Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/939 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. |
id |
UNICAMP-19_5a48889eb2b4530a6018cb2403d1f5c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/939 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médioMotivação em matemática. Criatividade. Criatividade em matemática. Gênero.Motivação em matemáticaO objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93910.20396/etd.v10in.esp..939ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-167ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-167ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-1671676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/939/954Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Cleyton HérculesFleith, Denise de Souza2017-09-11T13:05:34Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/939Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.068669ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio |
title |
Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio |
spellingShingle |
Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio Gontijo, Cleyton Hércules Motivação em matemática. Criatividade. Criatividade em matemática. Gênero. Motivação em matemática |
title_short |
Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio |
title_full |
Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio |
title_fullStr |
Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio |
title_full_unstemmed |
Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio |
title_sort |
Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio |
author |
Gontijo, Cleyton Hércules |
author_facet |
Gontijo, Cleyton Hércules Fleith, Denise de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fleith, Denise de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Cleyton Hércules Fleith, Denise de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação em matemática. Criatividade. Criatividade em matemática. Gênero. Motivação em matemática |
topic |
Motivação em matemática. Criatividade. Criatividade em matemática. Gênero. Motivação em matemática |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/939 10.20396/etd.v10in.esp..939 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/939 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/939/954 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-167 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-167 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 147-167 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651525783552 |