem. Concluímos que a temática tem relevância no campo acadêmico e precisa ser mais evidenciada, principalmente no que diz respeitos a juventude do campo.
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Assim, a metodologia para nossa pesquisa foi qualitativa de cunho descritivo procurando nos aproximar do objeto da pesquisa, através da entrevista com jovens protagonistas da AJC, utilizando questionário semiestruturado. Para a fundamentação teórica nos baseamos em Silva (2015), Costa (2006), Souza (2009), Groppo (2017). Acerca do debate sobre a Educação e Juventude do campo trouxemos Silva (2006), (2007), Caldart (2009), Castro (2012), (2009), Freire (2005), Gohn (2010), Arroyo (2007) e outros. Dessa forma, procuramos reconhecer e valorizar as contribuições dos jovens para a sociedade, como também as possibilidades de se fazer educação. Os resultados da pesquisa foram considerados satisfatórios, onde analisamos a importância da contribuição do público jovem na busca por políticas sociais e de direito. Observamos que a juventude ainda sofre para ter credibilidade, mas, suas ações têm dado visibilidade a mobilização incessante principalmente no ramo da educação, resultando na autonomia e no protagonismo jovem. Concluímos que a temática tem relevância no campo acadêmico e precisa ser mais evidenciada, principalmente no que diz respeitos a juventude do campo.The aim of this work is to present a study on youth protagonism as an agent of social transformation based on our involvement with social movements, directly with the Articulation of Peasant Youth Association (AJC), in order to understand the importance of protagonism based on initiatives led by young people in the rural communities accompanied by the association, to reflect on protagonism as an educational action and to understand the challenges faced by young people. Thus, the methodology for our research was qualitative and descriptive, seeking to get closer to the object of the research through interviews with young protagonists of the AJC, using a semi-structured questionnaire. The theoretical basis was based on Silva (2015), Costa (2006), Souza (2009) and Groppo (2017). Regarding the debate on Education and Youth in the countryside, we brought Silva (2006), (2007), Caldart (2009), Castro (2012), (2009), Freire (2005), Gohn (2010), Arroyo (2007) and others. In this way, we sought to recognize and value young people's contributions to society, as well as the possibilities for education. The results of the research were considered satisfactory, as we analyzed the importance of the contribution of young people in the search for social policies and rights. We observed that young people are still struggling to gain credibility, but their actions have given visibility to incessant mobilization, especially in the field of education, resulting in young people's autonomy and protagonism. We conclude that the issue is relevant in the academic field and needs to be highlighted more, especially with regard to rural youth.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.ESTRELA, K. A. D. F.http://lattes.cnpq.br/1519251814604018FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.FARIAS, T. J. V.SANTOS, Marinalva Valdevino dos.SANTOS, M. V.SILVA, Raiana Domingos Bezerra da.2024-05-092024-06-03T12:08:09Z2024-06-032024-06-03T12:08:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35854SILVA, Raiana Domingos Bezerra da. O protagonismo jovem como agente de transformação social na Associação Articulação de Juventude Camponesa AJC. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-03T13:17:36Zoai:localhost:riufcg/35854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-03T13:17:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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