O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15709 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de adaptação às aulas mediadas por tecnologia em uma escola da educação básica, mais especificamente, da educação infantil ao 5º ano, com um programa bilíngue em implantação no período da pandemia, discutindo ferramentas e potencialidades. Neste relato, a transposição didática sofrida pelas professoras no programa bilíngue, cujas aulas totalmente desenvolvidas para serem realizadas em sala de aula presencial sofreram alterações para se adaptar ao modelo remoto repentino imposto pela pandemia do coronavírus. Relatamos como as professoras lidaram com os desafios a partir de momentos de formação, pesquisa e de implementação e que plataformas utilizaram para as aulas remotas. Os desafios vivenciados tanto pelas professoras quanto pelas famílias mostraram que o uso das tecnologias digitais na educação básica é um caminho sem volta e que é preciso formação e adaptações constantes sempre com foco no aluno como centro do processo de aprendizagem. |
id |
UNISC-3_32b4b13b0b11c3644ffffede89d8e29e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15709 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantaçãoLíngua inglesa. Educação Básica. Pandemia. Relato de experiência.Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de adaptação às aulas mediadas por tecnologia em uma escola da educação básica, mais especificamente, da educação infantil ao 5º ano, com um programa bilíngue em implantação no período da pandemia, discutindo ferramentas e potencialidades. Neste relato, a transposição didática sofrida pelas professoras no programa bilíngue, cujas aulas totalmente desenvolvidas para serem realizadas em sala de aula presencial sofreram alterações para se adaptar ao modelo remoto repentino imposto pela pandemia do coronavírus. Relatamos como as professoras lidaram com os desafios a partir de momentos de formação, pesquisa e de implementação e que plataformas utilizaram para as aulas remotas. Os desafios vivenciados tanto pelas professoras quanto pelas famílias mostraram que o uso das tecnologias digitais na educação básica é um caminho sem volta e que é preciso formação e adaptações constantes sempre com foco no aluno como centro do processo de aprendizagem.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1570910.17058/signo.v46i85.15709Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 262-2711982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15709/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSegaty, KarinaBailer, Cyntia2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15709Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação |
title |
O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação |
spellingShingle |
O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação Segaty, Karina Língua inglesa. Educação Básica. Pandemia. Relato de experiência. |
title_short |
O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação |
title_full |
O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação |
title_fullStr |
O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação |
title_full_unstemmed |
O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação |
title_sort |
O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação |
author |
Segaty, Karina |
author_facet |
Segaty, Karina Bailer, Cyntia |
author_role |
author |
author2 |
Bailer, Cyntia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Segaty, Karina Bailer, Cyntia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa. Educação Básica. Pandemia. Relato de experiência. |
topic |
Língua inglesa. Educação Básica. Pandemia. Relato de experiência. |
description |
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de adaptação às aulas mediadas por tecnologia em uma escola da educação básica, mais especificamente, da educação infantil ao 5º ano, com um programa bilíngue em implantação no período da pandemia, discutindo ferramentas e potencialidades. Neste relato, a transposição didática sofrida pelas professoras no programa bilíngue, cujas aulas totalmente desenvolvidas para serem realizadas em sala de aula presencial sofreram alterações para se adaptar ao modelo remoto repentino imposto pela pandemia do coronavírus. Relatamos como as professoras lidaram com os desafios a partir de momentos de formação, pesquisa e de implementação e que plataformas utilizaram para as aulas remotas. Os desafios vivenciados tanto pelas professoras quanto pelas famílias mostraram que o uso das tecnologias digitais na educação básica é um caminho sem volta e que é preciso formação e adaptações constantes sempre com foco no aluno como centro do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15709 10.17058/signo.v46i85.15709 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15709 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15709/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 262-271 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792434860032 |