Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33532 http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413 |
Resumo: | Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social. |
id |
UNB_84a4143d08e713fdcf0a2e9dbaa6f625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33532 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoalTo apologize : categories and effects on three types of interpersonal relationshipsPedir disculpas : categorías y efectos en tres tipos de relacionamiento interpersonalRelações humanasAtribuição de causalidadeEmbora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social.Despite the fact that apologies are seen as mechanisms of impression management in psychology, little is known about the dynamics of offering them (not only receiving) in different types of interpersonal relationships. Experimental apology scenarios in three independent conditions (interacting with a family member, a close friend, or a romantic partner) were responded by 239 participants, followed by measures of plausibility, responsibility and emotion, as well as Miller’s Social Intimacy Scale. Four major categories were found and tested in their associations with the interpersonal relationships. Apologies to family members showed external or internal causes, while the ones offered to romantic partners involved internal causes or reparation, and the ones offered to friends involved moral disengagement or external causes. No differences were found in responsibility, plausibility, and emotion. The role of apology for preventing interpersonal conflicts and the impact of situational and dispositional variables on social justification processes are discussed.Aunque el hecho de pedir disculpas sea tratado como un mecanismo de administración de impresiones en psicología, todavía se conoce poco sobre la dinámica de ofrecer las disculpas (y no sólo de recibirlas), en diferentes tipos de relacionamiento interpersonal. Escenarios experimentales para pedir disculpas, con tres condiciones independientes, (interactuando con pariente íntimo, amigo íntimo o una pareja) fueron respondidos por 239 participantes seguidos por medidas de plausibilidad, responsabilidad y emoción, así como la Escala de Intimidad Social de Miller. Cuatro categorías principales fueron identificadas y testadas con las asociaciones en los relacionamientos. Disculpas ofrecidas a familiares mostraron causas externas o internas, mientras las ofrecidas a la pareja mostraron causas internas o de reparación, y las ofrecidas a amigos mostraron desajuste moral o causas externas. No fueron encontradas diferencias en los juicios de responsabilidad, plausibilidad, y emoción. Se discute tanto el papel de las disculpas para la prevención de conflictos interpersonales, como el impacto de variables situacionales y dispuestas en procesos de justificación social.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2019-01-02T13:53:20Z2019-01-02T13:53:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANCO, Víthor Rosa; IGLESIAS, Fabio; MELO, Izabella Rodrigues. Pedir desculpas: categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 4, p. 741-750, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33532http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Víthor RosaIglesias, FabioMelo, Izabella Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/33532Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal To apologize : categories and effects on three types of interpersonal relationships Pedir disculpas : categorías y efectos en tres tipos de relacionamiento interpersonal |
title |
Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal |
spellingShingle |
Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal Franco, Víthor Rosa Relações humanas Atribuição de causalidade |
title_short |
Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal |
title_full |
Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal |
title_fullStr |
Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal |
title_full_unstemmed |
Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal |
title_sort |
Pedir desculpas : categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal |
author |
Franco, Víthor Rosa |
author_facet |
Franco, Víthor Rosa Iglesias, Fabio Melo, Izabella Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Iglesias, Fabio Melo, Izabella Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Víthor Rosa Iglesias, Fabio Melo, Izabella Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações humanas Atribuição de causalidade |
topic |
Relações humanas Atribuição de causalidade |
description |
Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:53:20Z 2019-01-02T13:53:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANCO, Víthor Rosa; IGLESIAS, Fabio; MELO, Izabella Rodrigues. Pedir desculpas: categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 4, p. 741-750, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33532 http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413 |
identifier_str_mv |
FRANCO, Víthor Rosa; IGLESIAS, Fabio; MELO, Izabella Rodrigues. Pedir desculpas: categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 4, p. 741-750, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33532 http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580868581818368 |