Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15749
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2014.
id UNB_870aa52ad4472e5c0cc84f1b928cce1c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15749
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distânciaEnsino a distânciaPessoal - treinamentoEvasãoAprendizagemTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2014.O objetivo deste estudo foi analisar os antecedentes de efetividade de treinamento e da persistência/evasão em cursos oferecidos na modalidade a distância no contexto de trabalho. Tomando como base os conhecimentos teóricos e evidências empíricas da área de treinamento e desenvolvimento, foram elaboradas hipóteses sobre a influência dos estilos de aprendizagem, das crenças sobre o treinamento a distância e da cultura organizacional sobre a percepção de impacto e sobre a decisão de persistência/evasão. Essas relações hipotéticas foram testadas por meio de modelos multiníveis lineares e logísticos utilizando quatro escalas de mensuração na forma de questionários individuais. Os dados foram coletados em uma organização pública junto a participantes de treinamentos a distância. Os resultados obtidos sugerem que os estilos de aprendizagem, as crenças em sistema de treinamento e a cultura de aprendizagem são preditores significativos de percepções de mudanças no desempenho no trabalho provocados pelo treinamento e são fatores influentes na decisão de evasão. Além disto, a cultura de aprendizagem seria capaz de alterar substancialmente as relações entre aqueles estilos e crenças e estes desempenhos. Isto pode auxiliar as organizações no diagnóstico e intervenção, bem como fundamentar a elaboração de modelos teóricos de predição de efetividade e de persistência/evasão em contextos de treinamento a distância. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe main goal of this study was to analyze the antecedents of training effectiveness and persistency/evasion in e-learning courses at the working environment. Based on theoretical knowledge and empirical evidence from training and development, hypotheses concerning the influence of learning style, beliefs related to e-learning and organizational culture on impact perception and on the decision of persist or evade have been formulated. These hypothetical relations have been tested with hierarchical multilevel linear and logistic models using four measurement scales with data collected from individual questionnaires answered by employees of a public organization who have participated of online training. The results suggest that learning styles, beliefs in the training system and learning culture are significant predictors for the perception of changes in work performance due to training. These factors also influence the decision to drop out. Besides, learning culture enables the capacity of substantially modify the relations between those styles and beliefs and this performance. This may help organizations on the diagnosis and intervention, so as to fundament the elaboration of theoretical models for effectiveness prediction and persistency/evasion in e-learning courses.Borges-Andrade, Jairo EduardoRebelo, Teresa Manuela Marques dos Santos DiasJesus, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de2014-06-03T15:33:15Z2014-06-03T15:33:15Z2014-06-032014-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfJESUS, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de. Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância. 2014. xxvii, 348 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15749A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:30:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/15749Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância
title Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância
spellingShingle Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância
Jesus, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de
Ensino a distância
Pessoal - treinamento
Evasão
Aprendizagem
title_short Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância
title_full Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância
title_fullStr Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância
title_full_unstemmed Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância
title_sort Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância
author Jesus, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de
author_facet Jesus, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Rebelo, Teresa Manuela Marques dos Santos Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Pessoal - treinamento
Evasão
Aprendizagem
topic Ensino a distância
Pessoal - treinamento
Evasão
Aprendizagem
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-03T15:33:15Z
2014-06-03T15:33:15Z
2014-06-03
2014-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de. Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância. 2014. xxvii, 348 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15749
identifier_str_mv JESUS, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de. Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância. 2014. xxvii, 348 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580908853428224