Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014 |
Resumo: | Resumo Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social. |
id |
USF-1_462ebce6b8e289754f2d8454c3a7795c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712018000400014 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoaldesculpasatribuição de causalidaderelacionamentos interpessoaisResumo Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014Psico-USF v.23 n.4 2018reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712018230413info:eu-repo/semantics/openAccessFranco,Víthor RosaIglesias,FabioMelo,Izabella Rodriguespor2018-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712018000400014Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2018-11-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal |
title |
Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal |
spellingShingle |
Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal Franco,Víthor Rosa desculpas atribuição de causalidade relacionamentos interpessoais |
title_short |
Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal |
title_full |
Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal |
title_fullStr |
Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal |
title_full_unstemmed |
Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal |
title_sort |
Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal |
author |
Franco,Víthor Rosa |
author_facet |
Franco,Víthor Rosa Iglesias,Fabio Melo,Izabella Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Iglesias,Fabio Melo,Izabella Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco,Víthor Rosa Iglesias,Fabio Melo,Izabella Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desculpas atribuição de causalidade relacionamentos interpessoais |
topic |
desculpas atribuição de causalidade relacionamentos interpessoais |
description |
Resumo Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712018230413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.23 n.4 2018 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937788388016128 |