Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200147 |
Resumo: | Resumo O presente estudo teve por objetivo investigar concepções de educadores infantis sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Participaram da pesquisa quatro educadores infantis atuantes na cidade de Patrocínio-MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados analisados a partir dos fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Por meio das entrevistas foi possível identificar que as concepções apresentadas pelos educadores sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano aproximam-se do entendimento do senso comum, pois eles não as esclarecem de forma elaborada, evidenciando uma formação docente ainda incerta, o que repercute na sala de aula, gerando atuações aligeiradas e sem a devida intencionalidade educacional. Isso aponta para a necessidade de uma formação docente mais sólida, que possibilite planejar intervenções, sobretudo voltadas ao processo de desenvolvimento humano. Diante disso, o psicólogo pode contribuir com a construção dessas formações a partir de olhares diferenciados na constituição de um referencial teórico-prático junto aos educadores. |
id |
ABRAPEE-1_1bbb8827b70bb2750e7f93aeec80c40d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572017000200147 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-culturalPsicologia Histórico-CulturalEducação Infantildesenvolvimento e aprendizagem.Resumo O presente estudo teve por objetivo investigar concepções de educadores infantis sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Participaram da pesquisa quatro educadores infantis atuantes na cidade de Patrocínio-MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados analisados a partir dos fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Por meio das entrevistas foi possível identificar que as concepções apresentadas pelos educadores sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano aproximam-se do entendimento do senso comum, pois eles não as esclarecem de forma elaborada, evidenciando uma formação docente ainda incerta, o que repercute na sala de aula, gerando atuações aligeiradas e sem a devida intencionalidade educacional. Isso aponta para a necessidade de uma formação docente mais sólida, que possibilite planejar intervenções, sobretudo voltadas ao processo de desenvolvimento humano. Diante disso, o psicólogo pode contribuir com a construção dessas formações a partir de olhares diferenciados na constituição de um referencial teórico-prático junto aos educadores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200147Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.2 2017reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201702121093info:eu-repo/semantics/openAccessPessoa,Camila TuratiLeonardo,Nilza Sanches TessaroOliveira,Cassia Cassimiro deSilva,Amanda Vieira dapor2018-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572017000200147Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-12-06T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural |
title |
Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural |
spellingShingle |
Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural Pessoa,Camila Turati Psicologia Histórico-Cultural Educação Infantil desenvolvimento e aprendizagem. |
title_short |
Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural |
title_full |
Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural |
title_fullStr |
Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural |
title_sort |
Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural |
author |
Pessoa,Camila Turati |
author_facet |
Pessoa,Camila Turati Leonardo,Nilza Sanches Tessaro Oliveira,Cassia Cassimiro de Silva,Amanda Vieira da |
author_role |
author |
author2 |
Leonardo,Nilza Sanches Tessaro Oliveira,Cassia Cassimiro de Silva,Amanda Vieira da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa,Camila Turati Leonardo,Nilza Sanches Tessaro Oliveira,Cassia Cassimiro de Silva,Amanda Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Histórico-Cultural Educação Infantil desenvolvimento e aprendizagem. |
topic |
Psicologia Histórico-Cultural Educação Infantil desenvolvimento e aprendizagem. |
description |
Resumo O presente estudo teve por objetivo investigar concepções de educadores infantis sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Participaram da pesquisa quatro educadores infantis atuantes na cidade de Patrocínio-MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados analisados a partir dos fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Por meio das entrevistas foi possível identificar que as concepções apresentadas pelos educadores sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano aproximam-se do entendimento do senso comum, pois eles não as esclarecem de forma elaborada, evidenciando uma formação docente ainda incerta, o que repercute na sala de aula, gerando atuações aligeiradas e sem a devida intencionalidade educacional. Isso aponta para a necessidade de uma formação docente mais sólida, que possibilite planejar intervenções, sobretudo voltadas ao processo de desenvolvimento humano. Diante disso, o psicólogo pode contribuir com a construção dessas formações a partir de olhares diferenciados na constituição de um referencial teórico-prático junto aos educadores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200147 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539201702121093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.2 2017 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606534483968 |