Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21585 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007 |
Resumo: | O efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis versus vídeos neutros sobre as escolhas alimentares foi avaliado em 24 crianças de escola pública. Os vídeos foram apresentados em cinco sessões, sendo cada grupo exposto a uma sequência específica de publicidade. Após a exposição, a criança escolhia figuras de alimentos para as refeições do dia. Análises intra e entre sujeitos, por meio da Ancova de medidas repetidas, demonstraram que, com a mudança de vídeo, as crianças alteraram em até 13% a escolha de alimentos saudáveis ou não. O aumento da exibição de publicidade de alimentos saudáveis e a diminuição da publicidade de alimentos não saudáveis pode contribuir para a alimentação e peso saudáveis. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_c96df9484d90ff101e04f4f2506f1dec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/21585 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ueda, Marcia HirokoPorto, Rafael BarreirosVasconcelos, Láercia Abreu2016-10-18T12:58:54Z2016-10-18T12:58:54Z2014-01UEDA, Marcia Hiroko; PORTO, Rafael Barreiros; VASCONCELOS, Láercia Abreu. Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 30, n. 1, p. 53-61, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21585http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007O efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis versus vídeos neutros sobre as escolhas alimentares foi avaliado em 24 crianças de escola pública. Os vídeos foram apresentados em cinco sessões, sendo cada grupo exposto a uma sequência específica de publicidade. Após a exposição, a criança escolhia figuras de alimentos para as refeições do dia. Análises intra e entre sujeitos, por meio da Ancova de medidas repetidas, demonstraram que, com a mudança de vídeo, as crianças alteraram em até 13% a escolha de alimentos saudáveis ou não. O aumento da exibição de publicidade de alimentos saudáveis e a diminuição da publicidade de alimentos não saudáveis pode contribuir para a alimentação e peso saudáveis. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe effect of cartoon videos with advertisements of healthy and unhealthy food versus neutral videos on food choices was assessed in 24 children from a public school. The videos were presented in 5 sessions. Each group was exposed to a specific sequence of advertisement. After the exposure of the videos, the child chose food figures for daily meals. Within and between subject analyses, performed by repeated measures ANCOVA, showed that with change of videos, the children altered by up to 13% their choices of healthy or unhealthy food. The increase of healthy food advertising and the decrease of unhealthy food advertising may contribute for healthy food and weight.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Instituto de Psicologia, Universidade de BrasíliaPsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidade de alimentos e escolhas alimentares de criançasFood advertising and children's food choicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAlimentos - propagandaPrática alimentarContingênciaCrianças - nutriçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PublicidadeAlimentoEscolhas.pdfARTIGO_PublicidadeAlimentoEscolhas.pdfapplication/pdf544942http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21585/1/ARTIGO_PublicidadeAlimentoEscolhas.pdf55515dc22e5752dcc480ff973ac3b270MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain192http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21585/2/license.txt704c3c8bb467e618f3135277cb3e8c62MD52open access10482/215852023-10-19 15:29:03.278open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/21585TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IENhbWlsYSAgRHVhcnRlIChjYW1pbGFkaWFzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTYtMTAtMTdUMTU6MTA6MDJaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:29:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Food advertising and children's food choices |
title |
Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças |
spellingShingle |
Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças Ueda, Marcia Hiroko Alimentos - propaganda Prática alimentar Contingência Crianças - nutrição |
title_short |
Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças |
title_full |
Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças |
title_fullStr |
Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças |
title_full_unstemmed |
Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças |
title_sort |
Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças |
author |
Ueda, Marcia Hiroko |
author_facet |
Ueda, Marcia Hiroko Porto, Rafael Barreiros Vasconcelos, Láercia Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Rafael Barreiros Vasconcelos, Láercia Abreu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ueda, Marcia Hiroko Porto, Rafael Barreiros Vasconcelos, Láercia Abreu |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Alimentos - propaganda Prática alimentar Contingência Crianças - nutrição |
topic |
Alimentos - propaganda Prática alimentar Contingência Crianças - nutrição |
description |
O efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis versus vídeos neutros sobre as escolhas alimentares foi avaliado em 24 crianças de escola pública. Os vídeos foram apresentados em cinco sessões, sendo cada grupo exposto a uma sequência específica de publicidade. Após a exposição, a criança escolhia figuras de alimentos para as refeições do dia. Análises intra e entre sujeitos, por meio da Ancova de medidas repetidas, demonstraram que, com a mudança de vídeo, as crianças alteraram em até 13% a escolha de alimentos saudáveis ou não. O aumento da exibição de publicidade de alimentos saudáveis e a diminuição da publicidade de alimentos não saudáveis pode contribuir para a alimentação e peso saudáveis. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-18T12:58:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-10-18T12:58:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
UEDA, Marcia Hiroko; PORTO, Rafael Barreiros; VASCONCELOS, Láercia Abreu. Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 30, n. 1, p. 53-61, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21585 |
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007 |
identifier_str_mv |
UEDA, Marcia Hiroko; PORTO, Rafael Barreiros; VASCONCELOS, Láercia Abreu. Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 30, n. 1, p. 53-61, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21585 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21585/1/ARTIGO_PublicidadeAlimentoEscolhas.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21585/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55515dc22e5752dcc480ff973ac3b270 704c3c8bb467e618f3135277cb3e8c62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573350989037568 |