Direitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Julia Chamusca
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pedroza, Regina Lúcia Sucupira, Branco, Angela Uchoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28502
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100009
Resumo: A educação em/para os Direitos Humanos demanda a discussão do papel da escola na formação para a cidadania. Essa formação deve considerar a necessidade do ideal de democracia estar em todos os níveis do contexto escolar, da proposta pedagógica à organização político-administrativa. Nesta pesquisa utilizamos o conhecimento adquirido por uma experiência de atuação em psicologia escolar em uma instituição de Educação Infantil de Brasília que é uma associação de pais, professores e funcionários. O objetivo foi discutir como o psicólogo escolar participava da implementação da noção de democracia no cotidiano da escola e auxiliava a construção da coerência entre o projeto político pedagógico e as práticas educacionais voltadas para a criança. A análise dessa experiência mostrou a importância da psicologia na construção de uma educação para a democracia que trabalhe junto aos educandos não apenas o conhecimento de seus direitos, mas a aprendizagem e o desenvolvimento de práticas cidadãs.
id UNB_8d32f62fea6d429917f768531f401ec4
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28502
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Chagas, Julia ChamuscaPedroza, Regina Lúcia SucupiraBranco, Angela Uchoa2017-12-07T05:00:10Z2017-12-07T05:00:10Z2012-04CHAGAS, Julia Chamusca; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira; BRANCO, Angela Uchoa. Direitos humanos e democracia na educação infantil: atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 17, n. 1, p. 73-81, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28502https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100009A educação em/para os Direitos Humanos demanda a discussão do papel da escola na formação para a cidadania. Essa formação deve considerar a necessidade do ideal de democracia estar em todos os níveis do contexto escolar, da proposta pedagógica à organização político-administrativa. Nesta pesquisa utilizamos o conhecimento adquirido por uma experiência de atuação em psicologia escolar em uma instituição de Educação Infantil de Brasília que é uma associação de pais, professores e funcionários. O objetivo foi discutir como o psicólogo escolar participava da implementação da noção de democracia no cotidiano da escola e auxiliava a construção da coerência entre o projeto político pedagógico e as práticas educacionais voltadas para a criança. A análise dessa experiência mostrou a importância da psicologia na construção de uma educação para a democracia que trabalhe junto aos educandos não apenas o conhecimento de seus direitos, mas a aprendizagem e o desenvolvimento de práticas cidadãs.The issue of Human Rights education demands a discussion about the role of the school in developing student citizenship. This process should consider the need for the ideal of democracy to be in every level of the school context; from the pedagogical proposal to its administrative and political organization. In this research we used the knowledge obtained through an experience with school psychology at a children's education institution in Brasília that is an association of parents, teachers and employees. The goal is to discuss how the school psychologist participated in implementing the notion of democracy into the school's routine, helped building coherence between the political and pedagogical project, in addition to the educational practices involving the children. The analysis showed how important psychology is in developing a democratic education that focuses not only on teaching the students their rights, but also on learning and developing practices of citizenship.Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do NorteEstudos de Psicologia (Natal) - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessDireitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educaçãoHuman rights and democracy in children's education : the role of the school psychologist at a pro-education associationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePsicologia escolarEducação de criançasDemocraciaDireitos humanosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_DireitosHumanosDemocracia.pdfARTIGO_DireitosHumanosDemocracia.pdfapplication/pdf306617http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28502/1/ARTIGO_DireitosHumanosDemocracia.pdf7005d279b0d5377a0bcf559e28563f62MD51open access10482/285022023-05-31 21:46:51.946open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28502Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Direitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Human rights and democracy in children's education : the role of the school psychologist at a pro-education association
title Direitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação
spellingShingle Direitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação
Chagas, Julia Chamusca
Psicologia escolar
Educação de crianças
Democracia
Direitos humanos
title_short Direitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação
title_full Direitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação
title_fullStr Direitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação
title_full_unstemmed Direitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação
title_sort Direitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação
author Chagas, Julia Chamusca
author_facet Chagas, Julia Chamusca
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Branco, Angela Uchoa
author_role author
author2 Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Branco, Angela Uchoa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Julia Chamusca
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Branco, Angela Uchoa
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Psicologia escolar
Educação de crianças
Democracia
Direitos humanos
topic Psicologia escolar
Educação de crianças
Democracia
Direitos humanos
description A educação em/para os Direitos Humanos demanda a discussão do papel da escola na formação para a cidadania. Essa formação deve considerar a necessidade do ideal de democracia estar em todos os níveis do contexto escolar, da proposta pedagógica à organização político-administrativa. Nesta pesquisa utilizamos o conhecimento adquirido por uma experiência de atuação em psicologia escolar em uma instituição de Educação Infantil de Brasília que é uma associação de pais, professores e funcionários. O objetivo foi discutir como o psicólogo escolar participava da implementação da noção de democracia no cotidiano da escola e auxiliava a construção da coerência entre o projeto político pedagógico e as práticas educacionais voltadas para a criança. A análise dessa experiência mostrou a importância da psicologia na construção de uma educação para a democracia que trabalhe junto aos educandos não apenas o conhecimento de seus direitos, mas a aprendizagem e o desenvolvimento de práticas cidadãs.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:00:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAGAS, Julia Chamusca; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira; BRANCO, Angela Uchoa. Direitos humanos e democracia na educação infantil: atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 17, n. 1, p. 73-81, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28502
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100009
identifier_str_mv CHAGAS, Julia Chamusca; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira; BRANCO, Angela Uchoa. Direitos humanos e democracia na educação infantil: atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 17, n. 1, p. 73-81, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28502
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28502/1/ARTIGO_DireitosHumanosDemocracia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7005d279b0d5377a0bcf559e28563f62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863840189644800