Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Víthor Rosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Iglesias, Fabio, Melo, Izabella Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33532
http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413
Resumo: Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social.
id UNB_84a4143d08e713fdcf0a2e9dbaa6f625
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33532
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoalTo apologize : categories and effects on three types of interpersonal relationshipsPedir disculpas : categorías y efectos en tres tipos de relacionamiento interpersonalRelações humanasAtribuição de causalidadeEmbora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social.Despite the fact that apologies are seen as mechanisms of impression management in psychology, little is known about the dynamics of offering them (not only receiving) in different types of interpersonal relationships. Experimental apology scenarios in three independent conditions (interacting with a family member, a close friend, or a romantic partner) were responded by 239 participants, followed by measures of plausibility, responsibility and emotion, as well as Miller’s Social Intimacy Scale. Four major categories were found and tested in their associations with the interpersonal relationships. Apologies to family members showed external or internal causes, while the ones offered to romantic partners involved internal causes or reparation, and the ones offered to friends involved moral disengagement or external causes. No differences were found in responsibility, plausibility, and emotion. The role of apology for preventing interpersonal conflicts and the impact of situational and dispositional variables on social justification processes are discussed.Aunque el hecho de pedir disculpas sea tratado como un mecanismo de administración de impresiones en psicología, todavía se conoce poco sobre la dinámica de ofrecer las disculpas (y no sólo de recibirlas), en diferentes tipos de relacionamiento interpersonal. Escenarios experimentales para pedir disculpas, con tres condiciones independientes, (interactuando con pariente íntimo, amigo íntimo o una pareja) fueron respondidos por 239 participantes seguidos por medidas de plausibilidad, responsabilidad y emoción, así como la Escala de Intimidad Social de Miller. Cuatro categorías principales fueron identificadas y testadas con las asociaciones en los relacionamientos. Disculpas ofrecidas a familiares mostraron causas externas o internas, mientras las ofrecidas a la pareja mostraron causas internas o de reparación, y las ofrecidas a amigos mostraron desajuste moral o causas externas. No fueron encontradas diferencias en los juicios de responsabilidad, plausibilidad, y emoción. Se discute tanto el papel de las disculpas para la prevención de conflictos interpersonales, como el impacto de variables situacionales y dispuestas en procesos de justificación social.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2019-01-02T13:53:20Z2019-01-02T13:53:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANCO, Víthor Rosa; IGLESIAS, Fabio; MELO, Izabella Rodrigues. Pedir desculpas: categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 4, p. 741-750, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33532http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Víthor RosaIglesias, FabioMelo, Izabella Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/33532Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal
To apologize : categories and effects on three types of interpersonal relationships
Pedir disculpas : categorías y efectos en tres tipos de relacionamiento interpersonal
title Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal
spellingShingle Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal
Franco, Víthor Rosa
Relações humanas
Atribuição de causalidade
title_short Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal
title_full Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal
title_fullStr Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal
title_full_unstemmed Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal
title_sort Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal
author Franco, Víthor Rosa
author_facet Franco, Víthor Rosa
Iglesias, Fabio
Melo, Izabella Rodrigues
author_role author
author2 Iglesias, Fabio
Melo, Izabella Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Víthor Rosa
Iglesias, Fabio
Melo, Izabella Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Relações humanas
Atribuição de causalidade
topic Relações humanas
Atribuição de causalidade
description Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:53:20Z
2019-01-02T13:53:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCO, Víthor Rosa; IGLESIAS, Fabio; MELO, Izabella Rodrigues. Pedir desculpas: categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 4, p. 741-750, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33532
http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413
identifier_str_mv FRANCO, Víthor Rosa; IGLESIAS, Fabio; MELO, Izabella Rodrigues. Pedir desculpas: categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 4, p. 741-750, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33532
http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580868581818368