Os limites da experiência de estado desenvolvimentista no Brasil (2003-2015) : o caso dos Institutos Federais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24066 http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.T.24066 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017. |
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Os limites da experiência de estado desenvolvimentista no Brasil (2003-2015) : o caso dos Institutos FederaisEducação profissional e tecnológicaEstado desenvolvimentistaInstitutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.Essa tese tem por objetivo analisar a relação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como espaço escolar de educação profissional e tecnológica (EPT) vinculado a um projeto de Estado e nas suas possibilidades de contribuição com o projeto de desenvolvimento nacional. A pesquisa situa, no processo da EPT, sua íntima relação com os projetos de desenvolvimento apresentados no século XX e primeira década do século XXI no Brasil. A partir de uma metodologia de análise da literatura, de levantamento bibliográfico, de estudo de documentos, relatórios e dados quantitativos através de fontes secundárias, elabora uma reflexão sobre o locus e as dinâmicas próprias da EPT voltada para a rede dos Institutos Federais no seu ensino médio integrado. Organizada em cinco capítulos, busca situar a base metodológica da pesquisa; a história da EPT; a relação entre Estado e Mercado com o desenvolvimento e a educação; a dinâmica do mercado de trabalho no Brasil e a educação profissional e tecnológica e; os Institutos Federais no seu ensino médio integrado. A tese traz uma análise sobre as características da EPT e sua aproximação com o neodesenvolvimentismo. Analisa desde a dinâmica do capital, à concepção de Estado Desenvolvimentista, bem como o sentido da escola, a escola profissional e tecnológica, o ensino médio integrado e o currículo podem atuar em convergência voltados a elementos de uma formação integral que não despreza as necessidades da inserção dos sujeitos no mundo do trabalho, e encontrará elementos de um novo desenho que vem se formando dentro dessa moldura, que na disputa de concepções vem dando sentido à Rede dos Institutos Federais.This thesis aims to analyze the accumulation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology as a school space for professional and technological education, linked to a State project and in its possibilities of contribution with a national development project. The research placed its intimate relationship with the development projects presented in the twentieth century and the first decade of the twenty-first century in Brazil, and was set in the historical process and in the historiographic production of the Federal Institutes of Education, Science and Technology. Brings a reflection framework on the locus and on the own dynamics of the Federal Institutes of Education, Science and Technology towards to the network of the Federal Institutes and in its integrated technical high school, from a methodology of literature, analysis, bibliographical survey, study of documents, reports and quantitative data through secondary source. Organized in four chapters the thesis seek to situate the historiography of Federal Institutes of Education, Science and Technology; The relationship between State and Market with development and education; The dynamics of the labor market in Brazil and the professional and technological education; The Federal Institutes in their integrated technical high school. It has a reflection on the characteristics of Federal Institutes of Education, Science and Technology and its approach to neodevelopment. Analyses since the dynamics of capital, to the ideal type of the Developmental State, as well the sense of school, the professional and technological school, the integrated technical high school and the curriculum can act in convergence focused on the elements of an integral formation that does not neglect the need to insert the subjects in the world of work. This the reader will come across a general picture about Federal Institutes of Education, Science and Technology and Federal Institutes.Esta tesis tiene como objetivo analizar la acumulación de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología como espacio de la escuela de la educación profesional y tecnológica (EPT) vinculado a un proyecto de Estado y su contribución al proyecto nacional de desarrollo. La investigación se encuentra en el proceso histórico y la producción histórica de la EPT, su estrecha relación con los proyectos de desarrollo que se presentan en el siglo XX y la primera década de este siglo en Brasil. A partir de una metodología de análisis de la literatura, una revisión de la literatura, el estudio de documentos, informes y datos cuantitativos a través de fuentes secundarias, se desarrolla una reflexión sobre el lugar y la propia dinámica del EPT hacia la red de los Institutos Federales en su enseñanza medio integrado técnica. Organizado en cuatro capítulos, trata de situar la historiografía de la EPT; la relación entre el Estado y el mercado con el desarrollo y la educación; la dinámica del mercado de trabajo en Brasil y la educación profesional y tecnológica y; los Institutos Federales en el promedio de la enseñanza técnica integrada. La tesis presenta un análisis de las características de la EPT y su acercamiento a la neo-desarrollismo. Los análisis de la dinámica de la capital, el tipo ideal de Estado del Desarrollo y el significado de la escuela, escuela de formación profesional y técnica, la educación técnica integrada media y el plan de estudios pueden actuar en la convergencia hacia los elementos de una formación integral que no despreciará al inserción de las necesidades de las personas en el lugar de trabajo. Así, el lector se encontrará con un panorama general de la EPT y la red de los Institutos Federales.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCastioni, RemiReis Júnior, Reinaldo de Lima2017-08-10T20:25:24Z2017-08-10T20:25:24Z2017-08-102017-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfREIS JÚNIOR, Reinaldo de Lima. Os limites da experiência de estado desenvolvimentista no Brasil (2003-2015): o caso dos Institutos Federais. 2017. 266 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24066http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.T.24066A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-21T16:34:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/24066Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-21T16:34:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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