Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Cleyton Hércules
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14026
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_886ff34be4e8f29e8fcd16971a1ef73b
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/14026
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gontijo, Cleyton HérculesFleith, Denise de Souza2013-08-23T18:53:48Z2013-08-23T18:53:48Z2009-10GONTIJO, Cleyton Hércules; FLEITH, Denise de Souza. Motivação e criatividade em Matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, p.147-167, out. 2009. Número Especial. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2059/1864>. Acesso em: 23 ago. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14026O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this study was to investigate the perception of 100 students, males and females, attending 3rd year of a private Secondary School in the Federal District, with respect to motivation in Mathematics, as well as their performance in a creativity test and in a creativity test in Mathematics. The Scale of Motivation in Mathematics, the Torrance Tests of Creative Thinking and the Creativity Test in Mathematics were administered. The results indicated that, as for motivation in relation to Mathematics, male students demonstrated more favorable perception in relation to two of the six factors of the administered scale: “Games and Challenges” and “Problem Resolution”, while female students demonstrated a more favorable perception just in relation to the factor “Study Habits.” There were no significant differences among boys and girl students concerning creativity measures. However, the male students presented superior performance when compared to female students in relation to creativity in Mathematics.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Faculdade de Educação da UNICAMPETD - Educação Temática Digital - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil (CC BY-NC 3.0 BR)). Fonte: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/index. Acesso em: 23 ago. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessMotivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino MédioMotivation and creativity in Mathematics : a comparative study between second school female and male studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMatemática - estudo e ensinoCriatividade (Educação)Professores de matemáticaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_MotivacaoCriatividadeMatematica.pdfARTIGO_MotivacaoCriatividadeMatematica.pdfapplication/pdf148665http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14026/1/ARTIGO_MotivacaoCriatividadeMatematica.pdf166e83a64e0efc5236c61c3fc13548aeMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain262http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14026/2/license.txt39014173327755800576ae19c2188911MD52open access10482/140262023-08-29 14:23:47.764open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/14026TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IExlYW5kcm8gU2lsdmEgQm9yZ2VzIChsZWFuZHJvYm9yZ2VzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTMtMDgtMjNUMTg6Mjk6MzJaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-29T17:23:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Motivation and creativity in Mathematics : a comparative study between second school female and male students
title Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio
spellingShingle Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio
Gontijo, Cleyton Hércules
Matemática - estudo e ensino
Criatividade (Educação)
Professores de matemática
title_short Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio
title_full Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio
title_fullStr Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio
title_full_unstemmed Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio
title_sort Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio
author Gontijo, Cleyton Hércules
author_facet Gontijo, Cleyton Hércules
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Cleyton Hércules
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Criatividade (Educação)
Professores de matemática
topic Matemática - estudo e ensino
Criatividade (Educação)
Professores de matemática
description O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-23T18:53:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-23T18:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONTIJO, Cleyton Hércules; FLEITH, Denise de Souza. Motivação e criatividade em Matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, p.147-167, out. 2009. Número Especial. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2059/1864>. Acesso em: 23 ago. 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/14026
identifier_str_mv GONTIJO, Cleyton Hércules; FLEITH, Denise de Souza. Motivação e criatividade em Matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, p.147-167, out. 2009. Número Especial. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2059/1864>. Acesso em: 23 ago. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da UNICAMP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da UNICAMP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14026/1/ARTIGO_MotivacaoCriatividadeMatematica.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14026/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 166e83a64e0efc5236c61c3fc13548ae
39014173327755800576ae19c2188911
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864060373827584