O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alba Christina Bomfim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3772
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2009.
id UNB_86397f54493bbfda41d751ae8bcb1186
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3772
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixoEducação de adultos - instrumentos musicaisInstrumentos de corda - ensinoMúsica - instrução e estudoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2009.A presente dissertação teve como principal objetivo traçar o perfil de adultos que frequentam as aulas de instrumentos de cordas friccionadas. Os objetivos específicos buscaram investigar as características sócio-econômico-culturais dos entrevistados, e também como se deu a motivação pela aprendizagem do instrumento, como as metodologias de ensino foram vivenciadas pelo aluno, aspectos de suas execuções, e a adequação da aprendizagem do instrumento ao cotidiano e projetos futuros com o instrumento. Esta pesquisa encontrou apoio em referenciais teóricos sobre o conceito de adulto, andragogia, adulto como representação social e aprendizagem musical de adultos. O método escolhido para a coleta de dados foi o survey interseccional de pequeno porte e a técnica de coleta de dados foi de aplicação de questionário e entrevista estruturada. Os sujeitos da investigação foram 12 indivíduos na faixa etária entre 30 a 60 anos provenientes de três escolas específicas de música de Brasília, sendo duas particulares e uma pública. Os resultados obtidos na pesquisa sugerem que grande parte dos adultos que frequenta aulas de instrumentos é constituída por adultos casados, sem filhos, de classe média. Corroborando com outras pesquisas sobre a temática, os dados mostram que adultos buscam aulas de instrumento para realizar um sonho de infância e também para socialização, para preencher o tempo livre e para tocar em grupos sociais (na igreja, com os filhos, com amigos). Além disto, mostrou que alguns adultos buscavam também a profissionalização. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research aims to draw adult’s profile attending string class. The specific objectives of the research investigated adult’s social-economics-cultural characteristics, and also what was the motivation to instrument learning, which methodologies were applied to the students, and the use of instrumental learning in adults everyday life and future projects. This work has theoretical references in concepts about adult, andragogy, adult as social representation and musical learning for adults. The methodology used was a small intersectional survey with a questionnaire as the data collection followed by structured interview. 12 adults between 30 and 60 years old from three schools specialized in music in Brasília (two private and one public) were interviewed. The results show that most of the adults interviewed are married with no kids, and middle class. These outcomes confirm others researches about the theme which show that adults look for instrument classes to fulfill a child dream and also for socialization, to fill up their free time, and to perform with their social groups (at church, with their children, with friends). Moreover, some of the adults also seek for professionalization.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaMontandon, Maria IsabelSouza, Alba Christina Bomfim2010-02-26T23:07:35Z2010-02-26T23:07:35Z2009-03-312009-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Alba Christina Bomfim. O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3772info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:01:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/3772Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:01:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo
title O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo
spellingShingle O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo
Souza, Alba Christina Bomfim
Educação de adultos - instrumentos musicais
Instrumentos de corda - ensino
Música - instrução e estudo
title_short O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo
title_full O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo
title_fullStr O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo
title_full_unstemmed O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo
title_sort O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo
author Souza, Alba Christina Bomfim
author_facet Souza, Alba Christina Bomfim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montandon, Maria Isabel
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alba Christina Bomfim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos - instrumentos musicais
Instrumentos de corda - ensino
Música - instrução e estudo
topic Educação de adultos - instrumentos musicais
Instrumentos de corda - ensino
Música - instrução e estudo
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-31
2009-03-31
2010-02-26T23:07:35Z
2010-02-26T23:07:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Alba Christina Bomfim. O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3772
identifier_str_mv SOUZA, Alba Christina Bomfim. O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508182068789248