Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa,Camila Turati
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leonardo,Nilza Sanches Tessaro, Oliveira,Cassia Cassimiro de, Silva,Amanda Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200147
Resumo: Resumo O presente estudo teve por objetivo investigar concepções de educadores infantis sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Participaram da pesquisa quatro educadores infantis atuantes na cidade de Patrocínio-MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados analisados a partir dos fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Por meio das entrevistas foi possível identificar que as concepções apresentadas pelos educadores sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano aproximam-se do entendimento do senso comum, pois eles não as esclarecem de forma elaborada, evidenciando uma formação docente ainda incerta, o que repercute na sala de aula, gerando atuações aligeiradas e sem a devida intencionalidade educacional. Isso aponta para a necessidade de uma formação docente mais sólida, que possibilite planejar intervenções, sobretudo voltadas ao processo de desenvolvimento humano. Diante disso, o psicólogo pode contribuir com a construção dessas formações a partir de olhares diferenciados na constituição de um referencial teórico-prático junto aos educadores.
id ABRAPEE-1_1bbb8827b70bb2750e7f93aeec80c40d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572017000200147
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-culturalPsicologia Histórico-CulturalEducação Infantildesenvolvimento e aprendizagem.Resumo O presente estudo teve por objetivo investigar concepções de educadores infantis sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Participaram da pesquisa quatro educadores infantis atuantes na cidade de Patrocínio-MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados analisados a partir dos fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Por meio das entrevistas foi possível identificar que as concepções apresentadas pelos educadores sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano aproximam-se do entendimento do senso comum, pois eles não as esclarecem de forma elaborada, evidenciando uma formação docente ainda incerta, o que repercute na sala de aula, gerando atuações aligeiradas e sem a devida intencionalidade educacional. Isso aponta para a necessidade de uma formação docente mais sólida, que possibilite planejar intervenções, sobretudo voltadas ao processo de desenvolvimento humano. Diante disso, o psicólogo pode contribuir com a construção dessas formações a partir de olhares diferenciados na constituição de um referencial teórico-prático junto aos educadores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200147Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.2 2017reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201702121093info:eu-repo/semantics/openAccessPessoa,Camila TuratiLeonardo,Nilza Sanches TessaroOliveira,Cassia Cassimiro deSilva,Amanda Vieira dapor2018-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572017000200147Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-12-06T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural
title Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural
spellingShingle Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural
Pessoa,Camila Turati
Psicologia Histórico-Cultural
Educação Infantil
desenvolvimento e aprendizagem.
title_short Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural
title_full Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural
title_fullStr Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural
title_sort Concepções de educadores infantis sobre aprendizagem e desenvolvimento: análise pela psicologia histórico-cultural
author Pessoa,Camila Turati
author_facet Pessoa,Camila Turati
Leonardo,Nilza Sanches Tessaro
Oliveira,Cassia Cassimiro de
Silva,Amanda Vieira da
author_role author
author2 Leonardo,Nilza Sanches Tessaro
Oliveira,Cassia Cassimiro de
Silva,Amanda Vieira da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa,Camila Turati
Leonardo,Nilza Sanches Tessaro
Oliveira,Cassia Cassimiro de
Silva,Amanda Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Histórico-Cultural
Educação Infantil
desenvolvimento e aprendizagem.
topic Psicologia Histórico-Cultural
Educação Infantil
desenvolvimento e aprendizagem.
description Resumo O presente estudo teve por objetivo investigar concepções de educadores infantis sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Participaram da pesquisa quatro educadores infantis atuantes na cidade de Patrocínio-MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados analisados a partir dos fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Por meio das entrevistas foi possível identificar que as concepções apresentadas pelos educadores sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano aproximam-se do entendimento do senso comum, pois eles não as esclarecem de forma elaborada, evidenciando uma formação docente ainda incerta, o que repercute na sala de aula, gerando atuações aligeiradas e sem a devida intencionalidade educacional. Isso aponta para a necessidade de uma formação docente mais sólida, que possibilite planejar intervenções, sobretudo voltadas ao processo de desenvolvimento humano. Diante disso, o psicólogo pode contribuir com a construção dessas formações a partir de olhares diferenciados na constituição de um referencial teórico-prático junto aos educadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200147
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539201702121093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.2 2017
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606534483968