O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ueda, Márcia Hiroko
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5839
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2010.
id UNB_86b1bcd8bc115ed551f041564dd7c5dd
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/5839
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ueda, Márcia HirokoVasconcelos, Laércia Abreu2010-11-05T23:29:27Z2010-11-05T23:29:27Z2010-11-052010-05UEDA, Márcia Hiroko. O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças. 2010. x, 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5839Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2010.A mídia televisiva tem sido utilizada como um amplo meio de comunicação voltado para a promoção de alimentos não saudáveis. Entretanto, a promoção de práticas saudáveis de alimentação é limitada. Este estudo avaliou o efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis (VS), não saudáveis (VNS) e vídeos neutros (VN), não relacionados com a alimentação, sobre as escolhas alimentares de crianças. Os vídeos foram apresentados em cinco sessões, sendo o grupo experimental exposto à seqüência VN-VS-VNS ou VN-VNS-VS e o grupo de referência, apenas ao VN. Após a exposição ao vídeo, a criança escolhia figuras de alimentos para as suas refeições: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Os dados apresentados envolvem também a descrição do estado nutricional, consumo alimentar, exposição à televisão e a influência do contexto alimentar. Os resultados mostraram efeitos dos vídeos sobre as escolhas de alimentos nas 3 e 4 sessões, sendo observado no grupo que iniciou com o VS, a diminuição na porcentagem de escolhas saudáveis na passagem para o VNS e no grupo que iniciou com o VNS, o aumento dessas escolhas com a exibição do VS. Na análise de dados individuais é possível observar, em algumas crianças, diferenças nas escolhas com a exposição aos diferentes vídeos. A exposição excessiva à televisão e durante as refeições, o baixo consumo de frutas e verduras, o sobrepeso e obesidade foram encontradas nos participantes e são variáveis citadas em pesquisas que relacionam práticas alimentares não saudáveis e a obesidade infantil. A pesquisa fortalece os estudos interdisciplinares voltados para a necessidade de regulamentação das publicidades de alimentos, o incentivo a programas de promoção da alimentação saudável e o envolvimento dos pais, escola, sociedade, sistema de saúde, ONGs e governo para a promoção de práticas culturais saudáveis. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe media has been used as wide medium of communication to promote unhealthy foods. On the other hand, the promotion of healthy eating habits has been limited. The study evaluated the influence of cartoons videos with healthy (HV), unhealthy (UV) food advertisements and neutral video (NV) not relate to food, on childrens choice. The video was present in 5 sessions. Children in the experimental group watched the videos in sequence: NV-HV-UV or NV-UV-HV. The reference group only watched NVs. After the video exhibition, the child chose food pictures for their meals: breakfast, lunch, snack, dinner. The data presented involve the description of nutrition status, dietary intake, exposure to television and the meals contexts influence. The results showed effects of the videos on the choices of food in the 3rd and 4th sessions, being observed in the group that started with the HV, the decrease in the percentage of healthy choices in the transition to the UV and the group that started with the UV, the increase these choices with the view of HV. On individual analysis was observed in some children, differences in choices through exposure to different videos. Excessive exposure to television and during meals, low consumption of fruits and vegetables, overweight and obesity were found in participants and those are variables cited in research that relate unhealthy eating and childhood obesity. The research strengthens the interdisciplinary studies focused on the need for regulation of food advertising, the incentive programs to promote healthy eating and parental, school, society, health system, NGOs and government involvement to promote healthy cultural practicesO efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlimentos - propagandaPrática alimentarCrianças - nutriçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_MarciaHirokoUeda.pdf2010_MarciaHirokoUeda.pdfapplication/pdf1403799http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5839/1/2010_MarciaHirokoUeda.pdf5224cd655541130447cc83eddd06ce48MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1870http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5839/2/license.txt348e2f9d82f31f00aa321ae83fb4430fMD52open accessTEXT2010_MarciaHirokoUeda.pdf.txt2010_MarciaHirokoUeda.pdf.txtExtracted texttext/plain160678http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5839/3/2010_MarciaHirokoUeda.pdf.txta410932362f5e32802f0c5f0f8729192MD53open access10482/58392023-07-17 16:18:18.226open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-17T19:18:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças
title O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças
spellingShingle O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças
Ueda, Márcia Hiroko
Alimentos - propaganda
Prática alimentar
Crianças - nutrição
title_short O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças
title_full O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças
title_fullStr O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças
title_full_unstemmed O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças
title_sort O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças
author Ueda, Márcia Hiroko
author_facet Ueda, Márcia Hiroko
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ueda, Márcia Hiroko
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcelos, Laércia Abreu
contributor_str_mv Vasconcelos, Laércia Abreu
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Alimentos - propaganda
Prática alimentar
Crianças - nutrição
topic Alimentos - propaganda
Prática alimentar
Crianças - nutrição
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2010.
publishDate 2010
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2010-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-11-05T23:29:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-05T23:29:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv UEDA, Márcia Hiroko. O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças. 2010. x, 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/5839
identifier_str_mv UEDA, Márcia Hiroko. O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças. 2010. x, 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5839/1/2010_MarciaHirokoUeda.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5839/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5839/3/2010_MarciaHirokoUeda.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5224cd655541130447cc83eddd06ce48
348e2f9d82f31f00aa321ae83fb4430f
a410932362f5e32802f0c5f0f8729192
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573426984583168