Ritmos de dança na canção de câmara brasileira : um estudo tendo como referência o Lundú da Marqueza de Santos e a Dansa (Martelo) de Heitor Villa-Lobos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36728 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019. |
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Ritmos de dança na canção de câmara brasileira : um estudo tendo como referência o Lundú da Marqueza de Santos e a Dansa (Martelo) de Heitor Villa-LobosCultura brasileiraDançaVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959 - crítica e interpretaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.Essa pesquisa tem como objetivo elucidar questões acerca de processos nos quais ritmos de danças tradicionais e populares, inerentes à cultura brasileira, foram inseridos no arcabouço de canções de câmara nacionais. Dessa forma, pretende-se alargar o alcance cognitivo a respeito do tema, assim como se especular sobre modelos interpretativos significativos em torno desse conjunto artístico. O fenômeno é observado à luz dos pressupostos do Movimento Nacionalista, preconizado por Mário de Andrade, e da Teoria da Interpretação e Sobreinterpretação, de Umberto Eco. Como referência, foram selecionadas duas obras de Heitor Villa-Lobos intituladas Lundú da Marqueza de Santos, do ciclo Modinhas e Canções do Album n. 1, e Dansa (Martelo), das Bachianas Brasileiras n. 5. Além do prestígio e reconhecimento que desfrutam junto ao métier do cancioneiro erudito universal, as peças suscitam embates e questões de ordem estética e interpretativa próprias do acervo de obras dessa natureza, quer dizer, de canções permeadas de bailados brasileiros. Para o exame das peças fez-se uso da metodologia de análise musical de Jan LaRue, obtendo-se resultados os quais, observados e depurados a partir dos referenciais teóricos propostos, não somente esclarecem as conjecturas aventadas, como originam diretrizes prospectivas na lide para com esse tipo de repertório vocal.This research aims to elucidate questions about processes in which traditional and popular dance rhythms, inherent to Brazilian culture, were inserted in the framework of national chamber songs. In this way, it is intended to broaden the cognitive reach regarding the subject, as well as to speculate on significant interpretative models around this artistic set. The phenomenon is observed in the light of the assumptions of the Nationalist Movement, advocated by Mário de Andrade, and Umberto Eco's Theory of Interpretation and Overinterpretation. As a reference, two works by Heitor Villa-Lobos were selected: the Lundú da Marqueza de Santos, of the cycle Modinhas e Canções do Album n. 1; and the Dansa (Martelo) of the Bachianas Brasileiras n. 5. In addition to the prestige and recognition that they enjoy within the universal erudite song circle, the pieces raise issues and questions of aesthetic and interpretative order characteristic to the collection of works of this nature, that is to say, of songs permeated by brazilian dances. The pieces are examined using Jan LaRue’s methodology of musical analysis obtaining results which, observed and refined through the proposed theoretical references, not only clarify the conjuctures envisioned, but also generate prospective guidance in dealing with this type of vocal repertoire.Mota, Marcus SantosOliveira, Rogério Rodrigues de2020-01-28T13:55:46Z2020-01-28T13:55:46Z2020-01-282019-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Rogério Rodrigues de. Ritmos de dança na canção de câmara brasileira: um estudo tendo como referência o Lundú da Marqueza de Santos e a Dansa (Martelo) de Heitor Villa-Lobos. 2019. 194 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36728A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/36728Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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