Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Juliana Abrantes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47443
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
id UNB_85f7c6d42a1e1a1f954c36e29113cc5f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47443
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmosMatemática - problemas, exercícios, etcMatemática - criatividadeLogaritmosDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.A educação brasileira atravessa um processo de transformação, buscando adaptar-se às exigências intelectuais e sociais de um mundo em constante mudança. O ensino caracterizado pela memorização e repetição mostra-se ineficaz, principalmente no campo da matemática, onde a falta de conexão entre os conteúdos aprendidos e a aplicabilidade prática desestimula o estudante. Para atender às demandas atuais, ganham destaque os métodos de ensino que fomentam autonomia, responsabilidade, senso crítico e a criatividade dos estudantes. Nesse contexto, as estratégias de elaboração de problemas, resolução de problemas e redefinição de atributos matemáticos emergem como ferramentas chave para desenvolver tais habilidades, especialmente a criatividade em matemática, foco desta pesquisa. Baseando-se nesses preceitos, esta pesquisa buscou responder como as estratégias de elaboração e de redefinição de problemas podem contribuir para o desenvolvimento da criatividade em matemática dos alunos da 2ª série do Ensino Médio de duas escolas do Distrito Federal. Para isso, realizou-se uma investigação em duas etapas distintas, sendo a primeira destinada à elaboração de problemas, aplicada a um grupo de participantes e, a segunda, à redefinição de elementos matemáticos, realizada com outro grupo. A atividade da primeira etapa consiste na formulação e resolução de uma situaçãoproblema envolvendo logaritmos na solução, enquanto a etapa da redefinição consiste na identificação do número máximo de características comuns aos logaritmos log 24 e log 360. As respostas produzidas pelos participantes foram avaliadas segundo as habilidades de fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração, componentes da criatividade em matemática, e categorizadas em níveis de 0 a 2 conforme critérios estabelecidos pela pesquisadora, com base nas respostas coletadas. Os resultados da atividade de elaboração mostraram que os estudantes tiveram dificuldade em flexibilizar a estrutura de problema em relação aos casos comuns tratados em sala de aula, mas conseguiram produzir ideias novas e conferir a aplicabilidade das funções exponenciais e logarítmicas. Já a análise da redefinição mostrou que a maioria dos participantes identificou pelo menos 3 propriedades, mas estas apresentaram baixo grau de variabilidade de classe matemática e as ideias se mantiveram repetidas. Ponderando as circunstâncias de realização das duas etapas, conclui-se que as estratégias de elaboração e redefinição permitem o desenvolvimento das habilidades da criatividade matemática. Entretanto, observou-se que o nível de conhecimento dos estudantes acerca dos temas abordados interfere diretamente na produção criativa e que o tempo de realização das atividades pode limitar a performance criativa.Teaching in Brazil is going through a process of transformation that intends to adjust to the current intellectual and social demands of a world in constant change. Traditional teaching, characterized by memorization and reproduction, is definitely ineffective in this scenario, especially when it comes to mathematics learning, where is a lack of connection between the content learned and practical applicability, making the students feel unmotivated. To align learning objectives with current needs, teaching methods that encourage student autonomy, responsibility, critical sense and creativity are gaining prominence. In this context, strategies of problem posing, problem solving and redefinition of mathematical elements emerge as important ways to develop this skills, especially mathematical creativity, the focus of this research. Based on the justifications presented, we sought to answer how strategies of problem posing and redefining can contribute to the development of mathematical creativity among students in the 2nd grade of high school at two schools located in Federal District. To this end, we purposed an investigation in two distinct stages, the first aimed at problem posing, carried out with a group of participants, and the second, at redefinition, applied to another group. The activity of the first stage consists of posing and solving a situation involving logarithms in the solution, while the redefinition stage consists of identifying the maximum number of characteristics common to logarithms log 24 and log 360. The answers produced by the participants were evaluated according to the skills of fluency, flexibility, originality and elaboration, components of mathematical creativity, and categorized into levels from 0 to 2 according to criteria established by the researcher, based on the answers collected. The results of these classifications on problem posing showed that students had more difficulty in making the problem structure more flexible in relation to common cases treated in the classroom, but they were able to produce new ideas and see the applicability of exponential and logarithmic functions. The redefined attributes showed that the majority of participants identified at least 3 properties, but these presented a low degree of mathematical class variability and the ideas remained repeated. Considering the circumstances in which the two stages were taken, it is concluded that problem posing and redefinition of mathematical elements can contribute to the development of mathematical creativity. However, it was observed that the students' level of knowledge about the topics covered directly interferes in creative production and that the time taken to carry out activities can limit creative performance.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalBezerra, Wescley Well VicenteTavares, Juliana Abrantes2024-01-23T19:04:34Z2024-01-23T19:04:34Z2024-01-232023-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, Juliana Abrantes. Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos: uma aplicação no ensino de logaritmos. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47443A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-23T19:04:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/47443Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-23T19:04:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmos
title Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmos
spellingShingle Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmos
Tavares, Juliana Abrantes
Matemática - problemas, exercícios, etc
Matemática - criatividade
Logaritmos
title_short Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmos
title_full Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmos
title_fullStr Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmos
title_full_unstemmed Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmos
title_sort Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmos
author Tavares, Juliana Abrantes
author_facet Tavares, Juliana Abrantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bezerra, Wescley Well Vicente
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Juliana Abrantes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - problemas, exercícios, etc
Matemática - criatividade
Logaritmos
topic Matemática - problemas, exercícios, etc
Matemática - criatividade
Logaritmos
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
2024-01-23T19:04:34Z
2024-01-23T19:04:34Z
2024-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, Juliana Abrantes. Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos: uma aplicação no ensino de logaritmos. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47443
identifier_str_mv TAVARES, Juliana Abrantes. Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos: uma aplicação no ensino de logaritmos. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508193268629504