Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auad, Juliana Cal
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Conceição, Maria Inês Gandolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27299
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100013
Resumo: Ao longo da história, os deficientes ocupam um lugar de marginalização e sua inserção depende, em grande parte, do contexto social. Este trabalho se propôs a mapear as redes sociais de alunos universitários com deficiência física a partir de uma leitura psicodramática e identificar como o aluno avalia sua inserção a partir dos papéis desempenhados. Criou-se um instrumento inspirado no átomo social de Moreno e no Mapa Mínimo proposto por Sluzki, que se denominou átomo mínimo. Participaram da pesquisa sete estudantes universitários com deficiência física que foram entrevistados com base no instrumento criado. Os resultados indicam que os participantes desempenham diferentes papéis na família e no ambiente de trabalho/estudo, a universidade foi apontada como um local em que puderam testar seus limites e desenvolver laços de amizade. A maior dificuldade de inserção aponta o problema de locomoção dentro do campus. Percebe-se a necessidade de maiores subsídios para políticas de inclusão universitária.
id UNB_8e1fa2dfbe2dde8f449911d946d4a1b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27299
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimoCollege social insertion : an investigation based on the minimum social atomInclusión social universitaria : una investigación con base en el átomo social mínimoInclusão socialPsicodramaDeficientes físicosAo longo da história, os deficientes ocupam um lugar de marginalização e sua inserção depende, em grande parte, do contexto social. Este trabalho se propôs a mapear as redes sociais de alunos universitários com deficiência física a partir de uma leitura psicodramática e identificar como o aluno avalia sua inserção a partir dos papéis desempenhados. Criou-se um instrumento inspirado no átomo social de Moreno e no Mapa Mínimo proposto por Sluzki, que se denominou átomo mínimo. Participaram da pesquisa sete estudantes universitários com deficiência física que foram entrevistados com base no instrumento criado. Os resultados indicam que os participantes desempenham diferentes papéis na família e no ambiente de trabalho/estudo, a universidade foi apontada como um local em que puderam testar seus limites e desenvolver laços de amizade. A maior dificuldade de inserção aponta o problema de locomoção dentro do campus. Percebe-se a necessidade de maiores subsídios para políticas de inclusão universitária.It is evident through history that disabled individuals occupy marginal positions and their insertion depend, in great part, on the social context. This study aims to investigate the social networks of college students with disabilities from a psychodramatic point of view. To achieve such goal, a new instrument called minimal atom, was created. This instrument was based on Moreno's social atom theory and Sluzki's minimal map. The interview and instrument were applied to seven students with physical disabilities. Results indicate that people with disabilities develop different roles in their families and at work/college. The university seems to be a place where these students can test their limits and develop friendships. The major difficulty for their inclusion in the university is related to their ability of moving around the campus. There is a clear need of supporting public policies for college inclusion criteria.Al largo de la historia, los discapacitados ocupan un lugar de marginalización y su integración depende, en gran parte, del contexto social. Este trabajo se propone a dibujar el mapa de las redes sociales de alumnos universitarios con discapacidad física desde una lectura psicodramática e identificar como este alumno evalúa su integración desde los papeles desarrollados. Se creó un instrumento inspirado en el átomo social de Moreno y en el Mapa Mínimo propuesto por Sluzki, que se denominó átomo mínimo. La investigación se realizó con siete participantes con discapacidad física que fueron entrevistados por medio del nuevo instrumento. Los resultados indican que los participantes, juegan diferentes papeles en la familia y en el ambiente de trabajo/estudio. La universidad fue señalada como el sitio donde estos alumnos pudieran probar sus límites y desarrollar lazos de amistad. La mayor dificultad de integración está en el problema de la locomoción dentro del campus. Se percibe una necesidad de más recursos para políticas de integración universitaria.Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-07T04:50:06Z2017-12-07T04:50:06Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAUAD, Juliana Cal; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Inserção social universitária: uma investigação com base no átomo social mínimo. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 18, n. 39, p. 139-154, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/S3s5jYnnKLhKNXCVyqmf5jH/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27299https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100013Paidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/S3s5jYnnKLhKNXCVyqmf5jH/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessAuad, Juliana CalConceição, Maria Inês Gandolfoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/27299Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo
College social insertion : an investigation based on the minimum social atom
Inclusión social universitaria : una investigación con base en el átomo social mínimo
title Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo
spellingShingle Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo
Auad, Juliana Cal
Inclusão social
Psicodrama
Deficientes físicos
title_short Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo
title_full Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo
title_fullStr Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo
title_full_unstemmed Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo
title_sort Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo
author Auad, Juliana Cal
author_facet Auad, Juliana Cal
Conceição, Maria Inês Gandolfo
author_role author
author2 Conceição, Maria Inês Gandolfo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Auad, Juliana Cal
Conceição, Maria Inês Gandolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social
Psicodrama
Deficientes físicos
topic Inclusão social
Psicodrama
Deficientes físicos
description Ao longo da história, os deficientes ocupam um lugar de marginalização e sua inserção depende, em grande parte, do contexto social. Este trabalho se propôs a mapear as redes sociais de alunos universitários com deficiência física a partir de uma leitura psicodramática e identificar como o aluno avalia sua inserção a partir dos papéis desempenhados. Criou-se um instrumento inspirado no átomo social de Moreno e no Mapa Mínimo proposto por Sluzki, que se denominou átomo mínimo. Participaram da pesquisa sete estudantes universitários com deficiência física que foram entrevistados com base no instrumento criado. Os resultados indicam que os participantes desempenham diferentes papéis na família e no ambiente de trabalho/estudo, a universidade foi apontada como um local em que puderam testar seus limites e desenvolver laços de amizade. A maior dificuldade de inserção aponta o problema de locomoção dentro do campus. Percebe-se a necessidade de maiores subsídios para políticas de inclusão universitária.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2017-12-07T04:50:06Z
2017-12-07T04:50:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AUAD, Juliana Cal; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Inserção social universitária: uma investigação com base no átomo social mínimo. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 18, n. 39, p. 139-154, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/S3s5jYnnKLhKNXCVyqmf5jH/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27299
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100013
identifier_str_mv AUAD, Juliana Cal; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Inserção social universitária: uma investigação com base no átomo social mínimo. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 18, n. 39, p. 139-154, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/S3s5jYnnKLhKNXCVyqmf5jH/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27299
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580831572328448