Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Cleyton Hércules
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/939
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. 
id UNICAMP-19_5a48889eb2b4530a6018cb2403d1f5c8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/939
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médioMotivação em matemática. Criatividade. Criatividade em matemática. Gênero.Motivação em matemáticaO objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93910.20396/etd.v10in.esp..939ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-167ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-167ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-1671676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/939/954Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Cleyton HérculesFleith, Denise de Souza2017-09-11T13:05:34Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/939Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.068669ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio
title Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio
spellingShingle Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio
Gontijo, Cleyton Hércules
Motivação em matemática. Criatividade. Criatividade em matemática. Gênero.
Motivação em matemática
title_short Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio
title_full Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio
title_fullStr Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio
title_full_unstemmed Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio
title_sort Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio
author Gontijo, Cleyton Hércules
author_facet Gontijo, Cleyton Hércules
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Cleyton Hércules
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação em matemática. Criatividade. Criatividade em matemática. Gênero.
Motivação em matemática
topic Motivação em matemática. Criatividade. Criatividade em matemática. Gênero.
Motivação em matemática
description O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/939
10.20396/etd.v10in.esp..939
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/939
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/939/954
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-167
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-167
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-167
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651525783552