Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Ana Maria Faccioli de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Paroneto, Glaura Morais, Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu, Linhares, Martha Maria Prata, Ribeiro, Ormezinda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12079
Resumo: O trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_8d3640410b4949533554b94205b38be0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12079
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigosThe classroom and the production of subjectivities, fears and dangersProfessores - formaçãoProfessores - avaliaçãoProfessores - treinamentoO trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study presents an analysis of the discursive practices, which are present in an extended education course for teachers. The purpose of this analysis was to understand the conceptions of the teachers/students about what it means to be a teacher and what teacher training means. Starting from a reflection about their own educational practice, we aim at understanding how such conceptions were built, for while deciphering them, we are able to break them up. The data was obtained from class registers, course conclusion studies and semi-structured interviews with the students. The self-experience proposed by Foucault, was our guide in the reflection about the results that point to changes in students positioning of self in relation to their life and work. Talking about their activities,professors and students are able to see that the course provoked attempts of transgression, after ques-tioning what is already established, said and thought.Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação2013-02-14T17:47:33Z2013-02-14T17:47:33Z2005-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMARGO, Ana Maria Faccioli de et al. Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos. Revista Educação, Porto Alegre, v.28, n.2, 2005. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420>. Acesso em: 7 fev. 2013http://repositorio.unb.br/handle/10482/12079Revista Educação - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Atribuição - NãoComercial - Sem Derivados 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-ND 3.0)). Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/index. Acesso em: 7 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Ana Maria Faccioli deParoneto, Glaura MoraisBernardes, Sueli Teresinha de AbreuLinhares, Martha Maria PrataRibeiro, Ormezinda Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/12079Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
The classroom and the production of subjectivities, fears and dangers
title Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
spellingShingle Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
Camargo, Ana Maria Faccioli de
Professores - formação
Professores - avaliação
Professores - treinamento
title_short Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
title_full Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
title_fullStr Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
title_full_unstemmed Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
title_sort Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
author Camargo, Ana Maria Faccioli de
author_facet Camargo, Ana Maria Faccioli de
Paroneto, Glaura Morais
Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu
Linhares, Martha Maria Prata
Ribeiro, Ormezinda Maria
author_role author
author2 Paroneto, Glaura Morais
Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu
Linhares, Martha Maria Prata
Ribeiro, Ormezinda Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Ana Maria Faccioli de
Paroneto, Glaura Morais
Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu
Linhares, Martha Maria Prata
Ribeiro, Ormezinda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Professores - avaliação
Professores - treinamento
topic Professores - formação
Professores - avaliação
Professores - treinamento
description O trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05
2013-02-14T17:47:33Z
2013-02-14T17:47:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARGO, Ana Maria Faccioli de et al. Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos. Revista Educação, Porto Alegre, v.28, n.2, 2005. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420>. Acesso em: 7 fev. 2013
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12079
identifier_str_mv CAMARGO, Ana Maria Faccioli de et al. Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos. Revista Educação, Porto Alegre, v.28, n.2, 2005. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420>. Acesso em: 7 fev. 2013
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508269427752960