O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3772 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2009. |
id |
UNB_86397f54493bbfda41d751ae8bcb1186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/3772 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixoEducação de adultos - instrumentos musicaisInstrumentos de corda - ensinoMúsica - instrução e estudoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2009.A presente dissertação teve como principal objetivo traçar o perfil de adultos que frequentam as aulas de instrumentos de cordas friccionadas. Os objetivos específicos buscaram investigar as características sócio-econômico-culturais dos entrevistados, e também como se deu a motivação pela aprendizagem do instrumento, como as metodologias de ensino foram vivenciadas pelo aluno, aspectos de suas execuções, e a adequação da aprendizagem do instrumento ao cotidiano e projetos futuros com o instrumento. Esta pesquisa encontrou apoio em referenciais teóricos sobre o conceito de adulto, andragogia, adulto como representação social e aprendizagem musical de adultos. O método escolhido para a coleta de dados foi o survey interseccional de pequeno porte e a técnica de coleta de dados foi de aplicação de questionário e entrevista estruturada. Os sujeitos da investigação foram 12 indivíduos na faixa etária entre 30 a 60 anos provenientes de três escolas específicas de música de Brasília, sendo duas particulares e uma pública. Os resultados obtidos na pesquisa sugerem que grande parte dos adultos que frequenta aulas de instrumentos é constituída por adultos casados, sem filhos, de classe média. Corroborando com outras pesquisas sobre a temática, os dados mostram que adultos buscam aulas de instrumento para realizar um sonho de infância e também para socialização, para preencher o tempo livre e para tocar em grupos sociais (na igreja, com os filhos, com amigos). Além disto, mostrou que alguns adultos buscavam também a profissionalização. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research aims to draw adult’s profile attending string class. The specific objectives of the research investigated adult’s social-economics-cultural characteristics, and also what was the motivation to instrument learning, which methodologies were applied to the students, and the use of instrumental learning in adults everyday life and future projects. This work has theoretical references in concepts about adult, andragogy, adult as social representation and musical learning for adults. The methodology used was a small intersectional survey with a questionnaire as the data collection followed by structured interview. 12 adults between 30 and 60 years old from three schools specialized in music in Brasília (two private and one public) were interviewed. The results show that most of the adults interviewed are married with no kids, and middle class. These outcomes confirm others researches about the theme which show that adults look for instrument classes to fulfill a child dream and also for socialization, to fill up their free time, and to perform with their social groups (at church, with their children, with friends). Moreover, some of the adults also seek for professionalization.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaMontandon, Maria IsabelSouza, Alba Christina Bomfim2010-02-26T23:07:35Z2010-02-26T23:07:35Z2009-03-312009-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Alba Christina Bomfim. O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3772info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:01:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/3772Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:01:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo |
title |
O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo |
spellingShingle |
O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo Souza, Alba Christina Bomfim Educação de adultos - instrumentos musicais Instrumentos de corda - ensino Música - instrução e estudo |
title_short |
O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo |
title_full |
O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo |
title_fullStr |
O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo |
title_full_unstemmed |
O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo |
title_sort |
O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo |
author |
Souza, Alba Christina Bomfim |
author_facet |
Souza, Alba Christina Bomfim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montandon, Maria Isabel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Alba Christina Bomfim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos - instrumentos musicais Instrumentos de corda - ensino Música - instrução e estudo |
topic |
Educação de adultos - instrumentos musicais Instrumentos de corda - ensino Música - instrução e estudo |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-31 2009-03-31 2010-02-26T23:07:35Z 2010-02-26T23:07:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Alba Christina Bomfim. O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3772 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Alba Christina Bomfim. O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508182068789248 |