Criatividade na educação infantil : contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves-Pereira, Mônica Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Branco, Angela Uchoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29754
http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20150018
Resumo: O presente trabalho investigou as concepções e práticas de professores de educação infantil relacionadas à promoção e/ou inibição da criatividade dos seus alunos. O estudo foi realizado em duas escolas privadas de Educação Infantil de Brasília/DF, com duas professoras e seus alunos entre 5-6 anos. Os dados foram construídos por meio de observações diretas, gravações em vídeo de atividades planejadas pelas docentes e entrevistas. Utilizou-se análise microgenética para investigar as interações professora-crianças gravadas em vídeo e a análise interpretativa das entrevistas. Os resultados apontam para a inadequação dos conceitos e concepções de criatividade, por parte dos professores, e o quanto isto interferiu negativamente nas práticas pedagógicas voltadas para o fomento do potencial criativo.
id UNB_895fdc8cf39634e6aa6b3ed726bfc4d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29754
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Criatividade na educação infantil : contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadoresCreativity in preschool : culture psychology contributions to the investigation of teachers' conceptions and practicesCreatividad en la educación infantil : contribuciones de la psicología cultural para la investigación de concepciones y prácticas de educadoresCriatividadePsicologia culturalDesenvolvimento humanoEducaçãoO presente trabalho investigou as concepções e práticas de professores de educação infantil relacionadas à promoção e/ou inibição da criatividade dos seus alunos. O estudo foi realizado em duas escolas privadas de Educação Infantil de Brasília/DF, com duas professoras e seus alunos entre 5-6 anos. Os dados foram construídos por meio de observações diretas, gravações em vídeo de atividades planejadas pelas docentes e entrevistas. Utilizou-se análise microgenética para investigar as interações professora-crianças gravadas em vídeo e a análise interpretativa das entrevistas. Os resultados apontam para a inadequação dos conceitos e concepções de criatividade, por parte dos professores, e o quanto isto interferiu negativamente nas práticas pedagógicas voltadas para o fomento do potencial criativo.The study investigated concepts and practices of early education teachers regarding the promotion and/or inhibition of children's creativity. It was carried out in two private preschools in Brasilia with two teachers and their five to six years-old pupils. Data construction was based on direct observations, video records of activities planned by the teachers, and interviews. A microgenetic approach was used to analyze teacher-students interactions recorded in video, and an interpretive approach was used to analyze the interviews. Results reveal the inappropriateness of concepts and conceptualizations about creativity by the teachers, and how this had a negative impact over pedagogical practices oriented to foster creativity.El presente trabajo investigó las concepciones y prácticas de profesores de Educación Infantil relacionadas a la promoción y/o inhibición de la creatividad de sus estudiantes. El estudio fue realizado en dos escuelas privadas de Educación Infantil de Brasilia/DF, con dos profesoras y sus alumnos entre cinco y seis años. Los datos fueron construidos por medio de observaciones directas, grabaciones en video de actividades planeadas por las docentes y entrevistas. Se utilizó un análisis microgenético para investigar las interacciones profesora-alumnos grabadas en video y un análisis interpretativo de las entrevistas. Los resultados señalan una inadecuación de los conceptos y concepciones sobre creatividad por parte de las profesoras; interfiriendo negativamente en la prácticas pedagógicas relacionadas a la promoción del potencial creativo.Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte2017-12-07T05:13:09Z2017-12-07T05:13:09Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEVES-PEREIRA, Mônica Souza; BRANCO, Angela Uchoa. Criatividade na educação infantil: contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 20, n. 3, p. 161-172, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2015000300161&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20150018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29754http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20150018Estudos de Psicologia (Natal) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2015000300161&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessNeves-Pereira, Mônica SouzaBranco, Angela Uchoaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/29754Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade na educação infantil : contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores
Creativity in preschool : culture psychology contributions to the investigation of teachers' conceptions and practices
Creatividad en la educación infantil : contribuciones de la psicología cultural para la investigación de concepciones y prácticas de educadores
title Criatividade na educação infantil : contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores
spellingShingle Criatividade na educação infantil : contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores
Neves-Pereira, Mônica Souza
Criatividade
Psicologia cultural
Desenvolvimento humano
Educação
title_short Criatividade na educação infantil : contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores
title_full Criatividade na educação infantil : contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores
title_fullStr Criatividade na educação infantil : contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores
title_full_unstemmed Criatividade na educação infantil : contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores
title_sort Criatividade na educação infantil : contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores
author Neves-Pereira, Mônica Souza
author_facet Neves-Pereira, Mônica Souza
Branco, Angela Uchoa
author_role author
author2 Branco, Angela Uchoa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves-Pereira, Mônica Souza
Branco, Angela Uchoa
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Psicologia cultural
Desenvolvimento humano
Educação
topic Criatividade
Psicologia cultural
Desenvolvimento humano
Educação
description O presente trabalho investigou as concepções e práticas de professores de educação infantil relacionadas à promoção e/ou inibição da criatividade dos seus alunos. O estudo foi realizado em duas escolas privadas de Educação Infantil de Brasília/DF, com duas professoras e seus alunos entre 5-6 anos. Os dados foram construídos por meio de observações diretas, gravações em vídeo de atividades planejadas pelas docentes e entrevistas. Utilizou-se análise microgenética para investigar as interações professora-crianças gravadas em vídeo e a análise interpretativa das entrevistas. Os resultados apontam para a inadequação dos conceitos e concepções de criatividade, por parte dos professores, e o quanto isto interferiu negativamente nas práticas pedagógicas voltadas para o fomento do potencial criativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2017-12-07T05:13:09Z
2017-12-07T05:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES-PEREIRA, Mônica Souza; BRANCO, Angela Uchoa. Criatividade na educação infantil: contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 20, n. 3, p. 161-172, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2015000300161&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20150018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29754
http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20150018
identifier_str_mv NEVES-PEREIRA, Mônica Souza; BRANCO, Angela Uchoa. Criatividade na educação infantil: contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 20, n. 3, p. 161-172, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2015000300161&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20150018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29754
http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20150018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580717584777216