Pensando a escola : entre a formação e a liberdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9673 |
Resumo: | Através da problematização das noções de controle – na acepções das sociedades de controle –, autonomia e diálogo, o texto se propõe a repensar, criticamente, a idéia de formação como propiciadora e como experiência ou exercício da liberdade, articulando a escola como espaço onde os encontros propiciem esta formação transformadora rumo a práticas subjetivadoras mais livres, mais autônomas, menos opressoras. ________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN |
id |
UNB_8768aed85407aa556290603b21577fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/9673 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensando a escola : entre a formação e a liberdadeEscolasAutonomiaDiálogosLiberdadeAtravés da problematização das noções de controle – na acepções das sociedades de controle –, autonomia e diálogo, o texto se propõe a repensar, criticamente, a idéia de formação como propiciadora e como experiência ou exercício da liberdade, articulando a escola como espaço onde os encontros propiciem esta formação transformadora rumo a práticas subjetivadoras mais livres, mais autônomas, menos opressoras. ________________________________________________________________________________________________________ RESUMENA través de la problematización de las nociones de controle – como pensada por Gilles Deleuze –, autonomía y diálogo, esto texto se propone a pensar críticamente la idea de formación como fomentadora y como experiencia o ejercicio de la libertad, mirando la escuela como espacio donde los encuentros fecunden esta formación transformadora hacia prácticas subjectivadoras más libres, mas autónomas, menos opresoras.2011-12-06T11:57:14Z2011-12-06T11:57:14Z2006-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, Wanderson Flor do. Pensando a escola: entre a formação e a liberdade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, maio/2006-abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5188/4362>. Acesso em: 06 dez. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9673A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/index. Acesso em: 06 dez. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Wanderson Flor doporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:27:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/9673Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:27:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando a escola : entre a formação e a liberdade |
title |
Pensando a escola : entre a formação e a liberdade |
spellingShingle |
Pensando a escola : entre a formação e a liberdade Nascimento, Wanderson Flor do Escolas Autonomia Diálogos Liberdade |
title_short |
Pensando a escola : entre a formação e a liberdade |
title_full |
Pensando a escola : entre a formação e a liberdade |
title_fullStr |
Pensando a escola : entre a formação e a liberdade |
title_full_unstemmed |
Pensando a escola : entre a formação e a liberdade |
title_sort |
Pensando a escola : entre a formação e a liberdade |
author |
Nascimento, Wanderson Flor do |
author_facet |
Nascimento, Wanderson Flor do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Wanderson Flor do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas Autonomia Diálogos Liberdade |
topic |
Escolas Autonomia Diálogos Liberdade |
description |
Através da problematização das noções de controle – na acepções das sociedades de controle –, autonomia e diálogo, o texto se propõe a repensar, criticamente, a idéia de formação como propiciadora e como experiência ou exercício da liberdade, articulando a escola como espaço onde os encontros propiciem esta formação transformadora rumo a práticas subjetivadoras mais livres, mais autônomas, menos opressoras. ________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-05 2011-12-06T11:57:14Z 2011-12-06T11:57:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Pensando a escola: entre a formação e a liberdade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, maio/2006-abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5188/4362>. Acesso em: 06 dez. 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9673 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Pensando a escola: entre a formação e a liberdade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, maio/2006-abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5188/4362>. Acesso em: 06 dez. 2011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508358526304256 |