O mosaico e o caleidoscópio : da multi à interdisciplinaridade na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Beatriz Maury de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17126
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.
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spelling O mosaico e o caleidoscópio : da multi à interdisciplinaridade na universidadeInterdisciplinaridadeUniversidades e faculdades - pós-graduaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.A presente tese tem por objetivo analisar a institucionalização da interdisciplinaridade no Brasil e no mundo, considerando a sua conceituação e a efetivação de sua prática em universidades e programas de pós-graduação. O foco deste estudo são os programas multi e interdisciplinares registrados na Capes com a temática sustentabilidade, meio ambiente e sociedade. Como estudo de caso, adotou-se o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS-UnB). Os resultados encontrados no CDS-UnB foram comparados com os dos programas do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade de Campinas (NEPAM-Unicamp) e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA-UFPA). Como grupo de controle, foi também estudado o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-MCTI), que não tem proposta interdisciplinar e tem o maior conceito no sistema de avaliação pela Capes (sete). Buscou-se compreender o atual estado da arte destes programas, os diversos modelos e proposições interdisciplinares e ainda propor a criação de indicadores para sua avaliação. Esta pesquisa sugere que a interdisciplinaridade em programas de pós-graduação é uma construção que se dá em quatro dimensões: Concepção, Processos, Práticas e Produtos. Para a avaliação dos programas, foi proposto que essas dimensões sejam ponderadas por meio dos Indicadores de Maturidade Interdisciplinar, apresentados no estudo. Estes indicadores se configuram em cinco níveis de Maturidade: Inexistente; Inicial; Estruturada; Ampla e Plena, que podem ser aplicados em cada uma das dimensões da construção interdisciplinar. O estudo se aprofundou na dimensão Produtos, que se refere à produção científica, na forma de artigos, livros e capítulos de livros. Para essa dimensão, foi proposto o Indicador de Interdisciplinaridade de Produtos, apurado a partir da Matriz de Coautoria Interdisciplinar, criada para mensurar o número de relacionamentos interdisciplinares estabelecidos entre docentes e seus colaboradores, associando-os aos níveis de maturidade. Foram mapeadas as redes de relacionamentos de coautorias estabelecidas entre eles e identificamos suas áreas de formações e de interesses, chegando, ao final, a um indicador de interdisciplinaridade para a produção científica. A metodologia aplicada nesta tese inclui pesquisa bibliográfica, pesquisa em sites especializados e periódicos indexados, além de pesquisa de campo, com o emprego das ferramentas ScriptLattes e Análise de Redes Sociais. Os resultados comparativos mostraram que o Nepam-Unicamp e o NAEA-UFPA possuem uma Maturidade Interdisciplinar Estruturada e o CDS-UnB apresentou uma Maturidade Interdisciplinar Ampla. O IMPA-MCTI tem um nível de Maturidade Interdisciplinar Inicial (quase inexistente), compatível com seu perfil disciplinar. Estes dados mostram que, no tocante à produção científica, as unidades acadêmicas interdisciplinares aqui estudadas têm encontrado bons resultados em sua busca pelo estabelecimento de uma Ciência mais integrada.This thesis aims to analyze the institutionalization of interdisciplinarity in Brazil and in other countries in the world, regarding the issue of its conceptualization and the realization of its practice in universities and postgraduate programs. The focuses of this study are the multi and interdisciplinary programs registered in the National System of Accreditation and Evaluation – (Capes) – under the subject of sustainability, environment and society. As a case study, I adopted the Postgraduate Program in Sustainable Development at the Center for Sustainable Development at the University of Brasilia (CDS/UNB). The results of were compared with the programs of the Center for Environmental Studies and Research of the University of Campinas (NEPAM/Unicamp) and the Center for Advanced Amazonian Studies of the Federal University of Para (NAEA/UFPA). As a control group, I also studied the National Institute of Pure and Applied Mathematics (IMPA-MCTI), which has an disciplinary approach and has the highest grade (seven) in the Capes evaluation system. I sought to understand the current state of the art of these programs, the adopton of models and interdisciplinary proposals and, also, propose the creation of indicators for evaluation. This research suggests that interdisciplinarity in postgraduate programs is a construction that occurs in four dimensions: Design, Processes, Practices and Products. For program evaluation, we propose that these dimensions are weighted by the Interdisciplinary Maturity indicators presented in the study. These indicators are configured into five levels of maturity: Nonexistent; Initial; Structured; Broad, which can be applied in each of the dimensions of the interdisciplinary construction. The study delved deeper in the dimension of Products, which refers to scientific production in the form of articles, books and chapters in books. For this dimension, I propose the Interdisciplinarity of Products indicator, calculated from the Interdisciplinary Co-authoring Matrix designed to measure the number of interdisciplinary relationships established between faculty and their collaborators, relating them to maturity levels. I also mapped the networks of co-authorship relationships established between them and identified their academic background and interests, attaining, in the end, an indicator of interdisciplinarity for scientific production. The methodology used in this thesis includes literature review, research in specialized journals and websites and indexed journals in addition to data collection and analysis, with the use of the ScriptLattes and Social Network Analysis tools. The comparative results have shown that IMPA-MCTI has an Initial level of Interdisciplinary Maturity (almost non-existent). Nepam/Unicamp and NAEA/UFPa have a Structured Interdisciplinary Maturity. CDS/UNB presented a Broad Interdisciplinary Maturity. These data show that, in relation to scientific production, the interdisciplinary academic units studied here have reached good results in their quest for the establishment of a more integrated Science.La présente thèse a pour objectif d’analyser l’institutionnalisation de l’interdisciplinarité au Brésil et dans le monde, compte tenu des problématique de sa conceptualisation et de la mise en oeuvre de sa pratique au sein des universités et des programmes de Master et Doctorat. Cette étude s’intéresse aux programmes multidisciplinaires et interdisciplinaires enregistrés à la Capes sous les thématiques du développement durable et de l’environnement et société. Le Programme en Développement Durable du Centre de Développement Durable de l’Université de Brasília (CDS/UnB) a été choisi pour une étude de cas. Les résultats rencontrés au CDS/UnB ont été comparés à deux autres programmes : celui du Centre d’Études et de Recherches Environnementales de l’Université de Campinas (NEPAM/Unicamp) et celui du Centre d’Études Supérieures Amazoniennes de l’Université Fédérale du Pará (NAEA/UFPA). L’Institut National de Mathématique Pure et Appliquée (IMPA-MCTI) a également été étudié en tant que groupe témoin ; en effet, celui-ci n’a pas de proposition interdisciplinaire et a obtenu la meilleure note (sept) auprès du système d’évaluation de la Capes. Le but était de comprendre l’état de l’art actuel de ces programmes, de connaître les divers modèles et propositions interdisciplinaires, et de proposer la mise en place d’indicateurs destinés à leur évaluation. Cette recherche suggère que l’interdisciplinarité, au sein de programmes de Master et Doctorat, est une construction qui s’exprime sous quatre dimensions : la Conception, le Processus, les Pratiques et les Produits. Afin d’évaluer ces programmes, nous proposons d’appréhender ces dimensions au moyen d’Indicateurs de Maturité Interdisciplinaire, présentés au sein de cette étude. Ces indicateurs se distribuent sur cinq niveaux de Maturité : Inexistante ; Primaire ; Structurée ; Large et Plaine. Ceux-ci peuvent être appliqués dans chacune des dimensions de la construction interdisciplinaire. L’étude approfondit notamment la dimension Produits – autrement dit, la production scientifique, sous forme d’articles, livres et de chapitres d’ouvrage. Pour cette dimension, nous proposons un Indicateur d’Interdisciplinarité de Produits, établi à partir de la Matrice d’Interdisciplinarité en Co-auteur ; celle-ci a été créée afin de mesurer la quantité de relations interdisciplinaires établies entre les enseignants et leurs collaborateurs, en associant ceux-ci aux niveaux de maturité. Nous avons également établis les réseaux de relations de co-auteurs entre ces mêmes enseignants et ses collaborateurs, identifiant ainsi leur domaine de formations et d’intérêts ; ceci nous a permit de parvenir à un indicateur d’interdisciplinarité en matière de production scientifique. La méthodologie appliquée dans cette thèse inclut une recherche bibliographique, une enquête sur des sites web spécialisés et dans des revues indexées, sans compter une recherche menée sur le terrain (prélèvement de donnés), à l’aide des outils ScriptLattes et Analyse de Réseaux Sociaux. Les résultats comparatifs ont montré que l’IMPA-MCTI présente un niveau de Maturité interdisciplinaire Primire (quasi inexistant). Le Nepam/Unicamp et le NAEA/UFPA ont atteint un niveau Structuré de Maturité interdisciplinaire. Le CDS/UnB a atteint un niveau de Maturité interdisciplinaire Ample. Pour ce qui concerne la production scientifique, ces données révèlent que les unités universitaires interdisciplinaires étudiées ici expriment de bons résultats dans leur quête pour une science plus intégrée.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelBursztyn, MarcelMertens, FrédéricCarvalho, Maria Beatriz Maury de2014-11-27T19:29:32Z2014-11-27T19:29:32Z2014-11-272014-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCARVALHO, Maria Beatriz Maury de. O mosaico e o caleidoscópio: da multi à interdisciplinaridade na universidade. 2014. 257 f, il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17126A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T18:07:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/17126Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T18:07:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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