A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano : a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Laysa Abchiche
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24899
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.
id UNB_87b016ef4fc6a355ce589c52c8dc640e
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/24899
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lima, Laysa AbchicheBezerra, Maria do Carmo de Lima2017-10-30T19:10:44Z2017-10-30T19:10:44Z2017-10-302017-06-28LIMA, Laysa Abchiche. A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano: a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro. 2017. xviii, 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24899Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.No mundo globalizado o desafio que se coloca para as grandes cidades é atrair pessoas e capitais para impulsionar o seu crescimento. Neste contexto, a competição entre as cidades é cada dia maior e as técnicas utilizadas no mundo dos negócios, incluindo marketing, tendem a impregnar a esfera do planejamento e gestão das cidades. O marketing territorial é usado frequentemente como uma alavanca para criação de novos espaços de consumo onde a organização de grandes eventos, como as olimpíadas ou copa do mundo, corroboram com a atratividade das cidades. Pautado pelo planejamento estratégico, o marketing territorial tem apoiado projetos para impulsionar a economia urbana de metrópoles em países desenvolvidos desde os anos de 1990. Atualmente, também está presente nas políticas urbanas de grandes cidades de países emergentes. A partir desse contexto conceitual e factual, a pesquisa visa identificar as intervenções urbanas associadas às estratégias de marketing territorial que, além de cumprirem seu papel na competição global das cidades, responde a necessidade das populações locais ou o que se tem denominado o legado positivo desse tipo de projeto. O caso estudado é o do Rio de Janeiro no âmbito das intervenções realizadas a pretexto das Olimpíadas de 2016, no caso específico, do Porto Maravilha. Como método, foram estruturados quadros de analise correlacionando às características de marketing territorial e planejamento estratégico para analisar os planos do Rio de Janeiro (Diretor e Estratégico) e o Projeto do Porto Maravilha de modo a discutir sua compatibilidade com a base conceitual e identificar o legado positivo que o Projeto do Porto Maravilha deixou para a população local. Como resultado, destaca-se que, ao tentar assimilar os padrões globais em seu contexto regional, o Projeto deixa de considerar algumas urgências e carências da cidade e se dedica ao marketing promocional da imagem de Cidade Maravilhosa-vitrine durante as olimpíadas 2016. O legado se constituí no máximo em um projeto de futuro a partir de alguns investimentos realizados na área portuária.In the globalized world, the challenge for big cities is to attract people and capital to boost their growth. In this context, competition between cities is increasing every day and the techniques used in the business world, including marketing, tend to permeate the sphere of city planning and management. City marketing is often used as a lever to create new consumer spaces where the organization of large events, such as the Olympics or World Cup, corroborate the attractiveness of cities. Underpinned by strategic planning, city marketing has supported projects to boost the urban economy of metropolises in developed countries since the 1990s. Today, it is also present in the urban policies of large cities in emerging countries. From this conceptual and factual context, the research aims to identify the urban interventions associated to city marketing strategies that in addition to fulfilling their role in the global cities competition, responds to the needs of local populations or what has been termed the positive legacy of this type of project. The case studied is Rio de Janeiro in the context of the interventions carried out under the pretext of the 2016 Olympics, in the specific case of Porto Maravilha. As a method, analytical frameworks were correlated to city marketing characteristics and strategic planning to analyze Rio de Janeiro’s plans (Master and Strategic plans) and Porto Maravilha Project in order to discuss their compatibility with the conceptual base, and identify the legacy Porto Maravilha Project left for the local population. As a result, it is highlighted that, in trying to assimilate the global standards in its regional context, the Project doesn’t consider some urgencies and needs of the city and is dedicated to the promotional marketing of the image of Cidade Maravilhosa (Wonderful City) especially during the 2016 Olympic Games. The legacy left behind is in the maximum a future project based on some investments already made in the port area.Dans l'espace mondialisé, l'enjeu des villes consiste à attirer des personnes et des capitaux pour conforter leur croissance. Dans ce contexte, la compétition entre les villes se développe et les techniques utilisées dans le monde économique, dont le marketing, tendent à imprégner la sphère de la planification et la gestion urbaine. Le marketing territorial est souvent utilisé comme un levier pour créer de nouveaux espaces de consommation dans lequel l'organisation d'événements majeurs tels que les Jeux Olympiques ou la Coupe du Monde, corroborent avec l'attractivité des villes. Guidé par la planification stratégique, le marketing territorial s’appuie sur des projets visant à stimuler l'économie urbaine des villes dans les pays développés depuis les années 1990. Il est également présent dans les politiques urbaines des grandes villes dans les pays émergents. De ce contexte conceptuel et factuel, la recherche vise à identifier les interventions urbaines associées à des stratégies de marketing territorial, qui en plus de remplir son rôle dans la compétitivité mondiale des villes, répond à la nécessité des populations locales, appelé héritage urbain positif. L'étude de cas est celui de Rio de Janeiro dans le cadre des interventions mises en place sous le prétexte des Jeux Olympiques de 2016, le projet Porto Maravilha. La méthode utilisée structure dans des tableaux analytiques la corrélation des caractéristiques du marketing territorial et de la planification urbaine stratégique. Le but est d’analyser les plans de Rio de Janeiro (directeur et stratégique) et le projet Porto Maravilha, afin de discuter sa compatibilité avec la base conceptuelle et d’identifier l'héritage urbain positif que le projet a laissé à la population locale. En conséquence, il est souligné qu’en essayant d'assimiler les normes mondiales dans son contexte régional, le projet ne tient pas compte de certains besoins et urgences de la ville. En effet, il est exclusivement dédié à la promotion de la Cidade Maravilhosa (Ville Merveilleuse) pendant les Jeux Olympiques 2016. L'héritage se limite à un futur projet, réalisé à partir de certains investissements déjà existant dans la zone portuaire.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano : a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarketing territorialPlanejamento estratégicoPlanejamento urbano - designRio de Janeiro (RJ)Olimpíadasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_LaysaAbchicheLima.pdf2017_LaysaAbchicheLima.pdfapplication/pdf5253448http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24899/1/2017_LaysaAbchicheLima.pdfe7a751ced36dd1c46ef22b6fa9b8b353MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24899/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/248992023-07-12 17:07:47.376open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-12T20:07:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano : a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro
title A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano : a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro
spellingShingle A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano : a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro
Lima, Laysa Abchiche
Marketing territorial
Planejamento estratégico
Planejamento urbano - design
Rio de Janeiro (RJ)
Olimpíadas
title_short A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano : a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro
title_full A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano : a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro
title_fullStr A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano : a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano : a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro
title_sort A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano : a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro
author Lima, Laysa Abchiche
author_facet Lima, Laysa Abchiche
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Laysa Abchiche
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Maria do Carmo de Lima
contributor_str_mv Bezerra, Maria do Carmo de Lima
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Marketing territorial
Planejamento estratégico
Planejamento urbano - design
Rio de Janeiro (RJ)
Olimpíadas
topic Marketing territorial
Planejamento estratégico
Planejamento urbano - design
Rio de Janeiro (RJ)
Olimpíadas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-30T19:10:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-30T19:10:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Laysa Abchiche. A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano: a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro. 2017. xviii, 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/24899
identifier_str_mv LIMA, Laysa Abchiche. A relação do marketing territorial e Plano Diretor Urbano: a questão do legado urbano do Projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro. 2017. xviii, 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24899/1/2017_LaysaAbchicheLima.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24899/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e7a751ced36dd1c46ef22b6fa9b8b353
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573424243605504