Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomé, Karim Marini
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Medeiros, Janann Joslin, Calegário, Cristina Lélis Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28894
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112013000100009
Resumo: No presente estudo retomam-se os questionamentos de Peng (2004; 2003) a respeito do que direciona a estratégia da firma e do que determina o sucesso ou o fracasso em negócios internacionais. Mais especificamente, investiga-se o que direcionou a estratégia de uma trading company e o que determinou o seu sucesso em negócios internacionais. O referencial teórico é dividido em duas partes. A primeira diz respeito ao negócio da trading company, pautada na atuação triangular de relacionamento entre trading company, clientes e fornecedores. Na segunda parte versa-se sobre as distintas abordagens ou bases da estratégia em negócios internacionais: competição industrial, recursos e capacidades da firma e condições e transições institucionais. O estudo é de natureza descritiva e qualitativa. Na coleta dos dados primários foram utilizados roteiro de entrevistas em profundidade, observação direta não participativa e análise documental, ao longo dos meses de julho de 2010 a janeiro de 2011. O caso selecionado para estudo é uma trading company que apresenta elevado volume transacionado entre economias emergentes. Os resultados evidenciaram que não há direcionador único na estratégia da trading company estudada. O que se observou foi uma variedade de estratégias baseadas ora em competitividade industrial, ora em recursos e capacidades da firma, ora em condições institucionais. Cada direcionador correspondeu, assim, a um determinado momento na trajetória da trading company estudada. Da mesma maneira, não foi observada uma ordem cronológica linear entre os direcionadores, tampouco a obsolescência dos direcionadores. Ao contrario, as evidências apontam que os direcionadores são cumulativos e cíclicos, e necessitam ser revisados e, até mesmo, repensados, em função de atributos organizacionais e de contexto ambiental que se modificam. O determinante de sucesso da trading company estudada em negócios internacionais entre economias emergentes foi identificado como a capacidade da firma em gerenciar as interfaces entre os recursos e capacidades da firma, as demandas de competitividade industrial e as condições e transições institucionais. Esta capacidade possibilitou à firma estudada se sobressair à dificuldade e a explorar oportunidades de negócios em diferentes partes do globo.
id UNB_8d542fd9185e0e506c547fa08fcdc15d
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28894
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Thomé, Karim MariniMedeiros, Janann JoslinCalegário, Cristina Lélis Leal2017-12-07T05:03:07Z2017-12-07T05:03:07Z2013-04THOMÉ, Karim Marini; MEDEIROS, Janann Joslin; CALEGÁRIO, Cristina Lélis Leal. Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 219-246, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28894https://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112013000100009No presente estudo retomam-se os questionamentos de Peng (2004; 2003) a respeito do que direciona a estratégia da firma e do que determina o sucesso ou o fracasso em negócios internacionais. Mais especificamente, investiga-se o que direcionou a estratégia de uma trading company e o que determinou o seu sucesso em negócios internacionais. O referencial teórico é dividido em duas partes. A primeira diz respeito ao negócio da trading company, pautada na atuação triangular de relacionamento entre trading company, clientes e fornecedores. Na segunda parte versa-se sobre as distintas abordagens ou bases da estratégia em negócios internacionais: competição industrial, recursos e capacidades da firma e condições e transições institucionais. O estudo é de natureza descritiva e qualitativa. Na coleta dos dados primários foram utilizados roteiro de entrevistas em profundidade, observação direta não participativa e análise documental, ao longo dos meses de julho de 2010 a janeiro de 2011. O caso selecionado para estudo é uma trading company que apresenta elevado volume transacionado entre economias emergentes. Os resultados evidenciaram que não há direcionador único na estratégia da trading company estudada. O que se observou foi uma variedade de estratégias baseadas ora em competitividade industrial, ora em recursos e capacidades da firma, ora em condições institucionais. Cada direcionador correspondeu, assim, a um determinado momento na trajetória da trading company estudada. Da mesma maneira, não foi observada uma ordem cronológica linear entre os direcionadores, tampouco a obsolescência dos direcionadores. Ao contrario, as evidências apontam que os direcionadores são cumulativos e cíclicos, e necessitam ser revisados e, até mesmo, repensados, em função de atributos organizacionais e de contexto ambiental que se modificam. O determinante de sucesso da trading company estudada em negócios internacionais entre economias emergentes foi identificado como a capacidade da firma em gerenciar as interfaces entre os recursos e capacidades da firma, as demandas de competitividade industrial e as condições e transições institucionais. Esta capacidade possibilitou à firma estudada se sobressair à dificuldade e a explorar oportunidades de negócios em diferentes partes do globo.This case study revisits the questions raised by Peng (2004; 2003) with respect to what drives firm strategy and the determinants of success or failure in international business. Specifically, the study investigates what drives the strategy of a trading company and determines its success in international business. The theoretical framework focuses on trading companies and the triangular relationships between these companies, their clients and their suppliers and on three approaches or bases of strategy in international business, those of industrial competitiveness, firm resources and capabilities, and institutional contexts and transitions. The study, descriptive and qualitative in nature, collected data by means of in-depth interviews, document analysis and non-participant observation during the period from July, 2010 to January, 2011. The firm selected for study is a trading company conducting a large percentage of its total transactions between emerging economies. Results demonstrate that there is no single driver of this trading company strategy. Rather, there was evidence of the use of a variety of strategies, driven at times by the demands of industrial competitiveness, at times by firm resources and capabilities, and at times by institutional conditions. Each driver corresponded to a specific moment in the trajectory of the trading company studied. In addition, there was no evidence neither of a linear chronological order for these drivers, nor of driver obsolescence. On the contrary, the evidence of the study suggests that drivers are cumulative and cyclical, requiring review and even re-thinking when organizational and environmental characteristics undergo change. The determinant of success for the trading company studied was identified as the firm capability to manage the interfaces among firm resources and capabilities, the demands of industrial competitiveness, and institutional conditions and transitions. It is the capability to manage these interfaces that has permitted the firm to overcome the adversities and exploit the business opportunities in emerging economies around the world.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Escola de Administração da UFRGSREAd. Revista Eletrônica de Administração - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessEstratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentesInternational business strategy: evidence from a trading company that operates in emerging economiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstratégiaNegócios internacionaisEconomias emergentesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_EstrategiasNegociosInternacionais.pdfARTIGO_EstrategiasNegociosInternacionais.pdfapplication/pdf267021http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28894/1/ARTIGO_EstrategiasNegociosInternacionais.pdf3da3175ba5c3190bf8e2bb8397c73b73MD51open access10482/288942023-10-19 14:44:15.752open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28894Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T17:44:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes
dc.title.alternative.none.fl_str_mv International business strategy: evidence from a trading company that operates in emerging economies
title Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes
spellingShingle Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes
Thomé, Karim Marini
Estratégia
Negócios internacionais
Economias emergentes
title_short Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes
title_full Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes
title_fullStr Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes
title_full_unstemmed Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes
title_sort Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes
author Thomé, Karim Marini
author_facet Thomé, Karim Marini
Medeiros, Janann Joslin
Calegário, Cristina Lélis Leal
author_role author
author2 Medeiros, Janann Joslin
Calegário, Cristina Lélis Leal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomé, Karim Marini
Medeiros, Janann Joslin
Calegário, Cristina Lélis Leal
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Estratégia
Negócios internacionais
Economias emergentes
topic Estratégia
Negócios internacionais
Economias emergentes
description No presente estudo retomam-se os questionamentos de Peng (2004; 2003) a respeito do que direciona a estratégia da firma e do que determina o sucesso ou o fracasso em negócios internacionais. Mais especificamente, investiga-se o que direcionou a estratégia de uma trading company e o que determinou o seu sucesso em negócios internacionais. O referencial teórico é dividido em duas partes. A primeira diz respeito ao negócio da trading company, pautada na atuação triangular de relacionamento entre trading company, clientes e fornecedores. Na segunda parte versa-se sobre as distintas abordagens ou bases da estratégia em negócios internacionais: competição industrial, recursos e capacidades da firma e condições e transições institucionais. O estudo é de natureza descritiva e qualitativa. Na coleta dos dados primários foram utilizados roteiro de entrevistas em profundidade, observação direta não participativa e análise documental, ao longo dos meses de julho de 2010 a janeiro de 2011. O caso selecionado para estudo é uma trading company que apresenta elevado volume transacionado entre economias emergentes. Os resultados evidenciaram que não há direcionador único na estratégia da trading company estudada. O que se observou foi uma variedade de estratégias baseadas ora em competitividade industrial, ora em recursos e capacidades da firma, ora em condições institucionais. Cada direcionador correspondeu, assim, a um determinado momento na trajetória da trading company estudada. Da mesma maneira, não foi observada uma ordem cronológica linear entre os direcionadores, tampouco a obsolescência dos direcionadores. Ao contrario, as evidências apontam que os direcionadores são cumulativos e cíclicos, e necessitam ser revisados e, até mesmo, repensados, em função de atributos organizacionais e de contexto ambiental que se modificam. O determinante de sucesso da trading company estudada em negócios internacionais entre economias emergentes foi identificado como a capacidade da firma em gerenciar as interfaces entre os recursos e capacidades da firma, as demandas de competitividade industrial e as condições e transições institucionais. Esta capacidade possibilitou à firma estudada se sobressair à dificuldade e a explorar oportunidades de negócios em diferentes partes do globo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv THOMÉ, Karim Marini; MEDEIROS, Janann Joslin; CALEGÁRIO, Cristina Lélis Leal. Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 219-246, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28894
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112013000100009
identifier_str_mv THOMÉ, Karim Marini; MEDEIROS, Janann Joslin; CALEGÁRIO, Cristina Lélis Leal. Estratégia em negócios internacionais: evidência em uma trading company que atua entre economias emergentes. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 219-246, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28894
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112013000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28894/1/ARTIGO_EstrategiasNegociosInternacionais.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3da3175ba5c3190bf8e2bb8397c73b73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405446174146560