Inserção social universitária : uma leitura psicodramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auad, Juliana Cal
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1448
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2007.
id UNB_8544f58f30bae2eaa68c537a04ff2016
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1448
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inserção social universitária : uma leitura psicodramáticaPessoas com deficiência físicaInclusão socialPrograma de Apoio aos Alunos com Necessidades EspeciaisPsicodramaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2007.O presente trabalho se propôs a mapear as redes sociais de alunos universitários com deficiência física a partir de uma leitura psicodramática. O objetivo principal foi identificar de que forma o aluno vê o seu desempenho de papéis como forma de inclusão nos diferentes contextos por ele vivido. Para tanto, criou-se um instrumento inspirado no átomo social de Moreno (criador do Psicodrama) e no Mapa Mínimo, proposto por Sluzki (Psicologia Sistêmica), que se denominou átomo mínimo. A pesquisa contou com sete participantes com diferentes tipos de deficiência física, três mulheres e quatro homens. As idades variaram entre 23 e 40 anos, com média de 23,87 anos. Os participantes são solteiros e residem com sua família de origem. Os dados foram discutidos a partir da análise construtiva interpretativa proposta por González- Rey. Os resultados indicam que os participantes desempenham diferentes papéis na família e no ambiente de trabalho/estudo. Na esfera familiar, aqueles que sofreram lesões de origem traumática relatam melhora no relacionamento familiar após o acidente, enquanto os deficientes com doenças crônicas relatam dificuldade com relação à superproteção dos pais. A universidade foi apontada como um local em que os deficientes físicos puderam testar seus limites e desenvolver laços de amizade. A maior dificuldade de inserção relatada diz respeito ao problema de locomoção dentro do campus, em que o Programa de Apoio aos Alunos com Necessidades Especiais - PPNE desempenha um papel relevante. Como possibilidades de melhoria no programa, foram apontadas a ampliação do acesso ao transporte, a ampliação do horário de atendimento para o turno noturno e a criação de um espaço de convivência. O desejo de ter um relacionamento amoroso e as dificuldades implicadas pela deficiência foram destacados pelos participantes. Nenhum dos entrevistados relatou dificuldades de inserção no mercado de trabalho, o que pode ser justificado pela reserva de vagas nos concursos públicos e pela qualificação profissional. Depreende-se das falas, incerteza quanto o futuro e dificuldade de planejamento, relacionados às limitações que a deficiência física impõe, e ao alcance de objetivos de vida dos participantes. Percebe-se a necessidade de mais subsídios para políticas de inclusão universitária. Sugere-se maior investimento em ações que promovam uma expansão na rede de vínculos principalmente nos contextos universitários e comunitário, e que sejam promovidas ações que mobilizem a universidade como um todo na promoção da inclusão. Sugere-se ainda investigar o grupo de pessoas com necessidades especiais que não contam com o apoio do PPNE, a fim de investigar sua percepção acerca da inserção na vida universitária, e identificar as possíveis causas para essa não procura do programa. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims to investigate the social networks of handicaps colleges students from a psychodramatic read. The principal objective was to identify how the student sees his performance as a inclusion in different contexts. To reach this goal, a new instrument was created, called átomo mínimo. This instrument was proposed from the similarity of the social atom from Moreno (the father of Psychodrama) and the minimal map from Sluzki (Systemic Psychology). The interview and the instrument was applied in seven students, three women and four men, with 23 to 40 years-old. Participants are single and live with their family. Data was discussed from the interpretative constructive analysis proposed by González-Rey. Results indicate that handicaps develop different roles in their families and at their work/college. Although students with spinal cord injury showed improves in the relationship with their families, those with chronic ills have to deal with the overprotection of their parents. The university showed to be a place where handicaps could test their limits and develop friendship. Their bigger difficulty for the inclusion in the university was the problem of locomotion inside the campus, in which PPNE is very helpful. This program of UnB can improve extending the access to transport, the schedule to cover night and creating a space for co-existence. The desire to engage a romantic relationship and the difficulties implied by their condition was pointed by the participants. Any participant had difficulties on getting a job, what can be explained by the reserve of vacant in the public service and their professional qualification. It was noticed the uncertainty of the future and the difficulty of planning, related to the limitation imposed by their physical problems and also by the fact that some of them have already reached their goals. It is evident the importance of fees for inclusion politics in university. Future research can investigate the perception of handicaps that do not use the help that the university has to give them and the reason of their attitude.Conceição, Maria Inês GandolfoAuad, Juliana Cal2009-03-06T16:07:41Z2009-03-06T16:07:41Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAUAD, Juliana Cal. Inserção social universitária: uma leitura psicodramática. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1448info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:22:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/1448Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:22:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção social universitária : uma leitura psicodramática
title Inserção social universitária : uma leitura psicodramática
spellingShingle Inserção social universitária : uma leitura psicodramática
Auad, Juliana Cal
Pessoas com deficiência física
Inclusão social
Programa de Apoio aos Alunos com Necessidades Especiais
Psicodrama
title_short Inserção social universitária : uma leitura psicodramática
title_full Inserção social universitária : uma leitura psicodramática
title_fullStr Inserção social universitária : uma leitura psicodramática
title_full_unstemmed Inserção social universitária : uma leitura psicodramática
title_sort Inserção social universitária : uma leitura psicodramática
author Auad, Juliana Cal
author_facet Auad, Juliana Cal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conceição, Maria Inês Gandolfo
dc.contributor.author.fl_str_mv Auad, Juliana Cal
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas com deficiência física
Inclusão social
Programa de Apoio aos Alunos com Necessidades Especiais
Psicodrama
topic Pessoas com deficiência física
Inclusão social
Programa de Apoio aos Alunos com Necessidades Especiais
Psicodrama
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2009-03-06T16:07:41Z
2009-03-06T16:07:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AUAD, Juliana Cal. Inserção social universitária: uma leitura psicodramática. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1448
identifier_str_mv AUAD, Juliana Cal. Inserção social universitária: uma leitura psicodramática. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580728802443264