Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yannoulas, Silvia Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Talita Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21998
Resumo: O estudo apresenta uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento da avaliação como instrumento fundamental na implementação de reformas educacionais contemporâneas. Primeiramente, sistematiza a utilização do conceito de Estado avaliador na literatura recente. Em segundo lugar, discute a utilização da teoria da regulação para a análise das políticas e sistemas educacionais. Finaliza comentando a utilização do conceito de Estado avaliador e da teoria da regulação pela literatura brasileira recente sobre políticas educacionais.
id UNB_8c4f111ef040cd97a80610b0ab41937f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21998
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionaisAvatars of Prometheus : two decades of evaluation and regulation of the educational policiesPolítica educacionalRegulaçãoAvaliaçãoO estudo apresenta uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento da avaliação como instrumento fundamental na implementação de reformas educacionais contemporâneas. Primeiramente, sistematiza a utilização do conceito de Estado avaliador na literatura recente. Em segundo lugar, discute a utilização da teoria da regulação para a análise das políticas e sistemas educacionais. Finaliza comentando a utilização do conceito de Estado avaliador e da teoria da regulação pela literatura brasileira recente sobre políticas educacionais.This study presents a review of the literature about the development of evaluation as a fundamental tool in the implementation of contemporary educational reforms. Firstly, it systematizes the use of the concept of Evaluative State in the recent literature. Secondly, it discusses the use of Regulation Theory for the analysis of educational policies and systems. It concludes by commenting on the use of the concept of Evaluative State and Regulation Theory in the recent Brazilian literature on educational politics.Faculdade de Educação - UnB2016-12-20T14:54:36Z2016-12-20T14:54:36Z2013-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfYANNOULAS, Silvia Cristina; OLIVEIRA, Talita S. de. Avatares de Prometeu: Duas Décadas de Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais. Linhas Críticas, Brasília, v. 19, n.38, p. 71-88, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8920/6697>. Acesso em: 20 dez. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21998Linhas Críticas - Declaração de Direito Autoral Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 14 dez. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessYannoulas, Silvia CristinaOliveira, Talita Santos deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:40:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/21998Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:40:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais
Avatars of Prometheus : two decades of evaluation and regulation of the educational policies
title Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais
spellingShingle Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais
Yannoulas, Silvia Cristina
Política educacional
Regulação
Avaliação
title_short Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais
title_full Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais
title_fullStr Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais
title_full_unstemmed Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais
title_sort Avatares de Prometeu : duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais
author Yannoulas, Silvia Cristina
author_facet Yannoulas, Silvia Cristina
Oliveira, Talita Santos de
author_role author
author2 Oliveira, Talita Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yannoulas, Silvia Cristina
Oliveira, Talita Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Regulação
Avaliação
topic Política educacional
Regulação
Avaliação
description O estudo apresenta uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento da avaliação como instrumento fundamental na implementação de reformas educacionais contemporâneas. Primeiramente, sistematiza a utilização do conceito de Estado avaliador na literatura recente. Em segundo lugar, discute a utilização da teoria da regulação para a análise das políticas e sistemas educacionais. Finaliza comentando a utilização do conceito de Estado avaliador e da teoria da regulação pela literatura brasileira recente sobre políticas educacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01
2016-12-20T14:54:36Z
2016-12-20T14:54:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YANNOULAS, Silvia Cristina; OLIVEIRA, Talita S. de. Avatares de Prometeu: Duas Décadas de Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais. Linhas Críticas, Brasília, v. 19, n.38, p. 71-88, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8920/6697>. Acesso em: 20 dez. 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21998
identifier_str_mv YANNOULAS, Silvia Cristina; OLIVEIRA, Talita S. de. Avatares de Prometeu: Duas Décadas de Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais. Linhas Críticas, Brasília, v. 19, n.38, p. 71-88, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8920/6697>. Acesso em: 20 dez. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - UnB
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - UnB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580686202994688