Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco,Víthor Rosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Iglesias,Fabio, Melo,Izabella Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014
Resumo: Resumo Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social.
id USF-1_462ebce6b8e289754f2d8454c3a7795c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712018000400014
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoaldesculpasatribuição de causalidaderelacionamentos interpessoaisResumo Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014Psico-USF v.23 n.4 2018reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712018230413info:eu-repo/semantics/openAccessFranco,Víthor RosaIglesias,FabioMelo,Izabella Rodriguespor2018-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712018000400014Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2018-11-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal
title Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal
spellingShingle Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal
Franco,Víthor Rosa
desculpas
atribuição de causalidade
relacionamentos interpessoais
title_short Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal
title_full Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal
title_fullStr Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal
title_full_unstemmed Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal
title_sort Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal
author Franco,Víthor Rosa
author_facet Franco,Víthor Rosa
Iglesias,Fabio
Melo,Izabella Rodrigues
author_role author
author2 Iglesias,Fabio
Melo,Izabella Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco,Víthor Rosa
Iglesias,Fabio
Melo,Izabella Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv desculpas
atribuição de causalidade
relacionamentos interpessoais
topic desculpas
atribuição de causalidade
relacionamentos interpessoais
description Resumo Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712018230413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.23 n.4 2018
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937788388016128