Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ueda, Marcia Hiroko
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Porto, Rafael Barreiros, Vasconcelos, Láercia Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21585
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007
Resumo: O efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis versus vídeos neutros sobre as escolhas alimentares foi avaliado em 24 crianças de escola pública. Os vídeos foram apresentados em cinco sessões, sendo cada grupo exposto a uma sequência específica de publicidade. Após a exposição, a criança escolhia figuras de alimentos para as refeições do dia. Análises intra e entre sujeitos, por meio da Ancova de medidas repetidas, demonstraram que, com a mudança de vídeo, as crianças alteraram em até 13% a escolha de alimentos saudáveis ou não. O aumento da exibição de publicidade de alimentos saudáveis e a diminuição da publicidade de alimentos não saudáveis pode contribuir para a alimentação e peso saudáveis. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_c96df9484d90ff101e04f4f2506f1dec
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/21585
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ueda, Marcia HirokoPorto, Rafael BarreirosVasconcelos, Láercia Abreu2016-10-18T12:58:54Z2016-10-18T12:58:54Z2014-01UEDA, Marcia Hiroko; PORTO, Rafael Barreiros; VASCONCELOS, Láercia Abreu. Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 30, n. 1, p. 53-61, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21585http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007O efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis versus vídeos neutros sobre as escolhas alimentares foi avaliado em 24 crianças de escola pública. Os vídeos foram apresentados em cinco sessões, sendo cada grupo exposto a uma sequência específica de publicidade. Após a exposição, a criança escolhia figuras de alimentos para as refeições do dia. Análises intra e entre sujeitos, por meio da Ancova de medidas repetidas, demonstraram que, com a mudança de vídeo, as crianças alteraram em até 13% a escolha de alimentos saudáveis ou não. O aumento da exibição de publicidade de alimentos saudáveis e a diminuição da publicidade de alimentos não saudáveis pode contribuir para a alimentação e peso saudáveis. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe effect of cartoon videos with advertisements of healthy and unhealthy food versus neutral videos on food choices was assessed in 24 children from a public school. The videos were presented in 5 sessions. Each group was exposed to a specific sequence of advertisement. After the exposure of the videos, the child chose food figures for daily meals. Within and between subject analyses, performed by repeated measures ANCOVA, showed that with change of videos, the children altered by up to 13% their choices of healthy or unhealthy food. The increase of healthy food advertising and the decrease of unhealthy food advertising may contribute for healthy food and weight.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Instituto de Psicologia, Universidade de BrasíliaPsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidade de alimentos e escolhas alimentares de criançasFood advertising and children's food choicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAlimentos - propagandaPrática alimentarContingênciaCrianças - nutriçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PublicidadeAlimentoEscolhas.pdfARTIGO_PublicidadeAlimentoEscolhas.pdfapplication/pdf544942http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21585/1/ARTIGO_PublicidadeAlimentoEscolhas.pdf55515dc22e5752dcc480ff973ac3b270MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain192http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21585/2/license.txt704c3c8bb467e618f3135277cb3e8c62MD52open access10482/215852023-10-19 15:29:03.278open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/21585TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IENhbWlsYSAgRHVhcnRlIChjYW1pbGFkaWFzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTYtMTAtMTdUMTU6MTA6MDJaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:29:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Food advertising and children's food choices
title Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças
spellingShingle Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças
Ueda, Marcia Hiroko
Alimentos - propaganda
Prática alimentar
Contingência
Crianças - nutrição
title_short Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças
title_full Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças
title_fullStr Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças
title_full_unstemmed Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças
title_sort Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças
author Ueda, Marcia Hiroko
author_facet Ueda, Marcia Hiroko
Porto, Rafael Barreiros
Vasconcelos, Láercia Abreu
author_role author
author2 Porto, Rafael Barreiros
Vasconcelos, Láercia Abreu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ueda, Marcia Hiroko
Porto, Rafael Barreiros
Vasconcelos, Láercia Abreu
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Alimentos - propaganda
Prática alimentar
Contingência
Crianças - nutrição
topic Alimentos - propaganda
Prática alimentar
Contingência
Crianças - nutrição
description O efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis versus vídeos neutros sobre as escolhas alimentares foi avaliado em 24 crianças de escola pública. Os vídeos foram apresentados em cinco sessões, sendo cada grupo exposto a uma sequência específica de publicidade. Após a exposição, a criança escolhia figuras de alimentos para as refeições do dia. Análises intra e entre sujeitos, por meio da Ancova de medidas repetidas, demonstraram que, com a mudança de vídeo, as crianças alteraram em até 13% a escolha de alimentos saudáveis ou não. O aumento da exibição de publicidade de alimentos saudáveis e a diminuição da publicidade de alimentos não saudáveis pode contribuir para a alimentação e peso saudáveis. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-18T12:58:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-18T12:58:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv UEDA, Marcia Hiroko; PORTO, Rafael Barreiros; VASCONCELOS, Láercia Abreu. Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 30, n. 1, p. 53-61, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/21585
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007
identifier_str_mv UEDA, Marcia Hiroko; PORTO, Rafael Barreiros; VASCONCELOS, Láercia Abreu. Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 30, n. 1, p. 53-61, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21585
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21585/1/ARTIGO_PublicidadeAlimentoEscolhas.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21585/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 55515dc22e5752dcc480ff973ac3b270
704c3c8bb467e618f3135277cb3e8c62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573350989037568