A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Isadora Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47318
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
id UNB_89f55b2687e570c9579241e1964bb97e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47318
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográficoPedagogia críticaLíngua inglesa - ensinoRelato de experiênciaPráticas docentesDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.Há uma história a ser contada e essa história é a minha experiência com a Pedagogia Crítica de Projetos (DIAS; COROA; LIMA, 2018; ALBUQUERQUE, 2020), experiência como algo que nos acontece (BONDÍA, 2002). Nesta pesquisa, a escola é entendida como um lugar de experiências que coaduna com a utilização da pedagogia crítica de projetos. Por isso, o objetivo desta pesquisa é compartilhar conhecimento sobre a construção de uma pedagogia crítica de projetos para uma educação linguística em inglês. Por meio da contação de uma história, desejo inspirar as/os leitoras/es e contribuir para a construção de comunidades pedagógicas críticas. Nesta história, que é contada em seis atos, analiso minha experiência com a pedagogia crítica de projetos em uma escola de inglês onde atuei por onze anos e construí parte significativa da minha carreira. O primeiro e o segundo ato são destinados à análise do processo de agenciamento meu e de outros três docentes, o que foi imprescindível para que essa história acontecesse. No terceiro ato, detalho o processo de planejamento. O quarto ato, por sua vez, é dedicado à análise das minhas primeiras experiências com a pedagogia crítica de projetos. O quinto ato conta a história daquele projeto que sedimentou a nossa relação com a pedagogia crítica de projetos. Por fim, o sexto e último ato apresenta meus pensamentos e minhas reflexões acerca da pedagogia crítica de projetos, entendendo-a como um contínuo vir a ser. Eu (não) termino esta (auto)etnografia. Faço um ritual de passagem para que outras/os professoras/es e pesquisadoras/es se sintam convidadas/os a construir novos conhecimentos a partir das suas histórias.There is a story to be told and this story is my own experience with Critical Pedagogy of Projects (DIAS; COROA; LIMA, 2018; ALBUQUERQUE, 2020), being experience as something that happens to us (BONDÍA, 2002). In this research, school is understood as a place of experiences, which aligns with the use of Critical Pedagogy of Projects. Because of this, the objective of this research is to share knowledge about the construction of a Critical Pedagogy of Projects for language education in English. Through the telling of a story, I wish to inspire readers and contribute to the construction of critical pedagogical communities. In this story, which is told in six acts, I analyze my experience with Critical Pedagogy of Projects at an English school where I worked for eleven years and built a meaningful part of my career. The first and second acts are devoted to the analysis of my agency process and that of three other teachers, which was essential for this story to happen. In the third act, I describe the planning process. The fourth act is delineated to be space for the analysis of my first experiences with Critical Pedagogy of Projects. The fifth act tells the story of that project that established our relationship with Critical Pedagogy of Projects. The sixth and last act presents my thoughts and my reflections about Critical Pedagogy of Projects, understanding it as a continuous becoming. I (do not) finish this (auto)ethnography. What I do is a rite of passage so that other teachers and researchers feel motivated to build new knowledge from their stories.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaAndrade, Mariana Rosa Mastrella deBernardes, Isadora Silva2024-01-17T16:33:40Z2024-01-17T16:33:40Z2024-01-172023-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDES, Isadora Silva. A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos: uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico. 2023. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47318porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-17T16:34:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/47318Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-17T16:34:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico
title A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico
spellingShingle A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico
Bernardes, Isadora Silva
Pedagogia crítica
Língua inglesa - ensino
Relato de experiência
Práticas docentes
title_short A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico
title_full A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico
title_fullStr A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico
title_full_unstemmed A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico
title_sort A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico
author Bernardes, Isadora Silva
author_facet Bernardes, Isadora Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Isadora Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia crítica
Língua inglesa - ensino
Relato de experiência
Práticas docentes
topic Pedagogia crítica
Língua inglesa - ensino
Relato de experiência
Práticas docentes
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-13
2024-01-17T16:33:40Z
2024-01-17T16:33:40Z
2024-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDES, Isadora Silva. A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos: uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico. 2023. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47318
identifier_str_mv BERNARDES, Isadora Silva. A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos: uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico. 2023. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580676955602944