Pensando a escola : entre a formação e a liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Wanderson Flor do
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9673
Resumo: Através da problematização das noções de controle – na acepções das sociedades de controle –, autonomia e diálogo, o texto se propõe a repensar, criticamente, a idéia de formação como propiciadora e como experiência ou exercício da liberdade, articulando a escola como espaço onde os encontros propiciem esta formação transformadora rumo a práticas subjetivadoras mais livres, mais autônomas, menos opressoras. ________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
id UNB_8768aed85407aa556290603b21577fef
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9673
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pensando a escola : entre a formação e a liberdadeEscolasAutonomiaDiálogosLiberdadeAtravés da problematização das noções de controle – na acepções das sociedades de controle –, autonomia e diálogo, o texto se propõe a repensar, criticamente, a idéia de formação como propiciadora e como experiência ou exercício da liberdade, articulando a escola como espaço onde os encontros propiciem esta formação transformadora rumo a práticas subjetivadoras mais livres, mais autônomas, menos opressoras. ________________________________________________________________________________________________________ RESUMENA través de la problematización de las nociones de controle – como pensada por Gilles Deleuze –, autonomía y diálogo, esto texto se propone a pensar críticamente la idea de formación como fomentadora y como experiencia o ejercicio de la libertad, mirando la escuela como espacio donde los encuentros fecunden esta formación transformadora hacia prácticas subjectivadoras más libres, mas autónomas, menos opresoras.2011-12-06T11:57:14Z2011-12-06T11:57:14Z2006-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, Wanderson Flor do. Pensando a escola: entre a formação e a liberdade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, maio/2006-abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5188/4362>. Acesso em: 06 dez. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9673A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/index. Acesso em: 06 dez. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Wanderson Flor doporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:27:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/9673Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:27:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando a escola : entre a formação e a liberdade
title Pensando a escola : entre a formação e a liberdade
spellingShingle Pensando a escola : entre a formação e a liberdade
Nascimento, Wanderson Flor do
Escolas
Autonomia
Diálogos
Liberdade
title_short Pensando a escola : entre a formação e a liberdade
title_full Pensando a escola : entre a formação e a liberdade
title_fullStr Pensando a escola : entre a formação e a liberdade
title_full_unstemmed Pensando a escola : entre a formação e a liberdade
title_sort Pensando a escola : entre a formação e a liberdade
author Nascimento, Wanderson Flor do
author_facet Nascimento, Wanderson Flor do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Wanderson Flor do
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Autonomia
Diálogos
Liberdade
topic Escolas
Autonomia
Diálogos
Liberdade
description Através da problematização das noções de controle – na acepções das sociedades de controle –, autonomia e diálogo, o texto se propõe a repensar, criticamente, a idéia de formação como propiciadora e como experiência ou exercício da liberdade, articulando a escola como espaço onde os encontros propiciem esta formação transformadora rumo a práticas subjetivadoras mais livres, mais autônomas, menos opressoras. ________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05
2011-12-06T11:57:14Z
2011-12-06T11:57:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Pensando a escola: entre a formação e a liberdade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, maio/2006-abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5188/4362>. Acesso em: 06 dez. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9673
identifier_str_mv NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Pensando a escola: entre a formação e a liberdade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, maio/2006-abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5188/4362>. Acesso em: 06 dez. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508358526304256