Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12079 |
Resumo: | O trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_8d3640410b4949533554b94205b38be0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12079 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigosThe classroom and the production of subjectivities, fears and dangersProfessores - formaçãoProfessores - avaliaçãoProfessores - treinamentoO trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study presents an analysis of the discursive practices, which are present in an extended education course for teachers. The purpose of this analysis was to understand the conceptions of the teachers/students about what it means to be a teacher and what teacher training means. Starting from a reflection about their own educational practice, we aim at understanding how such conceptions were built, for while deciphering them, we are able to break them up. The data was obtained from class registers, course conclusion studies and semi-structured interviews with the students. The self-experience proposed by Foucault, was our guide in the reflection about the results that point to changes in students positioning of self in relation to their life and work. Talking about their activities,professors and students are able to see that the course provoked attempts of transgression, after ques-tioning what is already established, said and thought.Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação2013-02-14T17:47:33Z2013-02-14T17:47:33Z2005-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMARGO, Ana Maria Faccioli de et al. Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos. Revista Educação, Porto Alegre, v.28, n.2, 2005. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420>. Acesso em: 7 fev. 2013http://repositorio.unb.br/handle/10482/12079Revista Educação - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Atribuição - NãoComercial - Sem Derivados 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-ND 3.0)). Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/index. Acesso em: 7 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Ana Maria Faccioli deParoneto, Glaura MoraisBernardes, Sueli Teresinha de AbreuLinhares, Martha Maria PrataRibeiro, Ormezinda Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/12079Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos The classroom and the production of subjectivities, fears and dangers |
title |
Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos |
spellingShingle |
Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos Camargo, Ana Maria Faccioli de Professores - formação Professores - avaliação Professores - treinamento |
title_short |
Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos |
title_full |
Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos |
title_fullStr |
Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos |
title_full_unstemmed |
Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos |
title_sort |
Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos |
author |
Camargo, Ana Maria Faccioli de |
author_facet |
Camargo, Ana Maria Faccioli de Paroneto, Glaura Morais Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu Linhares, Martha Maria Prata Ribeiro, Ormezinda Maria |
author_role |
author |
author2 |
Paroneto, Glaura Morais Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu Linhares, Martha Maria Prata Ribeiro, Ormezinda Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Ana Maria Faccioli de Paroneto, Glaura Morais Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu Linhares, Martha Maria Prata Ribeiro, Ormezinda Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Professores - avaliação Professores - treinamento |
topic |
Professores - formação Professores - avaliação Professores - treinamento |
description |
O trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-05 2013-02-14T17:47:33Z 2013-02-14T17:47:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMARGO, Ana Maria Faccioli de et al. Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos. Revista Educação, Porto Alegre, v.28, n.2, 2005. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420>. Acesso em: 7 fev. 2013 http://repositorio.unb.br/handle/10482/12079 |
identifier_str_mv |
CAMARGO, Ana Maria Faccioli de et al. Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos. Revista Educação, Porto Alegre, v.28, n.2, 2005. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420>. Acesso em: 7 fev. 2013 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508269427752960 |