Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda Caroline de Melo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45492
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
id UNB_87725ca974564d75989c4eb83bd802d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45492
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputasMilitarização do ensinoEscolas públicasPensamento conservadorCidadaniaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.A presente dissertação tem por objetivo analisar aspectos da conversão do Colégio Estadual Dr. Negreiros, de Nerópolis-GO, em CEPMG - Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Dr. Negreiros. O processo de alteração das características da escola ocorreu a partir de um pedido da comunidade local. O objetivo geral do trabalho é investigar aspectos afetados pela conversão do colégio em CEPMG, ao longo do ano de 2018. Para tanto, a pesquisa foi baseada na preocupação em levantar quais argumentos levaram à militarização do colégio, bem como em averiguar se há correção entre aspectos pedagógicos e de cidadania e o novo modelo de gestão. A partir de uma análise documental que privilegiou a história do conceito no País, buscou-se entender também se plena consciência por parte dos habitantes da cidade sobre em que consiste o militarismo, e as possíveis consequências para os cidadãos, em âmbito coletivo e particular, e para o País. Além de novas questões que surgiram no decorrer da verificação. A metodologia escolhida foi a do “estudo de caso”, com locus no CEPMG Dr. Negreiros, situado na cidade de Nerópolis-GO. Assim, foi procedida coleta de dados por meio de análise documental tendo como principal referência o Projeto Político Pedagógico - PPP da escola, bem como o projeto de lei de criação do CEPMG, além do regimento escolar interno comum a todos os CEPMG's. A metodologia também contemplou a realização de entrevistas semiestruturadas, com o diretor da unidade escolar e com a coordenadora pedagógica do turno matutino, com foco no Ensino Médio. Também houve enquete por compais e estudantes, por meio de questionário, utilizando a ferramenta google forms. A questão que permeou a pesquisa foi: Qual a influência da formação militarizada, baseada no controle e disciplina, para a educação pública em Goiás? Com ela, foi possível problematizar, por meio da análise dos dados, o avanço do pensamento conservador dentro da unidade escolar. Pensamento que se legitima e é paulatinamente naturalizado por meio das ações controladoras interpretadas como “disciplinares”, e de comportamentos específicos exigidos tanto dos funcionários quanto dos alunos.This dissertation aims to analyze aspects of the conversion of State School Dr. Negreiros, in Nerópolis-GO, into CEPMG - State Military School of the Police Dr. Negreiros. The process of changing the characteristics of the school took place at the request of thelocal community. The general objective of the work is to investigate aspects affected by the conversion of the school into CEPMG, throughout 2018. For this purpose, the research was based on the concern in raising which arguments led to the militarization of the school, as well as in verifying if there is a correction between pedagogical and citizenship aspects and the new management model. Based on a documentary analysis that privileged the history of the concept in the country, it was also sought to understand whether the city's inhabitants are fully aware of what militarism consists of, and the possible consequences for citizens, both collectively and privately, and for the country. In addition to new issues that arose during the verification. The chosen methodology was the “case study”, with locus at CEPMG Dr. Negreiros, located in the city of Nerópolis-GO. Thus, data collection was carried out through documentary analysis having as main reference the Political Pedagogical Project - PPP of the school, as well as the law for the creation of CEPMG, in addition to the internal school rules common to all CEPMG's. The methodology also included the realization of semi-structured interviews, with the principal of the school unit and with the pedagogical coordinator of the morning shift, focusing on high school. There was also a survey with parents and students, through a questionnaire, using the google forms tool. The question that permeated the research was: What is the influence of militarized training, based on control and discipline, for public education in Goiás? With it, it was possible to problematize, through data analysis, the advancement of conservative thinking within the school unit. Thought that is legitimized and is gradually naturalized through controlling actions interpreted as “disciplinary”, and specific behaviors required by both employees and students.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRêses, Erlando da Silvafernanda.mpereira@seduc.go.gov.brPereira, Fernanda Caroline de Melo2023-01-13T19:27:36Z2023-01-13T19:27:36Z2023-01-132020-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Fernanda Caroline de Melo. Militarização da educação em Goiás: a escola pública como espaço de disputas. 2020. 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45492A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T19:22:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/45492Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T19:22:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputas
title Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputas
spellingShingle Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputas
Pereira, Fernanda Caroline de Melo
Militarização do ensino
Escolas públicas
Pensamento conservador
Cidadania
title_short Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputas
title_full Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputas
title_fullStr Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputas
title_full_unstemmed Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputas
title_sort Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputas
author Pereira, Fernanda Caroline de Melo
author_facet Pereira, Fernanda Caroline de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêses, Erlando da Silva
fernanda.mpereira@seduc.go.gov.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernanda Caroline de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Militarização do ensino
Escolas públicas
Pensamento conservador
Cidadania
topic Militarização do ensino
Escolas públicas
Pensamento conservador
Cidadania
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
2023-01-13T19:27:36Z
2023-01-13T19:27:36Z
2023-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Fernanda Caroline de Melo. Militarização da educação em Goiás: a escola pública como espaço de disputas. 2020. 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45492
identifier_str_mv PEREIRA, Fernanda Caroline de Melo. Militarização da educação em Goiás: a escola pública como espaço de disputas. 2020. 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508405806596096